O que é bacharelado? O que é bacharelado?

O que é bacharelado?

O ensino superior conta com diferentes modalidades, tipos de cursos e outras categorias que costumam confundir quem está se preparando para ingressar na faculdade. Pensando nisso, preparamos esse artigo para te ajudar a entender o que é bacharelado, uma formação de nível superior essencial para o exercício de algumas profissões!

O que é bacharelado?

O bacharelado é uma formação de nível superior que confere grau de bacharel. Inicialmente era um grau concedido a todas as pessoas que concluíam o ensino médio, mas que mudou e atualmente o bacharelado é concedido a uma pessoa que conclui um curso universitário.

Esse tipo de curso pode ser encontrado em faculdades, universidades e centros universitários públicos e privados, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EAD).

O que é um bacharel?

Bacharel é aquele que possui primeiro nível em estudos universitários, podendo exercer sua profissão sem atingir níveis mais elevados delas, como licenciatura e doutorado. Então, você precisa primeiro obter o bacharelado em sua área para depois tentar as especializações. Em geral, o bacharelado é o primeiro passo na carreira do especialista.

Para o aluno receber o título de bacharel, é necessário que ele curse todas as disciplinas da grade curricular de uma faculdade de nível superior. Em algumas universidades o título de bacharelado é atribuído a um aluno que completa um curso com a duração de, pelo menos, três anos. Já os cursos técnicos e profissionalizantes não conferem o título de bacharel ao profissional e o aluno recebe uma qualificação como técnico ou especialista.

Diferenças entre tecnólogo, licenciatura e bacharelado

A oferta de cursos superiores não para de crescer no Brasil. Com mais opções, a escolha pode ficar mais difícil. Então, quando escolher um curso de bacharelado?

Existem três tipos de curso de nível superior: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Vamos entender as características de cada um deles para saber qual formação atende melhor as suas necessidades de carreira:

  • Bacharelado: é necessário que o aluno tenha ensino superior completo e sua base curricular prepara o estudante para atuar de forma mais ampla no mercado de trabalho.
  • Licenciatura: é indicado para quem pretende dar aulas, ou seja, para quem deseja seguir carreira profissional no magistério.
  • Tecnólogo: possui tempo de duração menor e é uma versão resumida da graduação, com foco no mercado de trabalho.

Como funciona?

Estrutura dos cursos de bacharelado

No Brasil a graduação bacharelada está presente na maioria dos cursos de ensino superior, como engenharia, matemática, direito, enfermagem, contabilidade, administração, odontologia etc. O curso é constituído por atividades teóricas e práticas.

Tanto em faculdade particular, quanto na faculdade pública, é preciso fazer estágio e/ou apresentar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Durante o curso bacharelado o aluno tem contato com as diversas possibilidades profissionais que a área pode oferecer, o que lhe permite ter conhecimento sobre o mercado de trabalho.

Tempo de estudo

Em geral a duração média dos cursos universitários de bacharelado é de três a seis anos. Para conquistar o diploma de bacharel, é preciso cursar todas as disciplinas obrigatórias que fazem parte da grade curricular do curso que, normalmente, também oferecem disciplinas optativas.

 Diploma

O diploma de bacharelado é obrigatório para exercer algumas formações. Em alguns casos, além do diploma é preciso obter o registro no Conselho Regional daquela atividade, ou no caso do curso de direito, fazer o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Veja algumas profissões regulamentadas que exigem diploma:

  • Administrador de Empresas
  • Advogado
  • Arquiteto
  • Contador
  • Dentista
  • Enfermeiro
  • Engenheiro
  • Farmacêutico
  • Fisioterapeuta
  • Geógrafo
  • Médico
  • Sociólogo
  • Veterinário

Tipos de formação disponíveis

Formação básica

É basicamente o curso de bacharelado que citamos acima. Os profissionais formados nesses cursos são intitulados de bacharéis e atuam de forma mais generalista no mercado de trabalho. Ao longo do curso, o estudante adquire conhecimentos sobre diferentes áreas relacionadas à sua atuação.

Bacharelado interdisciplinar

É uma proposta de graduação que começou em 2005 nas universidades federais, que permite ao universitário obter conhecimento em várias áreas de atuação. Esse tipo de formação oferece uma grade curricular diversificada, antes de prosseguir em uma formação específica.

Como funciona?

O estudante escolhe o curso que quer fazer e nos três anos da graduação, ele estuda conteúdos gerais da área escolhida, tendo a possibilidade de mirar seus aprendizados em uma área específica ou se aprofundar em campos diversos. As principais opções são Ciência e Tecnologia e Ciência e Humanidades.

Outra característica marcante do bacharelado interdisciplinar é o incentivo à iniciação científica. Os cursos facilitam a pesquisa acadêmica e o conhecimento de diferentes graduações, o que é uma dificuldade em muitos bacharelados tradicionais e licenciaturas.

Formatos de aula

Presencial

A maioria dos cursos são oferecidos nesta modalidade. Graduações que demandam muitas atividades práticas ou laboratoriais costumam ser oferecidas apenas no formato presencial ou, no máximo, semipresencial.

Nos cursos presenciais, o aluno precisa se deslocar e frequentar as aulas em horários e dias preestabelecidos pela universidade. Cumprir uma frequência mínima, normalmente de 75%, é um requisito para ser aprovado nas disciplinas.

Conheça as principais diferenças entre cursos presenciais e cursos EAD

EAD

O curso de bacharelado a distância oferece boa parte das aulas via internet, no ambiente virtual de aprendizado de cada instituição de ensino. Nessa modalidade, o estudante participa de grupos de discussão, fóruns e chats com os professores e colegas de sala de forma on-line.

Em cursos EAD, também são feitas atividades práticas ou de laboratório, com frequência a depender do curso escolhido. Para realizar atividades práticas, provas ou apresentações de trabalhos, o aluno precisa comparecer aos polos de apoio da instituição.

Semipresencial

Nos semipresenciais, a quantidade de encontros obrigatórios nos polos é maior. Geralmente, nessa modalidade os universitários comparecem uma ou duas vezes na semana à instituição para assistir às aulas, favorecendo a interação com os professores e a turma.

É importante informar que tanto o diploma de bacharel conquistado em um curso semipresencial quanto em um EAD, tem o mesmo valor de um curso totalmente presencial.

Matérias comuns aos cursos de bacharelado

Existem algumas modalidades dentro dos cursos de bacharelado, que são elas: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas. Independentemente do curso escolhido, algumas disciplinas podem ter grade curricular em comum.

Bacharelado em humanas costumam ter disciplinas em comum como sociologia, filosofia e literatura. Já nos cursos de exatas, as disciplinas que abordam lógica e cálculo costumam aparecer na maioria das graduações. No grupo de ciências biológicas as matérias de fisiologia, genética e bioquímica são as em comum nos cursos desse grupo.

Quem pode cursar?

O bacharelado é um tipo de graduação, portanto, pode ser feito por qualquer estudante que tenha concluído o ensino médio. É possível encontrar cursos de bacharelado tanto em faculdades públicas quanto em privadas, sejam eles nos modelos presenciais ou a distância.

Como ingressar?

Para ingressar em um curso de bacharelado, é preciso ter a certificação de conclusão de ensino médio e passar por um processo seletivo, que pode ser o vestibular tradicional da instituição, teste, Sisu ou, em algumas faculdades privadas, usar a nota do Enem.

Vestibular

O vestibular é a forma mais comum de ingressar em uma universidade, seja ela particular ou federal, em algumas instituições de ensino é possível fazer o agendamento do vestibular de forma on-line. Acesse o site da faculdade onde deseja estudar e veja as opções de vestibular que ela oferece.

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio se tornou uma das principais portas de entrada para a faculdade. O Enem acontece todo ano e quem faz as provas pode utilizar a nota para participar de diversos programas do Governo Federal, como o Sisu – Sistema de Seleção Unificada, e conseguir vaga em universidades públicas e privadas.

ProUni

Se você tem planos de estudar em uma universidade particular e não tem condições de arcar com os custos, conseguir uma bolsa de estudos pode ser uma ótima solução. O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas a estudantes de baixa renda que participaram do Enem.

O candidato precisa ter feito a última edição do exame para concorrer no processo regular de seleção. Para as vagas que não são preenchidas na primeira etapa, abre-se um novo período de inscrição. Neste caso, quem fez o Enem em anos anteriores (a partir de 2010) pode concorrer às bolsas remanescentes.

O ProUni exige que os candidatos tenham atingido um mínimo de 450 pontos na média das provas objetivas e nota superior a zero na redação.

Aproveitamento de estudos

Este caso, é quando ocorre a dispensa de disciplinas após análise da coordenadoria do curso em casos em que o estudante já cursou previamente o conteúdo, parcial ou total da disciplina. O aproveitamento só pode ser concedido quando há equivalência do conteúdo do curso anterior em relação ao curso atual a ser cumprido pelo estudante.

Geralmente, quem pode requerer?

  • Alunos ingressantes por processo de transferência;
  • Alunos portadores de diploma de curso superior que ingressem em novos cursos de graduação; alunos ingressantes por vestibular que pretendam o aproveitamento de estudos realizados em outros cursos de graduação;
  • Alunos que cursaram componentes curriculares em intercâmbio em instituições estrangeiras conveniadas com a instituição.

Por que fazer bacharelado?

Vantagens x Desvantagens da modalidade


Bacharelado Vantagens Desvantagens

Quando escolher o bacharelado

Se você está no dilema de que tipo de curso fazer, vamos te mostrar quando escolher o bacharelado!

Se o curso que você quer fazer é oferecido nos graus bacharelado e licenciatura, é importante ter em mente se você prefere estudar o tema mais a fundo e trabalhar aspectos práticos e científicos, que é o caso do bacharelado, ou se pretende estudar, além da matéria, a forma de como ensiná-la, que é o caso da licenciatura. Em alguns cursos você tem a possibilidade de fazer os dois, por exemplo, entrar em um curso de “Matemática Bacharelado/Licenciatura”, cursar alguns semestres de disciplinas comuns e depois decidir o grau e a carreira que pretende seguir.

Mas, se você está em dúvida entre um curso de bacharelado ou de tecnólogo, vale lembrar que o bacharelado é uma formação um pouco mais ampla, na qual você verá vários aspectos de uma área do conhecimento. Já os cursos de tecnólogo formam profissionais um pouco mais especializados, aptos a trabalhar em determinados ramos da área.

No bacharelado o aluno tem contato com várias possibilidades dentro de uma mesma profissão e pode decidir qual rumo tomar enquanto ainda está fazendo a graduação, ou mesmo depois de se formar.

Qual bacharelado escolher?

Pensando na divisão dos setores de conhecimento humano que é subdivido em três categorias (Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas), já no ensino médio o aluno precisa começar a pensar com qual tem mais afinidade, pois isso ajudará na decisão do curso que quer estudar no futuro.

Enquanto as ciências exatas utilizam a matemática e a lógica para resolver problemas, as humanas estudam a sociedade, o ser humano e os fenômenos sociais. Já as biológicas, estudam os seres vivos e sua origem, evolução, funcionamento e relação com o meio ambiente.

Dentro de cada área são inúmeras as possibilidades de atuação. Para te ajudar, preparamos um teste vocacional que irá te ajudar a identificar em qual delas você se encaixa melhor!

Cursos na modalidade bacharelado

  • Administração;
  • Medicina;
  • Arquitetura;
  • Odontologia;
  • Enfermagem;
  • Engenharia;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Jornalismo;
  • Medicina Veterinária;
  • Farmácia;
  • Fisioterapia;
  • Sociologia;
  • Nutrição;
  • Educação Física;
  • Direito;
  • Psicologia;
  • Filosofia;
  • Geografia;
  • Turismo e Hotelaria.

Onde cursar?

Cursos de bacharelado são encontrados em praticamente todas as instituições de ensino superior do Brasil, tanto públicas quanto privadas. O ponto fundamental que você deve levar em consideração ao fazer sua escolha é o reconhecimento da instituição por parte do Ministério da Educação (MEC). Somente com esse aval seu diploma de bacharel terá validade no país e poderá ser usado para exercer a profissão, participar de concursos públicos de nível superior ou seguir os estudos em uma pós-graduação.

Universidades públicas

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade de Brasília (UNB);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mercado de trabalho

No mercado de trabalho, o bacharel possui uma atuação diversificada, sendo possível atuar em diferentes setores. O aluno formado em bacharelado pode exercer suas funções em empesas públicas e privadas, indústrias, escritórios, consultórios ou clínicas, a depender da sua formação. A média salarial vai variar de acordo com a profissão, papel que exerce, local de trabalho e região.

Outras áreas de atuação

O único campo que o bacharel não poderá atuar é lecionar aulas, a menos que tenha passado por uma complementação pedagógica, mestrado ou doutorado. Vamos  utilizar o curso de Educação Física como exemplo, porque é disponibilizado nas duas titulações. O bacharel em Educação Física pode trabalhar em academias, clubes de esportes e clínicas enquanto o licenciado em Educação Física atua em escolas da educação infantil, ensino fundamental e médio como professor (a) de educação física. 

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.