Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Veja 6 dicas do que fazer depois do ensino médio Veja 6 dicas do que fazer depois do ensino médio

Veja 6 dicas do que fazer depois do ensino médio

Como todo fim de ciclo, a conclusão do ensino médio traz muitas oportunidades e incertezas. Ao mesmo tempo em que temos que tomar decisões importantes sobre nossas vidas, nos vemos inseguros, sem saber o que fazer e até mesmo querendo voltar para a rotina – antes entediante – das aulas. Mas o lado bom é que há um mundo de opções e oportunidades para escolher!

Se você não sabe o que fazer depois do ensino médio, não se preocupe: quase ninguém sabe com certeza. Porém, estudar e pesquisar suas possibilidades são as melhores maneiras de tomar uma decisão consciente. Por isso, hoje falaremos de algumas dessas opções. Continue a leitura!

O que fazer depois do ensino médio?

São várias as opções para quem acaba de concluir o ensino médio, desde realizar o vestibular até buscar um estágio, passando pelo intercâmbio e por um curso técnico. Veremos algumas a seguir. Vamos lá?

Prestar vestibular

Um dos caminhos clássicos de quem sai do ensino médio é prestar o vestibular para entrar em uma faculdade. Porém, isso precisa de planejamento: decidir seu curso com consciência, descobrir como são as provas, estudar da forma devida, etc.

Para esse mesmo fim, você também pode prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e tentar uma bolsa de estudos em uma universidade particular.

A grande vantagem é que quem tem ensino superior tem chances melhores no mercado de trabalho. Além disso, você vai ter uma educação aprofundada sobre o assunto que mais interessa, conhecer novas pessoas, fazer contatos e descobrir ainda mais sobre aquilo que ama. A faculdade é uma experiência incrível!

Fazer um curso técnico

Um curso técnico é um caminho mais curto – mas não mais fácil – para o mercado de trabalho, quando comparado à faculdade. Nele, os alunos aprendem sobre suas áreas de escolha mais objetivamente, com aulas práticas e teóricas. A duração é menor do que uma graduação, durando no máximo dois anos.

Não é necessário ter terminado o ensino médio para fazer um curso técnico, mas você deve ter o diploma deste para conseguir seu diploma como técnico. É possível, por exemplo, fazer os dois ao mesmo tempo.

Os cursos técnicos são muito bem vistos no mercado de trabalho, com muitas vagas precisando de profissionais qualificados. Outra grande vantagem é que, fazendo um curso mais prático e voltado para o mercado, você pode descobrir se quer se aprofundar nessa área e, mais tarde, fazer também uma graduação.

Fazer um curso tecnólogo

O curso tecnólogo também é uma opção para quem deseja ingressar no mercado de trabalho mais rápido e garantir o inicio da jornada profissional em pouco tempo, já que tem duração de dois a três anos e foco em áreas profissionais bem específicas.

Decidir-se a favor de um curso superior de tecnologia, no entanto, é uma tarefa que requer do estudante um exercício de visão de futuro com o pé no chão. O processo de escolha deve levar em consideração os seguintes fatores: tempo, dinheiro, planos para o futuro até tomar a decisão.

Então, saiba que o curso tecnólogo é ideal para quem já tem um foco definido. Afinal, são cursos que formam profissionais para atuarem em setores específicos do mercado de trabalho. É aconselhável também para quem já trabalha em determinada área e quer expandir seus conhecimentos ou ocupar cargos que exijam nível superior.

Procurar um emprego

O caminho seguido por muitas pessoas é a busca imediata por um emprego. Afinal, nada melhor do que ter o próprio dinheirinho e encarar a vida adulta de frente. Certo? Depende.

Ainda que procurar uma ocupação no mercado seja uma opção válida, ela pode ser um tanto quanto complicada pra alguém que acabou de sair da escola. Isso acontece por uma razão bem simples: falta de experiência e qualificações.

O mercado de trabalho busca pessoas qualificadas, com experiência e que saibam lidar com o dia a dia profissional. Isso faz com que o primeiro emprego seja um desafio pra muitos jovens. Então, o ideal é investir em um graduação e começar por um estágio, assim você ganha bagagem e novos aprendizados para ir colocando no currículo.

Fazer um concurso público

Existe uma infinidade de concursos públicos para estudantes apenas com o ensino médio como formação educacional. É uma opção vista por muitos como a chance de ingressar no serviço público para garantir estabilidade financeira.

Contudo, os concursos de nível médio não oferecem altos salários (valores normalmente pouco acima do salário-mínimo), os cargos podem ser temporários ou com baixas perspectivas de crescimento dentro das empresas. Além disso, os cargos de ensino médio costumam ser concorridos por conta da baixa exigência na formação educacional.

Para passar em um concurso público é necessário se dedicar aos estudos, pois a concorrência é grande. Porém, se for aprovado, seu cargo é garantido.

Fazer um intercâmbio

Se você tiver a oportunidade, pode fazer um intercâmbio depois do ensino médio. Seria como tirar férias, mas aprender mesmo assim: estando imerso em uma nova cultura, você pode aprender outra língua, conhecer outra cultura e ficar mais consciente do mundo. E, claro, se você aproveitar para fazer um curso ou trabalhar, é ainda mais experiência para o seu currículo.

Essas são algumas opções do que fazer quando acabar o ensino médio. Até lá, estude muito – seja para o vestibular ou para as provas finais – e aproveite seu tempo como aluno. É uma boa época da sua vida e as oportunidades do futuro são inúmeras!

Intercambio Pravaler

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter