O que é bacharelado?

Saiba O Que E Bacharelado

Por PRAVALER

O que é bacharelado?

Entenda o que é bacharelado e saiba como escolher o curso ideal para você

Não basta apenas ter em mãos o diploma para se inserir no mercado de trabalho ou, se for o caso, investir em uma carreira acadêmica. É preciso que a sua formação seja realmente compatível com a demanda de trabalho, seja ela de bacharelado, licenciatura ou outra.

O fato é que, com o nível superior adequado para o exercício de sua profissão, você demonstra que tem a qualificação desejada para construir uma trajetória de sucesso.

Por isso, antes de começar seus estudos é preciso conhecer as opções disponíveis. Isso garante que a sua escolha seja mais adequada aos seus objetivos e a chance de desistência seja menor. Nesse sentido, entender o que significa bacharelado é muito importante.

Tipos de formação disponíveis

No Brasil, existem 3 tipos de cursos em nível superior. São eles:

  • bacharelado;
  • licenciatura;
  • cursos de tecnologia (conhecidos como tecnólogos).

Em resumo, a diferença entre eles é que o bacharelado oferece ao aluno a consolidação de uma base teórica da profissão, a licenciatura forma professores para lecionar em escolas de ensino fundamental e médio e os cursos de tecnologia desenvolvem profissionais para áreas específicas de determinada carreira.

É comum ver cursos que oferecem graus de bacharelado e licenciatura ao mesmo tempo. Em casos assim, a formação compreende o aprofundamento de aspectos práticos e científicos da área e também as formas de ensinar a matéria.

Diferentemente do tecnólogo, a rotina do estudante de bacharelado compreende diferentes possibilidades dentro de uma só profissão, o que dá a ele condições para decidir qual caminho seguir enquanto ainda se gradua ou até mesmo depois de formado.

O bacharelado

Como visto, o bacharelado nada mais é do que um tipo de formação. Dependendo do curso, ela pode ser concluída entre 3 e 6 anos, oferecendo ao mercado um profissional de perfil generalista, que possui qualificação a respeito dos fundamentos de sua profissão.

Isso não significa que ele não tenha preparo para atuar profissionalmente. Em boa parte das profissões, a maioria das vagas exige esse tipo de formação, embora, com a qualificação, seja mais fácil prosperar.

Como bacharel, é possível construir uma sólida base teórica, além de uma visão bastante ampla da área em que o profissional atua. Uma vez formado, o estudante passa a ser designado como bacharel.

Quem é o bacharel

É aquele que possui o primeiro nível em estudos universitários, podendo exercer sua profissão sem atingir os níveis mais elevados dela (nesse caso, as vagas seriam preenchidas por licenciados e doutores, por exemplo).

A condição de bacharel é requisito para se atingir patamares acadêmicos mais altos. Você precisa primeiro obter o bacharelado em sua área para depois tentar as especializações que darão acesso a vagas mais requisitadas. Em geral, o bacharelado é o primeiro passo na carreira do especialista.

Como bacharel, o profissional terá conhecimentos para atuar em diferentes atividades de sua área, seja na indústria, no comércio ou no setor de serviços. Isso compreende as áreas de Exatas, Humanas e Biológicas.

Conheça alguns cursos de bacharelado

Com o PRAVALER você tem a possibilidade de financiar seu curso de graduação em diversas faculdades, conheça algumas opções de cursos bacharelado:

Conheça todos os cursos.

Quem pode fazer o bacharelado

O bacharelado é um tipo de graduação, portanto, pode ser feito por qualquer estudante que tenha concluído o ensino médio. É possível encontrar cursos de bacharelado tanto em faculdades públicas quanto em privadas, sejam eles nos modelos presenciais ou a distância.

Vale lembrar: desde que o curso seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), a modalidade a distância tem o mesmo valor que a presencial, sendo o diploma válido em todo o território nacional.

Enfim, confira sempre qual é o tipo de curso de nível superior que as faculdades disponibilizam. Saber se trata-se de um bacharelado, uma licenciatura ou um curso de tecnologia faz toda a diferença na maneira como você se colocará futuramente no mercado.

Gostou do conteúdo? Confira os outros textos no nosso site.

Compartilhar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.