Simulado Encceja Online: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado Encceja Online: Ciências Humanas e suas Tecnologias

QUESTÃO 01

Somos todos iguais ou somos todos diferentes? Queremos ser iguais ou queremos ser diferentes? Houve um tempo em que a resposta se abrigava segura de si no primeiro termo. Já faz um quarto de século, porém, que a resposta se deslocou. A começar da segunda metade dos anos 1970, passamos a nos ver envoltos numa atmosfera cultural e ideológica inteiramente nova, na qual parece generalizar-se a consciência de que nós somos diferentes de fato e de direito. É o chamado “direito á diferença”, o direito à diferença cultural, o direito de ser, sendo diferente. PIERUCCI, A. F. Ciladas das diferenças. São Paulo: Editora 34, 1999.

O autor apresenta uma característica das democracias contemporâneas. Essa característica combate a exclusão social na medida em que:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 02

Qualquer brasileiro que tenha passado pelo ensino fundamental provavelmente já ouviu falar da cidade- Estado grega, do Império Romano, do feudalismo, da Revolução Francesa, das Guerras Mundiais; de nomes como Nero, César, Napoleão, Hitler ou Stalin, mas dificilmente ouviu falar das cidades- Estado Yorubas, ou de povos como os Haussa, Bakongo, Makonde, Xhosa e Swahíli. E da rainha Nzinga, de Mussa Keita ou Samora Machel? Longe de querer fazer elogios a impérios e heróis africanos, é preciso reconhecer a sua existência, apagada dos nossos livros escolares.

ZAMPARONI, V. Imagens da África no Brasil. In: BOTELHO, A.; SCHWARCZ, L. M. (Org). Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Cia. das Letras, 2011 (adaptado).

O uso da memória, criticado no texto, é um exercício de poder na medida em que:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 03

Nos anos 1960, a etnóloga Margaret Mead combateu veementemente a noção de “eterno feminino”, mostrando que os atributos de cada sexo variam segundo os povos. Por exemplo, entre os arapeches da Nova Guiné, que ela estava estudando, era aos homens que se atribuíam traços de caráter geralmente considerados femininos, tais como a sensibilidade, a passividade e o amor pelos filhos.

DORTIER, J-F. Gênero. In: Dicionário de ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

De acordo com o estudo citado, os papéis e responsabilidades de homens e mulheres em uma sociedade são:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 04

Distribuição percentual da população por situação de domicílio – Brasil 1980 a 2010.

IBGE. Disponível em:http://7ª12.ibge.gov.br. Acesso em: 16 ago. 2014.

A evolução da distribuição populacional retratada no gráfico sofreu influência do seguinte processo ocorrido no espaço agrário brasileiro:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 05

O folclore consiste em “uma educação informal” que se dá ao lado da sistemática; uma educação que orienta e revigora comportamentos, faz participar de crenças e valores, perpetua um universo simbólico. Se as condições da vida social que garantem a sua persistência são ameaçadas, também o folclore entra em crise.
BOSI, E. Cultura de massa e cultura popular: leituras de operárias. Petrópolis; Vozes, 2000.

A valorização do tipo de manifestação cultural descrita é importante para a promoção:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 06

As novas formas de interconexão e de organização política e cultural, rotuladas com a expressão “cibercultura”, têm potencial para originar uma verdadeira revolução, com uma inédita multiplicidade de pontos de vista em todos os debates socialmente relevantes.
MAEDA, D. O fim da dicotomia? Revista de Ciências Sociais, n. 1, abr.-maio 2012 (adaptado).

No texto, a originalidade da “ cibercultura” está associada à:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 07

É importante enfatizar a relação entre estudo e maternidade. Nota-se que, entre as mulheres de 15 a 17 anos de idade que não tinham filho, 88,1% estavam estudando; para aquelas que tinham um filho ou mais, somente 28,5% estudavam e 68,7% delas não estudavam nem completaram o ensino médio, que seria o adequado para estarem cursando.
IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vidada população brasileira.
Rio de Janeiro, 2013.

A política pública para minimizar o problema descrito no texto é:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 08

Cerca de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso à água potável. Nos países em desenvolvimento, esse problema aparece relacionado a 80% das mortes e enfermidades. No século XX, o consumo da água multiplicou-se por seis – duas vezes a taxa do crescimento da população mundial.
NÓRCIO, I. Falta de água potável no mundo aparece relacionada a 80% das mortes e doenças. Disponível em: www.folhadaregiao.com.br. Acesso em: 27 ago. 2014.

No Brasil, uma ação capaz de minimizar o problema descrito no texto é o (a):

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 09

Simulado Encceja Ciencias Humanas 09

MARIANO. Disponível em: www.controversia.com.br. Acesso em: 24 ago. 2013 (adaptado).
Comparando os indicadores apresentados na imagem, evidencia-se que a nação brasileira tem sido marcada pela disparidade entre:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 10

A China tem os estados africanos como parceiros, e não como alvos de ajuda, e muitos governos árabes e africanos falam entusiasticamente de um “modelo chinês”, de regime fechado com economia aberta. A China cancelou a maior parte da dívida dos países africanos, forneceu créditos em condições favoráveis e multiplicou as importações da África. Adis-Abeba, sede da União Africana, também é a base regional da China para o estabelecimento de contatos comerciais na venda de equipamentos militares.
KHANNA, P. O segundo mundo: impérios e influência na nova ordem global. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008 (adaptado).

Uma consequência desse tipo de intervenção para o continente africano é a:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 11

O novo!... Esse foi o pensamento estético que nos agitou aqui durante a guerra. Onde estava o novo? Lá fomos buscar o novo nas Europas. E imitamos os “ismos” europeus.
ANDRADE, M. Modernismo e ação. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 24 abr. 1925, apud SCHWARTZ, J. (Org.). Vanguardas latino-americanas: polêmicas, manifestos e textos críticos. São Paulo: Iluminaras; Edusp; Fapesp, 1995.

No texto, o autor, participante da Semana de Arte Moderna de 1922, está criticando a:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 12

Em junho de 1917, uma greve geral paralisou totalmente a cidade de São Paulo por oito dias. As principais reivindicações eram o aumento de salários, a redução da jornada – trabalhava-se de 12 a 16 horas diárias –, o fim da exploração de menores e mulheres, e a transformação das condições gerais de trabalho. Vitorioso, o movimento assustou as elites.

IPEA. Disponível em: www.ipea.gov.br. Acesso em: 24 ago. 2013.

A iniciativa que viabilizou a conquista dos direitos mencionados no texto partiu dos:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 13

Simulado Encceja Ciencias Humanas 13

DAHMER, A. Disponível em: www.malvados.com.br. Acesso em: 16 ago. 2014 (adaptado).
De acordo com o texto, a expansão do modelo de trabalho referido na imagem encontra limites no seguinte setor:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 14

O integralista é o soldado de Deus e da Pátria, o homem-novo do Brasil que vai construir uma grande nação, dizia um slogan. A Ação Integralista Brasileira se organizou a partir de uma série de pequenos grupos de extrema-direita que se aglutinaram em torno da liderança de Plínio Salgado.
CYRYNOWICA, R. Força e a pátria em ação. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 61, out. 2010 (adaptado).

O movimento descrito no texto, surgido no Brasil após a Primeira Guerra, sofreu influência de grupos europeus que enfatizavam a:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 15

A descriminação com base em castas foi abolida pela Constituição promulgada na Índia depois da independência do Reino Unido, em 1947. Mas a instituição continua sólida e é um dos principais fatores da baixa mobilidade social do país. Vinculado ao hinduísmo, a religião praticada por 85% dos indianos, o sistema de castas tem uma história de 3 000 anos e resiste às tentativas oficiais de extingui-lo.
TREVISAN, C. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 ago. 2014.

A reação social à legislação mencionada é um exemplo de:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 16

Em consequência da divisão de trabalho, o mesmo número de pessoas é capaz de executar uma quantidade maior de trabalho. Isso ocorre por três motivos: primeiro, o aumento de destreza de cada um dos trabalhadores; segundo, a possibilidade de poupar o tempo que habitualmente se perdia ao passar de uma tarefa a outra; e, finalmente, a invenção de um grande número de máquinas que facilitam e reduzem o trabalho e tornam um só homem capaz de realizar o trabalho de muitos.
SMITH, A. A riqueza das nações. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1981 (adaptado).

Uma consequência econômica da situação descrita no texto foi a:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 17

Simulado Encceja Ciencias Humanas 17

O Selo Procel Eletrobras de Economia de Energia, ou simplesmente Selo Procel, foi instituído por decreto presencial em 8 de dezembro de 1993.
Disponível em: www.eletrobras.com.br. Acesso em: 20 ago. 2014 (adaptado).

A iniciativa apresentada está associada à preocupação contemporânea de garantir a:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 18

O Sertão semiárido permanece uma peça-chave da identidade e do regionalismo nordestino e, por essa razão, suas representações devem ser estudadas a fundo, sobretudo as dicotomias clássicas, como litoral versus interior progresso e atraso, seca e irrigação. Parece problemático falar em “Nordestino”, sendo preferível referirmo-nos a “Nordestes”, bem como a “Sertões”.
IBGE. Atlas das representações literárias de regiões brasileiras. Rio de Janeiro: IBGE, 2009 (adaptado).

A dificuldade da definição das identidades, apontada no texto, expressa a:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 19

O açúcar inventou uma paisagem originalíssima, marcada por canaviais e pelo famoso “triângulo rural”, a casa-grande e a senzala, a capela e a fábrica, mas também depredou o meio físico, empobreceu o solo, poluiu as águas dos rios e devastou a Mata Atlântica.
MELLO, E. C. Um imenso Portugal: história e historiografia. São Paulo: Editora 34, 2002 (adaptado).

Uma técnica do modelo agrícola descrito que contribuiu para esses resultados ambientais foi:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 20

Os produtores de algodão estão realizando o maior investimento da história. A nova colheitadeira substitui até duas colheitadeiras convencionais e poupa seis dos oito trabalhadores.
Produtor de algodão investe em renovação de máquinas. Disponível em: www.valor.com.br. Acesso em: 7 set. 213 (adaptado).

As transformações nas relações de trabalho, nesse tipo de cultivo, devem-se à:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 21

TEXTO I

Disponível em: www.portobr.com. Acesso em: 6 ago. 2014.


TEXTO II

As vantagens da conteinerização são inúmeras: aumenta da eficiência carga/descarga, maior controle da carga, menores índices de avaria e, consequentemente, maior rapidez na entrega. Com a padronização dos contêineres foi possível que o movimento de mercadorias pudesse ser realizado de ponto a ponto, utilizando mais de um meio de transporte.
BERTOLANI, A. D.; LEME, F. L. Carregamento de contêineres em navios. Disponível em: www.mackenzie.br. Acesso em: 31 jul. 2014 (adaptado).

Que consequência para a estrutura comercial a padronização apresentada promoveu?

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 22

Asa branca

Quando oiei a terra ardendo

Quá fogueira de São João

Eu perguntei a Deus do céu, uai

Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia

Nem um pé de prantação

Pru farta d’água perdi meu gado

Morreu de sede meu alazão

 

Inté mesmo a asa branca

Bateu asas do sertão

Entonce eu disse adeus Rosinha

Guarda contigo meu coração

 

Hoje longe muitas léguas

Numa triste solidão

Espero a chuva cair de novo

Pra mim vortar pro meu sertão

 

Quando o verde dos teus oios

Se espalhar na prantação

Eu te asseguro não chore não, viu

Qui eu vortarei, viu

Meu coração

 

GONZAGA, L.; TEIXEIRA, H. Asa branca toada. São Paulo: RCA Victor, 1947.

Qual aspecto da identidade nordestina mais se destaca nessa canção gravada por Luiz Gonzaga?

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 23

TEXTO I

No clã Rom, os casamentos têm festas que duram três dias e custam até R$ 140 mil. A família da noiva costuma oferecer um dote ao noivo: “A tradição cigana é casamento, três dias de festa, 5 mil litros de chope, 20 carneiros no rolete, 16 porcos no rolete, festa grande mesmo”.
JINKINGS, D.; CHAGAS, M. Casamento entre jovens ainda é tradição mantida por ciganos. Disponível em: http://memoria.ebc.com.br. Acesso em: 26 ago. 2014.

TEXTO II

Ao invés de jogar o buquê, a noiva peruana convida as solteiras para escolherem uma fitinha que fica presa no bolo do casamento. A ideia é que, antes dele ser cortado, cada mulher puxe um pedaço. A convidada que pegar a fitinha que está presa num anel de casamento será a próxima a se casar.
GOMIERO, A. 10 diferentes tradições de casamento pelo mundo.Disponível em: http://mdemulher.abril.com.br. Acesso em: 27 ago. 2014.

A comparação entre as situações descritas demonstra a:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 24

Nas primeiras eleições gerais em que está sendo aplicada, a Lei da Ficha Limpa já barrou grandes nomes da política brasileira, mas ainda é vista com ressalvas por setores do Poder Judiciário brasileiro. Os defensores falam de avanços e afirmam que a nova regra já está consolidada; os críticos dizem que a lei é cheia de brechas, com uma jurisprudência que ainda não é totalmente clara e passível de manipulação. Independentemente da divergência de opiniões, tanto críticos quanto defensores afirmam: a Lei da Ficha Limpa não substitui o papel do eleitor na hora de se escolher um candidato.
LIMA, W. Lei da Ficha Limpa deu resultados, mas ainda é vista com ressalvas. Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br. Acesso em: 21 set. 2014.

 A legislação abordada no texto impõe uma exigência ética ao impedir que os candidatos:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 25

O Japão produzia mais de 10 por cento da energia nuclear global, mas desativou temporariamente suas usinas depois do acidente de Fukushima, em março de 2011. O país se junta agora à Alemanha, Suíça e Bélgica como nações que decidiram eliminar suas usinas atômicas e investir mais em energias renováveis. Em Paris, o presidente da França, François Hollande, confirmou sua promessa de campanha de reduzir a energia nuclear de 75 para 50 por cento da matriz energética até 2025.
Disponível em: http://exame.abril.combr. Acesso em: 19 ago. 2014.

A reportagem revela uma nova tendência estabelecida por alguns países que têm como objetivo:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 26

Simulado Encceja Ciencias Humanas 26

Uma implicação socioespacial no campo, resultante da passagem do sistema 1 para o sistema 2, é a:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 27

O termo grilo, ou grilagem, tem sua origem na tentativa de transformar títulos falsificados, dando-lhes aparência de legais. O mecanismo utilizado, e que acabou denominando o processo de apropriação ilegal de terras públicas, era o de “comprar” dos cartórios ou de terceiros um falso título da terra e, para lhe dar uma certa aparência de autenticidade, o documento era colocado em uma gaveta com alguns grilos. Passado algum tempo, os grilos iriam alimentar-se das bordas da escritura e auxiliar na transformação do papel de cor branca para uma cor amarelada, ficando com um aspecto envelhecido. Assim, o título de propriedade da terra com esse novo visual daria maior credibilidade ao seu possuidor, que alegaria já ser proprietário daquela terra há algum tempo.
A grilagem de terras públicas na Amazônia brasileira. Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 15 ago. 2014 (adaptado).

Na região amazônica, uma consequência socioambiental da fraude escrita é o (a):

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 28

A temática dos direitos da criança e do adolescente – a qual se inscreve na agenda dos Direitos Humanos – foi se consolidando e se renovando. É uma área que ainda exige esforços teóricos concentrados, à altura da grande rede de atores e processos envolvidos na implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8069/90), que, muito mais do que uma legislação, constitui uma política de aposta no presente e no futuro das crianças e dos adolescentes de todo o país.
SALES, M. A. Metáforas da violência: adolescentes infratores sob a mira da mídia, da polícia e da política. In: FRANCISCO, E. M. V.; ALMEIDA C. C. L. (Org.). Trabalho, território, cultura: novos prismas para o debate das políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2007 (adaptado).

No contexto do Brasil atual, dentre os desafios para a concretização dos direitos assegurados pela lei mencionada está a:

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 29

São Paulo é conhecida como a maior cidade italiana fora da Itália, a maior cidade japonesa fora do Japão, a maior cidade baiana ou mineira fora da Bahia ou de Minas. São Paulo registra as ruas dos Ingleses, Franceses, Italianos, Portugueses. Registra a estação Armênia, uma dentre outras tantas homenagens ao seu multiculturalismo.
SPOSATI, A. Cidade em pedaços. São Paulo: Brasiliense, 2001.

Qual a causa da multiplicidade cultural descrita no texto?

Resposta correta! Resposta errada!

QUESTÃO 30

Muitos acordos foram negociados entre as nações do mundo para regulamentar a guerra, dentre os quais os mais importantes antes da Segunda Guerra Mundial foram os das Convenções de Haia de 1899 e 1907 e o das Convenções de Genebra em 1929. Esses acordos estavam baseados em dois princípios fundamentais: o da necessidade e o da humanidade. Sob o princípio da necessidade, tudo o que causasse sofrimento desnecessário seria proibido.
NEIER, A. Guerra e crimes de guerra: uma breve história. In: BARTOV, O. (Org.). Crimes de guerra: culpa e negação do século XX. Rio de Janeiro: Difel, 2005 (adaptado).

Um dos objetivos da realização das convenções descritas foi a:

Resposta correta! Resposta errada!
Simulado Encceja Ciências Humanas e suas Tecnologias
Você não atingiu a pontuação necessária para passar no teste.
Você não atingiu a pontuação mínima de 51% para passar no teste. Mas não desista! Este simulado é para te ajudar a treinar para o dia da prova real e você poderá fazer quantas tentativas quiser. Desenvolvemos um sistema de avaliação que estabelece o mínimo de 51% de acertos como um resultado positivo e 50% um resultado negativo Conte com o PRAVALER para te ajudar nos próximos passos.
Parabéns! Você atingiu a pontuação necessária para ser aprovado.
Parabéns! Você acertou mais de 50% das questões necessárias para ser aprovado! \o/ Continue estudando para ter o mesmo desempenho no dia da sua prova. Desenvolvemos um sistema de avaliação que estabelece o mínimo de 51% de acertos como um resultado positivo e 50% um resultado negativo Conte com o PRAVALER para te ajudar nos próximos passos.

Crédito Estudantil com até o triplo do tempo para pagar


Crédito Estudantil com até o triplo do tempo para pagar

SOBRE O ENCCEJA

Prepare-se para fazer a prova do ENCCEJA 2020 respondendo as 30 questões do simulado online de Ciências Humanas e suas Tecnologias. A prova cobra conteúdos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Lembrando que no dia da prova você terá quatro horas para responder as 30 questões e passar as respostas para o gabarito.
Para conseguir a certificação oficial, é necessário marcar ao menos cem pontos em cada caderno (são quatro) e ter uma porcentagem mínima de 50% de acertos no total da prova, além da nota mínima de cinco na redação.
Ao terminar de responder todas as questões do simulado do PRAVALER, você poderá conferir no final o seu resultado, considerando 50% de acerto um resultado positivo.

Reserve pelo menos 20 minutos para realizar o simulado.
Boa sorte!

 


Acessa todos os simulados da prova do ENCCEJA 2020.

Compartilhar

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.