Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Quais são as faculdades de Medicina que aceitam Fies? Quais são as faculdades de Medicina que aceitam Fies?

Quais são as faculdades de Medicina que aceitam Fies?

Quem pensa em fazer um curso de Medicina normalmente já sabe que vai enfrentar um caminho não muito fácil, afinal, além da alta concorrência para o vestibular, quando entrar na faculdade vai se deparar com um curso longo e bastante custoso.

Por esse motivo, optar por um financiamento estudantil, como o Fies, acaba sendo muitas vezes a única opção para que o estudante consiga arcar com os custos da mensalidade.

A boa notícia é que Medicina é um dos cursos considerados prioritários para o governo federal, que incentiva a formação de médicos especialmente para atender as demandas de saúde das regiões mais carentes do país e disponibiliza centenas de vagas anualmente para essa formação. Veja abaixo quais faculdades de Medicina que aceitam Fies!

Quem pode solicitar Fies para Medicina?

Os critérios básicos para se candidatar ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) no curso de Medicina segue a mesma regra para as demais formações: ter realizado o Enem, obtido nota maior do que 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado na redação, além de cumprir os requisitos socioeconômicos – apresentar renda familiar de até três salários-mínimos para o Fies e até cinco salários-mínimos para o P-Fies. Porém, por conta da alta concorrência, certamente a nota de corte será bem mais alta do que a mínima exigida.

É difícil conseguir Fies para Medicina?

Não é novidade que, quando se trata de Medicina, no geral pode se esperar bastante concorrência – e com o Fies não seria diferente, assim como outros programas estudantis públicos como o Prouni e o Sisu.

Como citamos no tópico anterior, a nota mínima de 450 pontos exigida para concorrer ao benefício raramente se aplica a esse curso e a nota de corte pode variar entre 720 e 830 pontos, considerando a edição mais recente do Enem.

O número de vagas disponíveis para Medicina e as instituições participantes podem mudar a cada edição e só são confirmadas pouco antes da abertura do processo seletivo. Acompanhe o cronograma e o resultado do Fies!

O Fies financia todo o curso de Medicina?

É bastante comum os estudantes questionarem se o Fies cobre todo o valor da mensalidade no curso de Medicina. Porém, nesse caso, a análise pode ser um pouco diferente, já que essa formação é uma das mais procuradas e exige um grande investimento das universidades para manter uma estrutura preparada para o aprendizado dos futuros profissionais.

Para garantir um ensino de qualidade e alinhado com os parâmetros do MEC (Ministério da Educação), o valor é consideravelmente mais alto em relação aos demais cursos. Por isso, é importante você saber que o governo estabeleceu um teto de financiamento de R$ 30 mil reais por semestre, ou R$ 5 mil mensais. Caso a mensalidade supere este limite, o estudante deverá complementar o valor por conta própria. Consulte o calendário dos vestibulares de Medicina!

Fies para Medicina vale a pena?

O Fies para Medicina vale a pena por ser um programa de financiamento com juros mais baixos do que os cobrados no mercado e o prazo para quitação é maior. Porém, por ser um curso muito concorrido e caro, a graduação em Medicina exige uma pontuação mais alta na prova do Enem, às vezes superior a 780 pontos.

Quais faculdades podem participar do Fies?

Se você for optar pelo Fies, é importante conferir se a universidade escolhida conta com a parceria com o programa e que se enquadra nas regras estabelecidas pelo governo.

O Ministério da Educação avalia as faculdades por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e, no caso do curso de Medicina, apenas aquelas que apresentam pontuação 4 ou 5 é que são liberadas para conceder o benefício, assegurando a alta qualidade da formação.

É possível conferir se a sua faculdade está na lista de instituições aprovadas no site do Fies, ou ainda no Sisfies, o sistema do MEC que gerencia a seleção do programa.

Para facilitar um pouquinho, no próximo tópico selecionamos algumas faculdades que ofereceram o financiamento na última edição do Fies e devem estar entre as instituições parceiras em 2022. Continue acompanhando!

CTA curso de Medicina

Faculdades que aceitam o Fies para Medicina em 2022

Veja na listagem abaixo algumas faculdades de Medicina que aceitam Fies em 2022. Confira!

Faculdades de Medicina do Sudeste

  • Universidade do Oeste Paulista (SP);
  • Centro Universitário de Caratinga (MG);
  • Instituto de Ciências da Saúde (MG);
  • Universidade Anhembi Morumbi (SP);
  • Faculdade Redentor (RJ);
  • Centro Universitário Faminas (MG);
  • Universidade Estácio de Sá (RJ);
  • Centro Universitário do Espírito Santo (ES).

Faculdades de Medicina do Nordeste

  • Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (PB);
  • Universidade Salvador (BA);
  • Centro Universitário Christus (CE);
  • Faculdade Pernambucana de Saúde (PE).
  • Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde (BA).

Faculdade de Medicina do Sul

  • Universidade Luterana do Brasil (RS).

Faculdades de Medicina do Centro-Oeste

  • Centro Universitário de Mineiros (GO);
  • Centro Universitário de Várzea Grande (MT);
  • Universidade de Cuiabá (MT).

Faculdades de Medicina do Norte

  • Faculdade Barão do Rio Branco (AC);
  • Centro Universitário São Lucas (RO);
  • Faculdade Presidente Antônio Carlos (TO);
  • Universidade Nilton Lins (AM).

Ainda não passou no vestibular e quer ver algumas dicas para se preparar? Veja também o artigo como passar em Medicina no vestibular!

Financiamento estudantil para Medicina

Caso você não tenha o perfil para participar dos programas estudantis do governo para universidades particulares, como o Fies e o Prouni, o financiamento estudantil privado pode ser uma solução. Nesse caso, o estudante não precisa passar por uma seleção tão rigorosa para conseguir o benefício, já que não há limite de vagas ou exigência da nota do Enem.

No Pravaler, o aluno pode fazer o financiamento do curso de Medicina em qualquer semestre, com taxas de juros baixas, seja da totalidade do valor das mensalidades ou parcialmente, em instituições de ensino de todo o país. Vale ressaltar que o crédito estudantil é concedido para calouros ou veteranos, ou seja, para quem ainda vai começar a faculdade e para quem está na fase de rematrícula.

Para contratar, basta comprovar renda mínima, que pode ser composta pela renda do estudante somada a renda do fiador, de até duas vezes o valor da mensalidade e não apresentar restrições em serviços de proteção ao crédito.

Quer saber quais faculdades de Medicina aceitam o financiamento do Pravaler? Confira a lista abaixo!

Faça uma simulação de financiamento com a instituição de ensino de preferência e saiba quanto você vai pagar por mês em sua mensalidade!

Botao Simule Financiamento 2

 

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter