Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Conheça as 4 áreas de conhecimento do Enem Conheça as 4 áreas de conhecimento do Enem

Conheça as 4 áreas de conhecimento do Enem

O Enem é uma das provas anuais mais aguardadas pelos estudantes, isso porque, com a nota obtida no exame, é possível entrar em universidades públicas ou privadas. Mas não é somente responder as questões. Para concorrer a uma bolsa de estudos ou financiamento estudantil usando a nota do Enem, é necessário ter uma boa pontuação. Mas, como?

O primeiro passo é saber quais são as quatro áreas de conhecimento do Enem e incluí-las no seu cronograma de estudos. Diante disso, preparamos um conteúdo com todas as informações sobre cada uma delas para te ajudar na hora do exame. Preparado? Siga a leitura!

Quais são as áreas de conhecimento do Enem?

As áreas de conhecimento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são temas vistos durante o ensino médio, tendo em vista que este exame é justamente para avaliar o conhecimento do aluno na educação básica. No entanto, elas não são divididas por matérias, e sim por áreas, em quatro cadernos, além da redação.

Cada área de conhecimento do Enem conta com 45 questões objetivas, que exigem interpretação textual, raciocínio e cálculo. Como mencionamos, a redação dissertativa-argumentativa também é obrigatória no Enem, além de ser a nota máxima no exame, ou seja, de maior peso.

Mas afinal, quais são as disciplinas cobradas por cada área e como é feita a distribuição dos conteúdos na prova? Essa e outras questões vamos responder a seguir, continue acompanhando!

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Essa área é aplicada no primeiro dia do exame, e como o próprio nome já diz, engloba matérias de humanas, que são: Filosofia, Geografia, História e Sociologia. Para se sair bem nessas questões, é muito importante estar antenado aos acontecimentos da atualidade no mundo inteiro, além de claro, estudar cada matéria.

Ao contrário do que possa parecer, os temas abordados nesta prova não exigem do aluno que ele decore datas ou fatos históricos, e sim, a suas correlações com movimentos sociais, conflitos históricos, culturais etc. Neste caso, desenvolver a interpretação e estar atualizado fará toda a diferença.

Teste seus conhecimentos no simulado de Ciências Humanas e suas Tecnologias!

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Nesta parte do exame, matérias como: Biologia, Física e Química compõem o caderno de questões. Em alguns momentos você irá se deparar com cálculos e fórmulas, entretanto, este não é o foco. O objetivo é avaliar sua capacidade de utilizar o conhecimento obtido nessas disciplinas e sua relação com outros temas da atualidade, como o aquecimento global, por exemplo. Essa área é aplicada no segundo dia.

Teste seus conhecimentos no simulado de Ciências da Natureza e suas Tecnologias!

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Ainda no primeiro dia de prova, a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias traz as disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e Língua Estrangeira de sua escolha (inglês ou espanhol). Aqui o objetivo é testar o seu conhecimento dessas matérias.

Veja também: Como fazer uma boa redação no vestibular?

Além disso, neste mesmo dia, você também deverá realizar a redação no formato dissertativo-argumentativo. Este momento da prova requer muita atenção e dedicação por parte do aluno, afinal, um texto bem escrito fará muita diferença na média final. Então, foco na redação!

Teste seus conhecimentos no simulado de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias!

Matemática e suas Tecnologias

Temos fãs de exatas por aqui? Essa área de conhecimento do Enem acontece no segundo dia do exame, e como o nome já entrega, a principal disciplina é Matemática, a qual envolve assuntos como geometria, probabilidade, estatística, equações, regra de três, cálculos, fórmulas, raciocínio etc.

Mas fique atento, embora em alguns momentos seja necessário a realização de cálculos, a prova não é somente sobre isso. O objetivo aqui é usar o conhecimento obtido nesta área para solucionar os problemas matemáticos por meio de raciocínio lógico. Então, não deixe de se preparar.

Teste seus conhecimentos no simulado de Matemática e suas Tecnologias!

Qual a nota máxima de cada área do Enem?

Ter conhecimento da nota máxima de cada área do Enem faria toda diferença no momento da prova, se de fato, isso existisse, embora esse desejo seja muito comum entre os estudantes que estão prestes a realizar o exame. A verdade é que a nota do Enem de cada área é definida a partir do desempenho geral dos candidatos, ou seja, os pesos de cada tema são definidos pela instituição de ensino durante a seleção de vagas. Já a redação do Enem tem a pontuação mínima que é zero, e a máxima que é 1.000 pontos.

Único caminho lógico e possível a se percorrer, é definir logo de início qual a graduação que deseja realizar. Algumas universidades costumam colocar um maior peso em disciplinas relacionadas à área de interesse, por exemplo, para os cursos de Engenharia ou Medicina, a área de Matemática e suas Tecnologias apresentam o maior peso. Entretanto, não são todas as instituições que optam por esse sistema de peso.

Como fazer o cálculo da nota de cada área do Enem?

A vontade de saber a nota do Enem é muito grande após a liberação do gabarito, sobretudo, essa ansiedade é compreensível, afinal, tirar uma boa pontuação pode garantir uma vaga no ensino superior. No entanto, não é possível calcular a nota de cada área do Enem a partir do gabarito.

Para o Enem, é utilizado o TRI (Teoria da Resposta do Item) para a correção da prova. Com esse método, não é possível calcular a nota do Enem antes da divulgação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Isso porque, as questões fáceis e difíceis são espalhadas pelo caderno, e por meio disso, é possível avaliar se o aluno está apenas chutando. Então, não há como saber qual questão tem o maior peso.

Por outro lado, existe outro cálculo muito importante que pode te ajudar a conseguir uma vaga nas universidades em todo o país, principalmente em faculdades públicas por meio do programa do governo, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Aqui neste caso, o principal objetivo é saber a média da nota de corte do Sisu para o curso de interesse, assim, você poderá avaliar se possui chances ou não de conseguir estudar em instituições federais e estaduais de ensino superior.

Agora que você já sabe quais são as quatro áreas de conhecimento do Enem, corra para montar seu plano de estudos. Até a próxima!

Para facilitar, você pode simular as suas chances de aprovação na faculdade dos seus sonhos com o Simulador Sisu.

Cta Simulador Sisu 600x200

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter