Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Treineiro Enem: o que é e como ser um? Treineiro Enem: o que é e como ser um?

Treineiro Enem: o que é e como ser um?

Muitos estudantes já estão se preparando para realizar o Enem e conseguir uma vaga na universidade. Se você tem interesse em realizar a prova como treineiro para testar seus conhecimentos e ter a experiência dos estudos, confira nosso artigo contendo as principais informações de como é ser um treineiro Enem!

O que significa ser um treineiro Enem?

O Ministério da Educação (MEC) realiza anualmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que pode ser feito por qualquer pessoa, mesmo para os participantes com menos de 18 anos e candidatos que ainda irão concluir o ensino médio em outros anos a aplicação do exame requer algumas diferenças.

Os treineiros do Enem, são candidatos que são enquadrados nas condições acima descritas, sendo uma participação de autoavaliação, para testar seus conhecimentos.

Qual o objetivo de ser treineiro no Enem?

O treineiro tem o objetivo de testar seus conhecimentos do ensino médio realizando a prova com 180 questões de quatro áreas de conhecimento e mais uma redação.

O que torna um participante treineiro está no edital do Enem. Só é “treineiro” aquele que, concomitantemente, é menor de 18 anos e concluirá o Ensino Médio após o ano letivo 2020. A regra também leva em consideração a Lei nº 9394, de 20/12/1996, segundo a qual o participante com idade menor de 18 anos e que não concluiu o Ensino Médio não pode ingressar na Educação Superior.

Qual a diferença entre os treineiros e os demais participantes?

Os treineiros devem seguir as mesmas regras do que os demais participantes, porém existe algumas diferenças entre os candidatos, confira abaixo:

 

Treineiro Enem

Como é a prova do Enem para treineiros?

O Ministério da Educação (MEC) não faz provas diferentes para treineiros e não treineiros do Enem, sendo assim, a prova é a mesma para todos candidatos. Além disso, quem vai realizar o exame apenas pela experiência e para prática pessoal, deve seguir o calendário de inscrição divulgado pela página oficial do Enem, igualmente aos outros candidatos.

Redação do participante treineiro

A redação do Enem é a mesma para todos candidatos, composto por um tema e cobra dos participantes um texto escrito em até 30 linhas e na forma de dissertação argumentativa.

Como se inscrever no Enem como treineiro?

A inscrição para o Enem como treineiro, deve ser feita igualmente como todos os outros participantes.

  • O candidato deve acompanhar o cronograma do enem e calendário de provas;
  • Para realizar a inscrição, deverá acessar o site oficial do Enem;
  • Informar todos os dados solicitados;
  • Confirmar o cadastro;
  • E caso não tenha isenção na inscrição, o candidato deve pagar a taxa de inscrição.

É necessário pagar a taxa de inscrição?

Sim, o treineiro Enem tem que pagar a taxa de inscrição. Por trás do exame, existe a impressão das provas, organização, correção, entre outros serviços, por isso é importante que o treineiro também pague a taxa normalmente.

Treineiro Enem pode pedir isenção na taxa?

Respeitando as datas da solicitação da isenção da taxa do Enem, o treineiro pode também pedir a isenção do exame, contando que atenda aos requisitos da carência socioeconômica abaixo:

  • O candidato encontra-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica, possuindo Número de Identificação Social (INS) por ser um membro da família de baixa renda;
  • A renda familiar ser de até três salários mínimos.

Quando são divulgadas as notas dos Treineiros Enem?

As notas dos treineiros são divulgadas após 60 dias da divulgação do resultado oficial. São no total dois meses depois de sair o resultado para os participantes do Enem sem estar na categoria de treineiro.

Treineiro pode entrar na faculdade usando sua nota?

Não, os treineiros só podem utilizar a nota do Enem para autoavaliação de conhecimento. Mesmo que o candidato tenha atingido uma pontuação necessária para utilizar nos programas do governo como Sisu, Fies, Prouni ou para ingressar em uma faculdade, o estudante não poderá utilizar sua nota.

Por que fazer o Enem como treineiro?

A resposta pode ser bem pessoal para cada tipo de candidato que escolha a opção treineiro para o exame. O participante tem que estar ciente de suas condições, encarar a prova e o tempo disponível para realizar o exame contendo 180 questões de quatro áreas de conhecimentos, sendo elas: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e mais uma redação de até 30 linhas.

O motivo principal para ser um treineiro no Enem é testar aquilo que estudou para fazer o Enem, ter a experiência de fazer a prova, ajudando muito para que o participante esteja preparado nos seus estudos e consequentemente se dar muito bem no Enem lá na frente!

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: ENEMPrasaber
Tags:
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter