Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Alternativas ao Fies: conheça opções de bolsa e financiamento estudantil! Alternativas ao Fies: conheça opções de bolsa e financiamento estudantil!

Alternativas ao Fies: conheça opções de bolsa e financiamento estudantil!

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece o financiamento parcial ou total de cursos de graduação. É um programa do governo voltado para quem não tem condições de arcar com o valor total da mensalidade do curso superior pretendido. Porém, nem todos conseguem ser contemplados e é por isso que alternativas ao Fies são tão importantes. Se esse é o seu caso, confira abaixo algumas opções!

Quais são os requisitos para o Fies?

Para ser elegível ao financiamento do governo, o estudante precisa atender a uma série de requisitos para conseguir o Fies. A princípio, é necessário realizar o exame do Enem e atingir a nota mínima de 450 pontos e não pode zerar a redação. Para participar do processo seletivo do Fies, os estudantes contarão com dois períodos de inscrição durante o ano, e não serão mais aceitas solicitações a qualquer momento.

Além disso, no ano de 2018 o Ministério da Educação (MEC) reformulou o programa e agora o Novo Fies foi dividido em 3 modalidades:

Modalidade Fies 1

A primeira modalidade do Fies é exclusiva para estudantes com renda familiar per capita (por pessoa) de até 3 salários mínimos. Nessa modalidade, os alunos não pagam juros sobre as parcelas.

Modalidade Fies 2

Já a segunda modalidade é exclusiva para os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil que possuem renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. Nessa modalidade, os alunos pagam juros sobre as parcelas.

Modalidade Fies 3

O formato da terceira modalidade do Fies é muito semelhante à segunda modalidade. A grande diferença é ser aberto às demais regiões do país. Nessa modalidade, os alunos também pagam juros sobre as parcelas.

Com essas mudanças, aumentam as chances para os estudantes conseguirem o financiamento, ao mesmo tempo que torna o programa mais sustentável financeiramente, já que agora a iniciativa privada também faz parte do Fies. Se o aluno não for elegível para a primeira modalidade do Fies, que possui requisitos mais restritos, ele pode se beneficiar de uma das outras duas modalidades.

Fies Social

A partir do primeiro semestre de 2024, com a chegada do Fies social, aqueles registrados no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 706) terão a opção de cobrir 100% das despesas universitárias somente após a conclusão do curso.

CTA Pra Estudar O Que Sempre Sonhou Pravaler

Existem alternativas ao Fies?

Se resultado do Fies saiu e você não foi contemplado, fique tranquilo! Existem várias alternativas ao Fundo de Financiamento Estudantil para você considerar. Veja as opções abaixo.

Bolsa de faculdades particulares

Em algumas faculdades particulares, o estudante pode solicitar uma bolsa de estudo, sendo ela parcial ou até integral, de acordo a situação de cada candidato.

Os critérios para conquistar a bolsa pela universidade varia de uma instituição para a outra, mas vai desde estudantes com renda familiar insuficiente e parentesco com outro aluno, até ao bom desempenho no vestibular, indicação de alunos e prestação de serviços ou estágios na própria instituição.

Para escolher essa modalidade, o estudante precisa ir até a faculdade de interesse e entender quais são as possibilidades para conquistar o benefício.

Bolsa do Prouni

Criado em 2004, o Prouni é um programa governamental que oferece bolsas de estudos parciais e integrais em instituições de ensino privada. O programa conta com um processo seletivo semelhante ao do Fies: como requisito para ganhar a bolsa do Prouni, há obrigatoriedade de comprovar ser de baixa renda e ter participado do Enem a partir de 2010.

Para participar do programa, é necessário que o estudante tenha uma renda máxima de um salário mínimo e meio para solicitações de bolsa integral ou três salários mínimos para bolsas parciais – de até 50% do valor do curso.

Veja também: 5 situações que podem fazer você perder a bolsa do Prouni.

No entanto, diferente de outros programas de bolsas de estudos, o Prouni exige que o beneficiário tenha um alto desempenho durante toda a graduação. A diretriz do programa impõe que, se o estudante não for aprovado em, pelo menos, 75% das disciplinas cursadas por período, terá sua bolsa interrompida imediatamente.

Financiamento estudantil de bancos privados

Uma das maneiras de financiar seu curso superior como alternativa ao Fies é o financiamento estudantil oferecidos por bancos privados. O Itaú, por exemplo, é um dos que oferece crédito para alunos de universidades associadas. O banco financia as 12 mensalidades do ano em até 24 meses. Ideal para quem está no final do curso, não conseguiu Fies e precisa de ajuda para pagar as mensalidades.

Financiamento estudantil do Pravaler

O Pravaler é um dos programas mais semelhantes ao Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. O Pravaler financia até 100% das mensalidades da universidade e já atendeu mais de 250 mil alunos. O número de universidades parceiras, ou seja, que você pode contratar, está aumentando a cada dia. São mais de 500 universidades cadastradas.

Veja também: Diferenças entre bolsa de estudos e financiamento estudantil.

Para simular o financiamento estudantil, é feita uma análise de crédito e é exigido um fiador. O programa não exige pontuação mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A taxa de juros é uma das melhores do mercado e o processo de contratação é 100% digital, fazendo com que o Pravaler torne-se uma ótima alternativa.

Está precisando de uma alternativa para o Fies? Conte conosco, podemos ajudar!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRAVALER
Compartilhar
Categoria: FiesPra saber
x

Estude nas melhores faculdades do Brasil pagando menos na mensalidade.

Contrate o seu financiamento estudantil sem precisar da nota do Enem.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter