Conheça o curso de Turismo: a profissão que não sai de moda!

Para fazer o curso de Turismo não basta gostar de viajar ou ter facilidade para o aprendizado de novos idiomas. Esse curso é totalmente desafiador, pois envolve organização, promoção e planejamento de roteiros de viagens, excursões e eventos, sejam dentro do Brasil ou fora dele.

Ficou com vontade de saber mais sobre esse curso? Preparamos para você um texto informativo, já que nosso intuito é ajudá-lo a escolher o curso perfeito para você. Pronto?

Turismo: o que é isso?

Turismo é um é um fenômeno social, cultural e econômico que envolve o transitar de pessoas, seja dentro do mesmo país ou fora dele, com o objetivo de realizar negócios, eventos, shows, feiras, conhecer culturas, etc.

Existem, atualmente, três modalidades de curso na área turística. Seguem aqui suas definições, com ênfase específica para a significação, segundo o Ministério da Educação (MEC), para curso técnico e tecnológico:

  • Técnico: “O curso técnico é voltado para o aluno que vai cursar ou já cursou o ensino médio e quer aprender uma profissão. Hoje ele é amplamente oferecido integrado ao ensino médio. Ou seja, o aluno faz os dois ao mesmo tempo”.* Tem a duração de um a dois anos;
  • Tecnólogo: “Já o curso tecnológico é um curso superior, uma modalidade de graduação, assim como o bacharelado e a licenciatura”.Ou seja, também é um curso superior, mas com duração de no máximo três anos e, para cursá-lo tem que ter concluído o ensino médio. O tecnólogo sai um passo à frente, pois sua formação é mais voltada para a prática do dia a dia, o que acaba por envolvê-lo na resolução de problemas de forma rápida e com a intenção de ganhar o cliente;
  • Graduação: já o ensino superior aborda todas as áreas na formação, oferecendo ramificações específicas a serem seguidas pelo aluno, tendo duração de quatro a seis anos e o estágio é obrigatório. O aluno pode optar pelo grau de bacharel ou licenciatura.

*//portal.mec.gov.br/

Como é o mercado de trabalho para quem cursa Turismo?

O profissional formado em Turismo é a exemplificação de várias profissões em uma só. Para se trabalhar nesse ramo e ser bem sucedido é preciso ter várias características, como saber falar bem em público, noções de venda e marketing, saber cotação das moedas mais utilizadas no mundo e ser fluente pelo menos na língua inglesa, entre outras características.

Veja aqui outros segmentos onde o formado em Turismo pode atuar:

  • Aulas: tendo pós-graduação, o profissional pode dar aulas em cursos técnicos e em faculdades;
  • Gerência: pode ser gerente de agências de viagem, hotéis, pousadas, hostels, sites turísticos, etc. Sabe aqueles sites de comparação de preços de passagens e hotéis? Então, por trás deles com certeza há um profissional formado em Turismo, especializado em gerir tais informações;
  • Eventos: gosta de festas? Um dos ramos mais lucrativos e divertidos é o de eventos, onde a equipe organiza eventos e viagens turísticas de grupos de faixas etárias diferentes, já que há a necessidade de programação específica para cada grupo;
  • Órgãos públicos: é comum o profissional trabalhar em prefeituras de cidades turísticas ou entidades culturais que planejam a promoção e divulgação das atrações locais, ficando responsável por atrair cada vez mais turistas para conhecer espaços culturais, históricos, políticos, etc.

Viajou no nosso post? E então, o que você acha de compartilhar suas expectativas sobre a escolha do curso de Turismo?

Categoria: Cursos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.