Vestibular Estácio – como é o vestibular na instituição

A Estácio é uma das instituições de ensino mais conhecidas do país. Tradicional no modelo presencial e moderna no ensino a distância, o grupo se destaca pela popularidade e pela variedade de opções que apresenta ao público.

Essa variedade não se concentra apenas nas graduações. É possível fazer diferentes cursos de especializações nas mais diversas unidades do país ou a distância.

Quanto à estrutura, mais diferenciais: a começar pelos polos onde as atividades presenciais do EAD e dos cursos híbridos são exercidas.

Esses espaços são cuidadosamente planejados de maneira a otimizar a experiência do aluno, gerando assim uma formação rica, não importa onde ele esteja.

Os cursos híbridos são modelos inovadores, nos quais coexistem as aulas presenciais e a distância. Nesse modelo, as atividades necessariamente presenciais são realizadas em espaços específicos nos polos espalhados por todo o país.

É em função do desenvolvimento tecnológico presente nesses espaços que a Estácio tem condições para oferecer cursos até então tidos como inviáveis a não ser no modelo presencial. É o caso da graduação em Engenharia, disponível no modelo Flex.

A segunda graduação é outro ponto a ser destacado na Estácio, pois representa uma faculdade a mais para quem já tem diploma de ensino superior e deseja uma nova certificação. Na Estácio é possível apresentar seu histórico escolar para eliminar matérias e diminuir o tempo até a conclusão do curso.

Como é o vestibular Estácio?

A instituição atua em todo o país, seja com seus campi, seja com os polos para os cursos a distância. Assim, para se inscrever é necessário acessar o site oficial da Estácio e indicar em qual estado você reside. É em função dessa informação que o sistema direciona você para as unidades e cursos disponíveis na sua região. Nele, aparece a informação a respeito do modelo de ensino, podendo ser presencial, EAD ou flex.

Para entrar na faculdade é possível usar a nota do Enem ou participar do vestibular. Optando pelo vestibular, você já pode participar do Mega Vestibular Estácio, edição vigente, que já tem as inscrições abertas e acontece no dia 10 de agosto. Optando pela nota do Enem, é necessário comprovar pontuação mínima de 300 na redação e nota superior a 100 pontos nas questões objetivas para concorrer.

A Estácio faz processos seletivos ao longo de todo o ano, geralmente com preços acessíveis para o interessado. É preciso ter atenção às divulgações para aproveitar as oportunidades.

Vestibular Estácio 2019

É importante destacar que na Estácio, o candidato pode tentar sua vaga via vestibular tradicional, agendado, Enem ou então optando pela segunda graduação, fazendo transferência ou solicitando a reabertura da matrícula. Assim, caso já conte com um diploma de ensino superior, o aluno pode efetuar sua matrícula sem passar pelo vestibular, bastando apenas conferir se existem vagas para o curso de seu interesse.

Todos os procedimentos podem ser feitos por meio do site da instituição.

Optando pela transferência, não é necessário pagar a matrícula. Caso a ideia seja a reabertura da matrícula também é desnecessário realizar novas provas.

Datas das provas

Fique atento às divulgações no site da Estácio. Tanto para os cursos presenciais, a distância ou flex, os processos seletivos são recorrentes, ficando abertos praticamente o ano todo.

Embora os processos de seleção sejam recorrentes, é preciso ter atenção às datas das turmas a serem abertas. É possível que você faça um vestibular em determinada época do ano e tenha que esperar o início do semestre seguinte para começar as aulas. Entretanto, isso representa uma oportunidade para que o aluno, mesmo reprovado, tenha uma segunda chance para conseguir a vaga na edição seguinte do exame.

Vestibular EAD

O EAD da Estácio é um dos mais vantajosos do país, sendo oferecido desde 2009 e reunindo uma série de cursos.

Para participar, é preciso fazer a sua inscrição no site oficial, escolher o curso, a cidade onde estará localizado o polo presencial e fazer a sua busca. Confirmando o preço do curso, você já pode dar sequência à sua inscrição no processo seletivo. Tudo de maneira simplificada, sem a menor burocracia.

Como cancelar a inscrição?

No mesmo site, com login e senha, você pode solicitar o cancelamento da sua participação no processo seletivo da Estácio.

É importante destacar que todo o processo pode ser realizado em meio digital. Por isso, guarde seus dados de acesso em local seguro e esteja sempre acessando o sistema para conferir as atualizações.

O que estudar para o vestibular da Estácio?

Para o vestibular tradicional, a prova é composta por 30 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma redação. As edições acontecem regularmente ao longo do ano e são amplamente divulgadas pelas instituições, bem com a definição de suas datas.

Para o vestibular agendado, basta escolher local e horário para fazer uma prova de redação. A Estácio disponibiliza todos os recursos para o candidato comparecer e fazer o exame. Essa é uma boa oportunidade para quem não tem tempo para comparecer à edição tradicional.

As matérias são as ensinadas no Ensino Médio. Assim, não importa se você estuda com foco na prova do Enem ou no exame da Estácio. Embora as questões sejam apresentadas de maneiras diferentes e as avaliações sejam feitas por métodos distintos, no fim, ambas trabalham com a mesma exigência: o domínio a respeito das matérias de primeiro, segundo e terceiro colegial.

A dica aqui é encontrar um método e segui-lo ao longo do ano, além de fazer simulados para testar o seu desempenho. Assim, independentemente do exame que fizer, você estará melhor preparado. Reunimos algumas dicas para ajudar você quanto a isso. Confira nosso artigo a respeito de como se preparar para uma prova.

Quanto à redação, não há segredo: é preciso praticar. Assim, quanto mais você escreve, mais natural esse processo se torna para você. E isso faz toda a diferença no dia da prova. Praticando, você adquire recursos para evitar aquele famoso “branco”.

Tente fazer ao menos uma dissertação ao longo da semana. Mesmo que no dia do exame você se depare com outra exigência, como carta ou narração, ainda assim terá familiaridade com o papel e a caneta e poderá desenvolver sua proposta com maior tranquilidade.

Que tipo de redação cai na Estácio?

A instituição não divulga qual será o tema e gênero textual a ser trabalhado, mas estabelece um mínimo de 20 e máximo de 30 linhas por redação.

Geralmente, a exigência é de uma análise dissertativa-argumentativa sobre determinado tema apresentado na prova, mas é possível que ocorram outras abordagens.

Resultado do vestibular

A divulgação é feita no portal do candidato Estácio. Nele é possível confirmar não só as informações a respeito da inscrição como também os resultados dos exames.

Fique atento a esse espaço, pois caso seja aprovado, você terá que acompanhar a divulgação das datas para a matrícula e a solicitação dos documentos a serem apresentados. É importante manter seus dados de acesso devidamente seguros.

Uma vez aprovado, você recebe o aviso da Estácio a respeito das datas para apresentação dos documentos e confirmação da matrícula. A partir de então você já pode recorrer a programas de financiamento estudantil ou de bolsas de estudos.

Cursos mais concorridos na Estácio

De acordo com os resultados do ProUni, os cursos mais concorridos da Estácio são:

  1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
  2. Administração.
  3. Engenharia de Produção.
  4. Gestão Pública.
  5. História.

Como visto, a ordem segue o parâmetro da maioria das faculdades brasileiras. Assim, mesmo este tendo sido o resultado da última edição do ProUni, podemos estimar que deve ser essa também a concorrência no vestibular tradicional da Estácio.

É possível usar o PRAVALER na Estácio?

Sim, a Estácio é uma das instituições afiliadas ao programa. Isso quer dizer que, uma vez matriculado na Estácio, você pode financiar seus estudos de forma diferenciada. Uma das vantagens é que o PRAVALER contempla também alunos aprovados em cursos a distância.

Além disso, as dívidas não se acumulam, ou seja, o beneficiário só começa a pagar um período após quitar sua dívida do período anterior. No todo, você tem até o dobro do tempo de graduação para arcar com os custos do financiamento.

A dica é acessar o site e fazer a sua simulação gratuitamente. Caso seja aprovado, é possível dar continuidade ao processo via internet e viabilizar o seu financiamento de maneira facilitada.

Assim, o PRAVALER se apresenta como uma solução mais atraente do que o FIES, que tem uma série de limitações. Talvez a principal delas seja a obrigatoriedade da participação no Enem. No caso do PRAVALER, você pode fazer a sua simulação e efetuar a inscrição no programa mesmo sem ter participado do exame ou se sua nota ficou abaixo do corte no FIES.

No fim, o financiamento é uma oportunidade para o aluno fazer a sua graduação com tranquilidade mesmo em uma instituição privada, como é o caso da Estácio.
Ficou interessado em estudar na Estácio? Então confira algumas dicas que preparamos para ajudar você a se preparar melhor para o vestibular.

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.