Conheça o curso de Jornalismo


Você provavelmente sabe citar o nome de pelo menos três jornalistas famosos. Mas você sabe como funciona a rotina de trabalho deste profissional? Sabe o que é ensinado no curso de Jornalismo? Estas são perguntas importantes, que você deve saber responder antes de optar ou não por essa carreira.

Para ajudar nesta importante escolha, trazemos hoje mais informações sobre as etapas necessárias para se tornar um jornalista, assim como sobre as áreas em que o bacharel em Jornalismo pode se especializar depois da graduação. Acompanhe!

Saiba mais sobre o curso de jornalismo

O jornalista é um profissional que lida com palavras. Portanto, deve se expressar bem. Boa parte do curso de Jornalismo é voltada para desenvolver esta característica nos alunos. Algumas faculdades apresentam disciplinas como dicção, que têm como objetivo treinar a fala do profissional. Isso é importante para garantir que as ideias comunicadas por ele, tanto em rádios quanto em programas de televisão, sejam claras e tenham o tom certo.

Nas aulas de rádio, os graduandos aprendem a montar roteiros e a fazer programas. Nas aulas de telejornalismo, aprendem a fazer reportagens para TV e a fazer a famosa escalada (resumo das matérias que serão exibidas, feito no início do programa). Nas aulas de redação, os alunos aprendem técnicas que ajudam na criação de matérias jornalísticas.

Existem ainda cadeiras sobre história do jornalismo, voltadas para que os alunos saibam mais sobre a origem e o desenvolvimento da profissão. Algumas faculdades trazem o cinema entre suas disciplinas. Nesta matéria, os estudantes conseguem ter uma ideia de como funcionam os elementos envolvidos na produção de um filme – muitos destes elementos também fazem parte do dia a dia do jornalista, como iluminação, por exemplo.

Durante a faculdade, os alunos desenvolvem suas habilidades de comunicação. Para isso, escrevem, leem, falam na frente das câmeras e aprendem técnicas usadas por jornalistas de diferentes áreas. Antes da formatura, é necessário fazer estágios que ajudem a desenvolver ainda mais as habilidades para a profissão. Para isso, podem ser escolhidos veículos de comunicação escrita, emissoras de televisão ou de rádio. Também podem ser feitos trabalhos com assessoria de imprensa.

Áreas de atuação do jornalista

Depois de formado, o bacharel em Jornalismo encontra uma ampla área de atuação no mercado de trabalho. Quem gosta de falar sobre futebol, por exemplo, pode seguir carreira no jornalismo esportivo. Falar sobre os últimos jogos e comentar o desempenho dos times da região em rádios, programas de televisão ou jornais impressos.

Quem se interessa pelo universo fashion pode apostar no jornalismo de moda. Nesse caso, vale se especializar em editoria de moda e tentar uma vaga em uma das revistas voltadas para o assunto. Estar atento ao calendário das semanas fashion espalhadas pelo mundo é uma das atividades de quem opta por este ramo da profissão.

Para quem curte a sétima arte, fazer críticas de cinema pode ser uma boa opção. Existem algumas revistas com espaço para um colunista que escreva sobre o assunto. Você também pode criar o seu próprio blog com resenhas de filmes e comentários sobre diretores e atores. Muita gente já ganha dinheiro com seu próprio site na web!

Assessor de imprensa e analista de mídias sociais

O jornalista pode trabalhar ainda com assessoria de imprensa. Nesse caso, existem algumas opções: atuar em campanhas políticas, trabalhar com pessoas famosas ou ser porta voz de empresas e instituições. Uma profissão relativamente nova e em constante crescimento que também pode ser desempenhada pelo jornalista é a de analista de mídias sociais. Sem falar na fotografia jornalística, excelente área para quem gosta de capturar imagens interessantes.

Existem inúmeras oportunidades para quem se forma em Jornalismo. Algumas áreas voltadas para quem prefere a escrita, outras para quem domina a linguagem da web e outras para quem tem talento tanto na frente quanto atrás das câmeras.

E você, o que acha do jornalismo como profissão? Deixe sua resposta nos comentários! 

Compartilhar
Categoria: Cursos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.