Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Convênio de estágio: UnP oferece parceria com mais de 1.400 empresas Convênio de estágio: UnP oferece parceria com mais de 1.400 empresas

Convênio de estágio: UnP oferece parceria com mais de 1.400 empresas

A Universidade Potiguar (UnP) oferece convênio de estágio com mais de 1.400 empresas. Com isso, estudantes matriculados na faculdade têm maiores oportunidades para encontrar o primeiro emprego na área.

A Universidade Potiguar (UnP) tem dado um passo significativo para fortalecer as perspectivas de carreira de seus estudantes. Com a criação de convênios com mais de 1.400 empresas, a instituição está abrindo portas para que os alunos tenham acesso a oportunidades de estágio em diversas áreas, através de um portal de carreiras com vagas exclusivas para os alunos. Essa iniciativa visa a oferecer uma plataforma robusta para os alunos ganharem experiência prática e darem os primeiros passos em suas carreiras.

Através dessa parceria estratégica com um amplo leque de empresas, a UnP está proporcionando aos estudantes uma chance real de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em cenários reais de trabalho. Essa experiência prática é inestimável, pois permite que os alunos desenvolvam habilidades técnicas e interpessoais enquanto se familiarizam com as demandas do mercado.

Uma das principais vantagens desse convênio é que ele amplia significativamente a probabilidade de os alunos conseguirem seu primeiro emprego na área de estudo logo após a graduação. Com a possibilidade de adquirir experiência de trabalho enquanto ainda estão estudando, os alunos podem se destacar perante os empregadores e se tornarem profissionais mais preparados para os desafios do mundo corporativo.

O que é convênio de estágio?

Um convênio de estágio é um acordo formal estabelecido entre uma instituição de ensino (geralmente uma universidade ou faculdade) e uma empresa ou organização, com o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de realizar estágios em um ambiente de trabalho real. Esse acordo estabelece as diretrizes, responsabilidades e condições pelas quais os estudantes poderão participar de estágios na empresa ou organização parceira.

Geralmente, um convênio de estágio inclui informações como:

  • Objetivo: descreve o propósito do convênio, que é facilitar a realização de estágios para os estudantes da instituição de ensino.
  • Duração: especifica o período de tempo durante o qual os estágios serão realizados.
  • Diretrizes do estágio: detalha as atividades e responsabilidades dos estudantes durante o estágio, incluindo a natureza do trabalho, as tarefas a serem executadas e as expectativas de desempenho.
  • Obrigações da Instituição de Ensino: define o papel da instituição de ensino em supervisionar e apoiar os estudantes durante o estágio.
  • Obrigações da Empresa/Organização: estabelece o compromisso da empresa ou organização em fornecer um ambiente de trabalho seguro, oportunidades de aprendizado e supervisão adequada aos estagiários.
  • Remuneração: indica se os estágios serão remunerados ou não, bem como os detalhes sobre benefícios ou auxílios financeiros, se aplicável.
  • Seguro e responsabilidade: esclarece as questões de seguro, como cobertura médica ou acidentes, que se aplicam aos estagiários durante o período de estágio.
  • Confidencialidade e propriedade intelectual: aborda a proteção de informações confidenciais da empresa e questões de propriedade intelectual que possam surgir durante o estágio.
  • Avaliação e relatórios: especifica os procedimentos de avaliação do desempenho dos estagiários e os relatórios que devem ser fornecidos à instituição de ensino.
  • Encerramento: estabelece os procedimentos para o encerramento dos estágios, incluindo a emissão de certificados ou relatórios finais.

Os convênios de estágio são importantes porque estabelecem uma base sólida para a colaboração entre instituições de ensino e empresas, garantindo que os estágios sejam realizados de forma benéfica tanto para os estudantes quanto para as organizações parceiras. Eles também contribuem para a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, oferecendo experiência prática relevante em seus campos de estudo.

Quais são as dificuldades de um estágio?

A busca por um estágio nem sempre é fácil para os jovens. A competição é acirrada, e muitas vezes eles enfrentam dificuldades para encontrar oportunidades que estejam alinhadas às suas aspirações profissionais. A falta de experiência prévia também pode ser um obstáculo, pois muitas empresas buscam candidatos que já tenham algum grau de conhecimento prático.

É nesse ponto que a parceria da UnP com mais de 1.400 empresas se destaca. Ao proporcionar uma ampla gama de opções de estágio, a universidade está superando as barreiras tradicionais que os jovens enfrentam ao ingressar no mercado de trabalho. Essa colaboração estratégica demonstra o compromisso da instituição em preparar seus alunos para o sucesso profissional e em promover uma transição mais suave da vida acadêmica para a carreira.

CTA Faca O Curso Que Sempre Sonhou Sem Pesar No Bolso Pravaler

Qual a importância da prática no estágio?

A prática no estágio é de extrema importância, pois desempenha um papel fundamental no desenvolvimento profissional e no preparo dos estudantes para a vida no mercado de trabalho. Aqui estão algumas razões pelas quais a prática no estágio é tão relevante:

  1. Aplicação de conhecimento teórico: a prática no estágio permite que os estudantes apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em situações do mundo real. Isso ajuda a solidificar o aprendizado, mostrando como as teorias se traduzem em ações concretas.
  2. Desenvolvimento de habilidades práticas: os estágios permitem que os estudantes desenvolvam habilidades específicas da área em que estão atuando, seja em termos técnicos, interpessoais, de resolução de problemas ou de gerenciamento de tempo.
  3. Integração no ambiente profissional: os estágios nas empresas proporcionam aos estudantes a oportunidade de se familiarizarem com a cultura organizacional, as normas e os valores da instituição. Isso ajuda na transição suave da vida acadêmica para a vida profissional.
  4. Networking e contatos profissionais: os estágios oferecem a chance de construir uma rede de contatos na área profissional, conhecendo profissionais do setor, colegas e mentores, que podem ser recursos valiosos no futuro.
  5. Feedback e aprendizado contínuo: durante o estágio, os estudantes geralmente recebem feedback direto sobre seu desempenho. Isso oferece oportunidades para aprender, crescer e aprimorar suas habilidades com base em orientações práticas.
  6. Melhoria da empregabilidade: ter experiência de estágio no currículo pode aumentar significativamente a empregabilidade dos estudantes após a formatura. Os empregadores valorizam candidatos que têm experiência prática na área.
  7. Exploração de carreira: os estágios permitem que os estudantes explorem diferentes aspectos de uma carreira antes de tomarem uma decisão definitiva. Isso ajuda a afinar as preferências e direcionar o desenvolvimento profissional.

Em resumo, a Universidade Potiguar está construindo uma ponte vital entre a educação superior e o mundo profissional por meio de sua extensa rede de convênios com empresas. Ao oferecer convênio de estágio em diversas áreas, a UnP está empoderando seus estudantes com as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com confiança e competência.

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Fonte: Pravaler
x

Estude na UnP pagando bem menos na mensalidade.

Simule seu financiamento estudantil e veja como sua mensalidade na UnP pode reduzir.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter