Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Curso de Arquitetura e Urbanismo: saiba como se tornar Arquiteto! Curso de Arquitetura e Urbanismo: saiba como se tornar Arquiteto!

Curso de Arquitetura e Urbanismo: saiba como se tornar Arquiteto!

Os pré-vestibulandos que desejam fazer o curso de Arquitetura precisam ter o conhecimento geral de como é a faculdade desta graduação, seu mercado de trabalhos, quais são as melhores universidades e outras informações essenciais para ter certeza se é nessa carreira em que pretende seguir futuramente. 

Para isso, preparamos um conteúdo bem completo com tudo o que é essencial saber sobre como é a faculdade de Arquitetura, além de muitos mais. Você não vai querer deixar de conferir, né? Então, se acomode e venha com a gente na leitura a seguir.

O que faz um Arquiteto? 

O arquiteto é um profissional que desenvolve o projeto e a organização de espaços, sejam eles internos ou externos, a partir de critérios estéticos, funcionalidade e conforto. Pode também atuar na reforma de construções já concluídas, como prédios, por exemplo, definindo a planta e que tipos de materiais serão utilizados.

Tudo isso se dá não apenas por uma escolha subjetiva, mas sim pautado em análise científica do que é viável ou não aplicar em determinado caso. Por isso, o arquiteto deve estar de olho no modo como o imóvel será utilizado, como será a iluminação e a ventilação. 

Um arquiteto pode ainda atuar na urbanização de áreas ou na construção de objetos, placas de sinalização ou logotipos. Como você pode notar, é um profissional que necessita profunda sensibilidade artística e do qual se exige muita responsabilidade socioambiental.

Como é o curso de Arquitetura e Urbanismo?

O curso de Arquitetura e Urbanismo existe há décadas e foi se tornando uma das profissões mais tradicionais devido a sua importância para a sociedade. Com isso, ao longo dos anos, milhares de estudantes se inscrevem nos vestibulares e nas instituições de ensino superior deste curso a fim de começarem a sua vida profissional como arquitetos. 

Em cada semestre desta graduação, os alunos vão aprendendo mais e mais, tanto na teoria quanto na prática, a desenharem, projetarem, darem vida aos novos espaços, construções e reconstruções de um local, como a sua própria comunidade ao seu redor. Os projetos passam por esboços de edificações que serão empresas, residências, lojas, hospitais, shoppings e entre outros. 

Unindo Humanas e Exatas, o curso em si vai muito além de saber apenas desenhar e ter criatividade para tal, já que é preciso ter os conhecimentos de questões técnicas, como a quantidade de material necessária e o cálculo de valores de quanto o projeto irá custar, assim como ter noção de infraestrutura, de trânsito, de leis e normas de execução. 

Entender os arredores em que o projeto será construído também é fundamental, de forma que seja aprendido a analisar as características existentes, como os fatores socioeconômicos, culturais e de meio ambiente. Assim, o local em questão poderá ser preservado ou até mesmo revitalizado.

Qual a duração do curso de Arquitetura? 

Para os alunos e as alunas que querem saber sobre a duração do curso de Arquitetura, saiba que são, em média, 5 anos. Sendo na modalidade de bacharelado, é preciso passar por dez semestres para poder ter o curso concluído. 

Além disso, nos semestres finais, os estudantes precisam fazer o temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para que possam se formar. Nessa etapa cada instituição de ensino superior pode exigir um determinado tipo de projeto, de apresentação, de procedimentos e outros aspectos para compor a nota do aluno, sendo aprovado ou não.  

Grade curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo

Durante o curso, o estudante desenvolve habilidades de desenvolvimento de projetos, supervisão e execução. Isso ocorre porque durante a formação no curso de Arquitetura, uma parte dos conhecimentos está relacionada às Ciências Exatas e a outra às Ciências Humanas.

Veja também: Como se preparar para a prova de habilidade específica de Arquitetura?

No início da graduação em Arquitetura e Urbanismo, o foco estará na arte e no desenho, em disciplinas como Representação Gráfica Estrutural e Topografia. Na sequência, surgem disciplinas mais específicas, como Teoria da Arquitetura e Gestão de Projetos – tudo isso com muita prática, em laboratórios e via construção de maquetes. Entre as disciplinas que fazem parte do currículo do curso de Arquitetura estão:

  • Arquitetura Sustentável;
  • Arquitetura Humanizada;
  • Análise e Gestão Ambiental;
  • Comunicação e Expressão;
  • Desenho Artístico;
  • Desenho Técnico;
  • Desenho de Representação e Observação;
  • Estudos Ambientais e Saneamento Urbano;
  • Ética e Legislação Profissional;
  • Gestão de Projetos;
  • História da Arquitetura;
  • História Geral da Arte;
  • Introdução a Gestão de Projetos;
  • Materiais Naturais e Artificiais;
  • Planejamento Urbano e Regional;
  • Projeto e Instalações Prediais;
  • Projeto para Edifícios Multifuncionais;
  • Teoria das Estruturas;
  • Resistência dos Materiais;
  • Sistemas Estruturais;
  • Tecnologia da Construção;
  • Urbanismo e Infraestrutura.

Deu para reparar como a formação em Arquitetura é completa e como passa por diferentes frentes de conhecimentos, não é? Essa profissão exige uma pessoa que tenha em mente tudo o que é necessário para executar um projeto como um todo, do seu desenho ao seu desenvolvimento final.

Estágio em Arquitetura e Urbanismo 

Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo não ficarão apenas sentados nas cadeiras da sala de aula aprendendo com aulas teóricas. Afinal, o melhor aprendizado, em muitas situações, vem com a prática e o período de estágio na área funciona exatamente para esse objetivo: exercitar tudo o que foi aprendido até então. 

O estágio é obrigatório na maioria das universidades, de forma que caso não seja feito, o estudante não poderá pegar seu diploma no final do curso. No entanto, é uma prática recomendada por diferentes motivos. O período de estágio é a oportunidade ideal para que os alunos conheçam mais a fundo, e com a vivência do dia a dia, sobre o mercado de trabalho de Arquitetura, suas formas de atuação e quais mais sentem afinidade, assim como ser quando podem começar a receber remuneração como profissionais. 

É uma experiência extremamente rica para se viver, visto que há todo um grande aprendizado prático envolvido e a possibilidade de fazer trocas de conhecimentos com quem já está consolidado na área de Arquitetura e Urbanismo, em Arquitetura e Paisagismo ou em Arquitetura e Design de Interiores.

Quanto custa a faculdade de Arquitetura e Urbanismo?

Atenção para um dos principais pontos sobre como escolher uma graduação: descobrir os valores de sua mensalidade. Para entender quanto custa a faculdade de Arquitetura é fundamental ter em mente que não é um dos cursos mais baratos e econômicos. 

Afinal, a sua duração mais extensa e a sua grade curricular extensa fazem com que a mensalidade seja mais alta do que outros cursos. Além disso, existem outras despesas que podem surgir ao longo dos semestre, como os materiais necessários para a criação de maquetes e as licenças dos softwares tão utilizados em Arquitetura.

Dessa forma, a mensalidade de Arquitetura e Urbanismo pode ficar entre R$ 500 a R$ 2.500, dependendo da instituição de ensino superior privada e a infraestrutura oferecida por ela para as aulas, principalmente para as disciplinas práticas.  

Se esse valor assustou você e te deixou preocupado, saiba que hoje em dia tem diversas formas de conseguir estudar a sua tão desejada graduação, como o curso de Arquitetura e Urbanismo, sem pagar mensalidades muito caras. A seguir vamos explicar em detalhes quais são essas possibilidades e você verá que não é nada complicado. Nada de adiar o seu sonho, combinado?

CTA curso de Arquitetura

Como cursar Arquitetura e Urbanismo pagando menos? 

Se pagar a faculdade é um receio para você, estamos aqui para tirar essa ideia da sua cabeça e apresentar maneiras de conseguir arcar com as despesas sem sufoco nem apertar o seu orçamento mensal. 

Atualmente, existem os financiamentos estudantis, as bolsas de estudo e os programas do Governo Federal para ajudar os milhares de jovens estudantes que buscam por formação em excelentes faculdades e universidades privadas por todo o país. Veja quais são as principais logo abaixo:

Sisu 

Uma maneira de estudar Arquitetura e Urbanismo sem pagar as caras mensalidades deste curso é por meio do Sisu. O Sistema de Seleção Unificado é um programa do Governo Federal e do Ministério da Educação (MEC) que utiliza as notas tiradas no Enem como o critério principal para seleção dos candidatos, ajudando-os a conseguir as vagas oferecidas em instituições de ensino superior públicas. 

O Sisu pode ser concorrido por todos aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio no ano anterior e não zeraram a redação. Um dos mais importantes pontos de atenção deste programa do governo é em relação à nota de corte do Sisu: é a pontuação mínima que deve ser atingida para que consiga a aprovação na vaga que escolheu.

Funcionando como uma “régua de pontos”, a nota de corte é algo que pode ser utilizada para nivelar e selecionar os candidatos do Sisu, sendo aprovados apenas os que atingiram a pontuação mínima da opção de universidade em questão. Cada curso, universidade e outras características da vaga têm uma nota de corte.

O processo de inscrição no Sisu é feito totalmente pela internet e pode ser realizado em algumas poucas etapas. Ao se inscrever, o estudante tem a oportunidade de escolher até duas possibilidades de vagas no curso de graduação que deseja. Assim, ele já informa quais são as suas intenções de onde e o que estudar. Após essa etapa estar preenchida, é o momento de escolher se participará da concorrência de forma ampla ou com as vagas para ações afirmativas, as quais são voltadas para grupos específicos de pessoas. 

Em seguida, basta acompanhar as datas e prazos até o dia de, enfim, descobrir o resultado do Sisu e saber se a vaga ofertada pelo programa foi conquistada ou não.

Cta Simulador Sisu

Bolsa de estudos

Se você tem o sonho de entrar em uma das principais faculdades privadas de Arquitetura e Urbanismo com desconto na mensalidade, as bolsas de estudo para faculdade são uma alternativa interessante. 

Existem diferentes formatos de bolsas de estudos, começando pela diferenciação entre as modalidades de bolsa parcial e bolsa integral. A primeira concede um desconto que não cobre o valor total da mensalidade (e que pode ser financiado com o auxílio de outra instituição), já a segunda sim. 

Além disso, as bolsas de estudos podem ser públicas, isto é, custeadas por um programa do Governo Federal, ou podem ser pagas por instituições privadas, como a própria faculdade ou empresas financeiras.

O Prouni é uma das opções de bolsas públicas, podendo ser parcial ou integral, já que se trata de um projeto governamental para aumentar a participação dos jovens de baixa renda nas turmas das instituições de ensino superior privadas. Para concorrer a este programa, é necessário ter feito o Enem e ter feito todo o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista integral em escola particular.

Outra opção é quando a própria faculdade oferece desconto na mensalidade para alunos que estejam dentro de certos critérios socioeconômicos, por exemplo, ou que apresentem um determinado desempenho acadêmico. 

Para descobrir quais são as melhores alternativas de bolsas de estudos para você e que estejam de acordo com o curso de Arquitetura e Urbanismo, existem plataformas que reúnem as principais possibilidades deste benefício, como o Amigo Edu. Não deixe de conferir após concluir a leitura deste conteúdo!

Bolsas de estudo Amigo Edu

Financiamento estudantil 

Sendo mais uma maneira de estudar pagando menos, o financiamento estudantil é como se fosse uma forma de empréstimo de crédito pessoal que determinadas empresas fazem para os estudantes, possibilitando que eles consigam bancar os seus estudos e facilitam o acesso à educação superior de qualidade.

Essa pode ser uma interessante alternativa para você cursar Arquitetura e Urbanismo em uma instituição de ensino superior privada sem precisar comprometer toda a sua renda para isso. Assim como as bolsas de estudo, o financiamento estudantil também pode ser proporcionado pelo Governo Federal ou por empresas privadas. 

Dentro das opções públicas está o Fies, um programa governamental e do Ministério da Educação que concede o crédito estudantil no início da faculdade, ou durante os semestres. O seu diferencial é que precisará começar a ser pago somente após a conclusão da graduação. Ou seja, ao longo de todo o período universitário, não são pagas as mensalidades.

E em relação às alternativas oferecidas por empresas privadas, há o Pravaler. Nós somos uma instituição que auxilia os alunos e as alunas a encontrarem o melhor jeito de estudarem sem pagarem caro por isso. 

Veja também: Pravaler ou Fies – afinal qual a melhor opção? 

Ficou com vontade de saber melhor sobre como seria o financiamento estudantil para o curso de Arquitetura com o Pravaler? Você pode fazer uma simulação e descobrir já!

Botao Simule seu Financiamento Estudantil

Melhores faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Brasil 

Do norte ao sul do país podem ser encontradas excelentes e renomadas universidades deste curso. Para descobrir quais são as instituições mais recomendadas e a melhor faculdade de Arquitetura, separamos algumas opções para você. Confira por região do Brasil e pesquise as informações sobre cada faculdade. 

Melhores Faculdades de Arquitetura e Urbanismo no Nordeste 

  • Centro Universitário Sete de Setembro (UNI7)
  • Centro Universitário Redentor (FACREDENTOR)
  • Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)

Melhores Faculdades de Arquitetura e Urbanismo no Norte 

Melhores Faculdades de Arquitetura e Urbanismo no Sul

  • Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
  • Centro Universitário Católica de Santa Catarina (CATÓLICA JOINVILLE)
  • Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Melhores Faculdades de Arquitetura e Urbanismo no Sudeste 

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
  • Centro Universitário Redentor (FACREDENTOR)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS)
  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
  • Universidade Vila Velha (UVV)
  • Centro Universitário Católica de Vitória (CATÓLICA VITÓRIA)

Melhores Faculdades de Arquitetura e Urbanismo no Centro-Oeste 

  • Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)
  • Universidade de Brasília (UNB)
  • Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Universidade Federal de Goiás (UFG)

Essas são algumas das centenas de instituições de ensino superior públicas e privadas espalhadas pelos estados brasileiros. Para escolher a melhor opção para a sua carreira, você pode se basear em certos critérios de qualidade, como avaliação do MEC, grade curricular, infraestrutura do campus (no caso das universidades presenciais), avaliação do mercado e outras características que façam sentido para você.

Quanto precisa tirar no Enem para passar em Arquitetura?

Chegou a hora de descobrir uma informação importante: qual a nota que você deve tirar no Exame Nacional do Ensino Médio para alcançar a tão sonhada vaga no curso de Arquitetura. As seleções mais recentes tiveram uma nota de corte do Enem com a média de 722.74 pontos. A maior pontuação exigida foi de 803.53 pontos e a menor foi de 667.01.

Veja abaixo algumas universidades e suas respectivas notas de corte no Enem para Arquitetura e Urbanismo:

  • USP – Universidade de São Paulo – 798.73 pontos
  • UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – 772.18 pontos
  • UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – 751 pontos
  • UFG – Universidade Federal de Góias – 744.66 pontos
  • UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – 743.92 pontos
  • UFPE – Universidade Federal de Pernambuco – 758.76 pontos

Você reparou como há pequenas diferenças entre as notas de corte de cada instituição de ensino superior pública? Isso acontece porque é proporcional ao número de candidatos por vagas na turma, podendo variar conforme a oferta do semestre em questão. Por isso, não deixe de se informar e de acompanhar a pontuação mínima de onde você quer estudar.

Vale a pena estudar Arquitetura e Urbanismo com o Pravaler? 

Apresentamos todas as características e dados fundamentais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo para que você possa ficar por dentro dessa área do mercado de trabalho. Agora, que tal conhecer mais a fundo sobre como funciona o financiamento estudantil do Pravaler? Bora lá!

Sendo um benefício financeiro que já ajudou milhares de jovens universitários brasileiros, o crédito estudantil é um jeito de receber o dinheiro que você precisa para pagar as mensalidades da faculdade sem sufoco. Você contrata este auxílio e pode arcar com as suas despesas estudantis com mais facilidade.

Outra característica do crédito estudantil é que a sua dívida como estudante passa a ser com a empresa privada que concedeu esse auxílio financeiro para você e não mais com a faculdade. É possível encontrar até mesmo condições de pagamento facilitadas e por um período de tempo maior, assim como com menores taxas de juros do que seria cobrado em mensalidades atrasadas. 

O Pravaler é uma das alternativas de conseguir financiamento estudantil privado, já que somos uma empresa não-pública. Com a gente, não tem burocracia para que você possa se preocupar apenas com os seus estudos e com a sua carreira profissional. Nós estamos com você em todo o caminho para conquistar o diploma em Arquitetura e Urbanismo.

Para conseguir o nosso financiamento, você não precisa ter feito o Enem nem estar dentro de critérios de renda familiar bruta mensal. É só encontrar a melhor proposta, ou seja aquela que faz mais sentido para o seu orçamento, passar pela a nossa análise de crédito (sendo você e o seu fiador) e seguir com o envio da documentação. 

Além disso, aceitamos todo mundo: de calouros a veteranos, porque aqui a contratação pode ser feita em qualquer momento, ou seja, independentemente do semestre em que você estiver na faculdade. 

Quer mais vantagens para ver como vale a pena estudar Arquitetura e Urbanismo com o Pravaler? No nosso modelo de financiamento estudantil as parcelas não se acumulam. Dessa forma, você não vai ficar com pagamentos para serem feitos na mesma época. Ao terminar as mensalidades de uma contratação é que a outra, no caso a renovação, começará. Bem legal, não é?

O que você está esperando agora? Confira mais informações sobre como podemos ajudar você a realizar o sonho de fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo em uma instituição de ensino superior privada de qualidade. Você também pode experimentar o nosso simulador para já ter uma noção de como seria na prática:

CTA Simule seu Financiamento Estudantil

Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter