Universidade Instituto Metodista Granbery Universidade Instituto Metodista Granbery

O curso de Engenharia Civil ainda tem carreira em alta

São muitas as possibilidades para o profissional egresso do curso de Engenharia Civil. Projetar, gerenciar e executar obras das mais diversas dimensões, utilidades e importâncias.

Historicamente, a formação em Engenharia Civil mantém altos índices de empregabilidade. Inclusive, estes índices costumam ser um termômetro para a situação do país, indicando sua recessão ou evolução econômica.

É um profissional constantemente solicitado, que executa cálculos complexos e precisa ter um gosto natural pelas Ciências Exatas. Como há muitas aplicações para elas, há uma vastidão de campos a serem explorados pelo egresso do curso de Engrenharia Civil.

Crédito Estudantil com até o triplo do tempo para pagar

Oportunidades
A grandiosidade e importância do engenheiro civil são indiscutíveis. Da mesma forma, o campo de oportunidades no mercado também é gigantesco. O profissional tem à sua disposição uma vastidão de escolhas depois de formado, já que é apto a acompanhar todas as etapas de uma construção ou de uma reforma.

Um profissional formado no curso de Engenharia Civil é responsável pelos mais diversos estágios de execução de obras. Desde a análise de solo ao estudo das condições locais de insolação e ventilação, passando pelos tipos de fundação até o acabamento, ele está presente.

Curso
O curso de Engenharia Civil abrange uma grande quantidade de disciplinas e de atividades. É isto o que possibilita que um engenheiro civil atue em uma diversidade de campos, especificando redes elétricas, hidráulicas e de saneamento, definindo os tipos de materiais que serão usados e coordenando grandes equipes de trabalho.

Durante a faculdade, o aluno do curso de Engenharia Civil tem atividades em laboratórios e uma grande quantidade de disciplinas de Ciências Exatas, bem como disciplinas de desenho técnico. Administração e Economia também estão presentes no campo de estudos do futuro profissional de Engenharia Civil.

Próximo ao período final do curso, o aluno de Engenharia Civil cursas aquelas disciplinas que são mais ligadas às áreas de especilização que escolher, tais como estruturais, hidráulicas e de saneamento, construção ciivl, tranportes ou geotecnia. O estágio é um item obrigatório para que o aluno possa se formar no curso de Engenharia Civil, assim como o trabalho de conclusão de curso.

Crédito Estudantil com até o triplo do tempo para pagar

Curiosidades
O curso de Engenharia Civil possui duração de cinco anos é considerado um dos mais exigentes e completos entre os cursos universitários, assim como um dos mais tradicionais. É importante ter consciência de que, na maioria das universidades, o curso é ministrado em período integral, exatamente por causa da grande quantidade de disciplinas, laboratórios e exigência de estudos.

Oportunidades
Por sua grande quantidade de campos de estudos, há muitas oportunidades e especialidades nas quais o formado no curso de Engenharia Civil pode se concentrar. A Construção Urbana é uma delas, cumprindo as funções de projeto, construção e reforma de prédios, shoppings, aeroportos, estádios e outras obras de grande porte. É possível também explorar a área de Gerência de Recursos Prediais, responsável pela infraestrutura de prédios, com cuidado ao padrão de qualidade destas obras. Outras áreas que podem precisar dos conhecimentos de um engenheiro civil: Hidráulica e Recursos Hídricos; Infraestrutura; Saneamento; Estrutura e Fundações.

Categoria: Cursos