Alternativas de crédito estudantil para quem está sem Fies

Por useradmin

Alternativas de crédito estudantil para quem está sem Fies

Procurando maneiras de entrar na faculdade e agora você está sem FIES? Conheça alternativas para prosseguir com seus sonhos.

Conheça o PRAVALER e estude sem o FIES

O esgotamento dos recursos do Fies e a adoção de regras mais rígidas para o financiamento estudantil deixou o futuro mais incerto para muitos estudantes. O programa do Governo Federal atende a 1,9 milhão de estudantes, de forma que com as mudanças nas regras, a procura por alternativas de financiamento aumentou e várias instituições, públicas e privadas, passaram a oferecer opções para estudantes que desejam começar ou continuar seus estudos na universidade este ano.

A Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenesp) estima que as mudanças no Fies devem reduzir em até 20% o número de alunos beneficiados nas instituições de ensino privado. Caso você se encontre nesta situação, a principal dica é não tomar medidas desesperadas. Confira algumas alternativas de financiamento estudantil para continuar seus estudos!

Pesquise outras universidades

Os financiamentos particulares, apesar de uma alternativa, requerem cuidado com relação aos juros altos e à criação de uma dívida que pode se tornar difícil de pagar. Assim, antes de recorrer a eles, faça uma pesquisa sobre outras universidades que oferecem o mesmo curso por mensalidades mais baixas. Financeiramente, os cursos à distância também costumam ser uma boa opção, por serem mais baratos e oferecerem o mesmo conteúdo dos presenciais. Assim, o estudante pode, ainda que temporariamente, trocar de curso ou de instituição, de forma a não interromper seus estudos.

Consulte as opções oferecidas pela sua universidade

Com as alterações do Fies, muitas universidades vêm oferecendo opções de crédito estudantil para os alunos, de forma que estes possam dar continuidade aos seus estudos. Procure saber se sua universidade oferece esse tipo de serviço e se informe sobre como funciona. Outra opção viável dentro da mesma instituição são as bolsas de estudo. Para estudantes de cursos mais específicos e menos disputados, as chances de conseguir uma bolsa e reduzir o valor da mensalidade são maiores.

Consulte as opções de financiamento bancário

Alguns bancos oferecem opções de crédito para o financiamento estudantil, tanto para o pagamento das mensalidades quanto para custos associados, como a compra de materiais escolares, por exemplo. O estudante deve ser cauteloso com relação às condições de crédito, que mudam de banco para banco, e analisar se vale ou não a pena, uma vez que este tipo de financiamento inclui juros altos e outras taxas.

Pravaler

Entre os programas privados, o Pravaler é o que mais se aproxima do Fies. O programa existe desde 2006 e pode financiar até 100% do ensino superior do estudante. Com as alterações no Fies, os cadastro de alunos no site aumentou muito, bem como o número de instituições parceiras do programa. Este realiza uma análise de crédito, e o estudante precisa ter seu nome limpo e um fiador. Da mesma forma que com as opções de financiamento bancário, é importante estar atento aos juros cobrados pelo programa.

Bolsa universidade

O programa Bolsa Universidade foi criado em 2003 pelo governo de São Paulo e já atendeu a aproximadamente 200 mil estudantes do ensino superior. Pelo programa, o governo de São Paulo paga a faculdade de universitários que atuem aos fins de semana no Programa Escola da Família, desenvolvendo atividades em escolas públicas estaduais ou municipais.

É importante que o estudante esteja atento às opções de financiamento e não tome medidas desesperadas, que podem significar dívidas que não podem pagar antes mesmo do início da vida profissional. As diferentes alternativas podem envolver também um semestre de espera, para se organizar com relação ao dinheiro necessário, ou a venda de bens para custear os estudos. O importante é ter criatividade e persistência e descobrir qual a melhor forma para você.

Está passando por esta situação? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários!

Compartilhar
Categoria: Fies

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.