Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
BARD: entenda como funciona a Inteligência Artificial do Google BARD: entenda como funciona a Inteligência Artificial do Google

BARD: entenda como funciona a Inteligência Artificial do Google

Gostando ou não, fato é que a Inteligência Artificial é algo que veio para ficar. Assim como tantas tecnologias, sistemas e ferramentas que já existem, o Google não quis ficar de fora dessa.

No ano passado, fomos surpreendidos com a nova plataforma de Inteligência Artificial desenvolvida pelo Google. Você sabe qual é e como ela funciona? Não? Te convido a navegar por esse conteúdo para descobrir mais sobre essa ferramenta que pode ser sua aliada no dia a dia. Vamos nessa? Boa leitura!

Qual é o nome da inteligência artificial do Google?

Google Bard é o nome da inteligência artificial e chatbot do Google. A ferramenta, similar ao ChatGPT, foi lançada oficialmente no Brasil em julho de 2023. A plataforma funciona em mais de 40 idiomas diferentes e reúne uma base imensa de dados do Google, que é hoje a maior referência de busca e pesquisa na internet.

A IA do Google surge com a proposta de apresentar tudo o que já vemos atualmente em outras plataformas, entretanto, com uma personalização e recursos extras que melhoram a experiência de busca do usuário. Com o Google Bard, por exemplo, é possível ter interações e obter de forma simplificada aquelas informações mais complexas e de difícil entendimento.

Como acessar a IA Bard?

O Google Bard funciona, basicamente, como o ChatGPT. A ideia é que o usuário construa o diálogo com o chatbot através de perguntas e comandos. O grande diferencial entre as duas ferramentas, é que a IA do Google é conectada diretamente com a rede de internet, ou seja, enquanto o ChatGPT tem dados atualizados até 2021, o Google Bard apresenta dados atualizados em tempo real.

Como já mencionado, o Google Bard possibilita a interação por meio de diversos recursos, como texto, envio de imagens e até áudios, outro diferencial perante o ChatGPT. E como acessar? Atualmente só é possível acessar a plataforma pelo navegador via computador ou celular.

O usuário deve acessar o site do Google Bard e logar em sua conta Google. Depois, é necessário ler os termos de privacidade da plataforma (caso seja o seu primeiro acesso), e pronto! A ferramenta já pode ser utilizada.

O Google já anunciou que o Bard ainda está em fase experimental, portanto, é sempre importante ficar em alerta, pois nem sempre as informações podem ser precisas. Caso tenha dúvidas, vale a pena pesquisar no próprio Google para confirmar as respostas apresentadas pela IA.

A IA Bard é paga?

Atualmente, a versão básica do IA Bard é gratuita e disponível para todos os usuários, sem restrições. Para este caso, a ferramenta permite a criação de texto, tradução de idiomas e criação de diferentes conteúdos. A ideia é que a plataforma desenvolva uma versão paga que oferecerá diferentes recursos, como respostas mais precisas, capacidade para geração de textos mais complexos e acesso a um conjunto de dados mais amplo.

Como gerar imagens com o Bard?

Entre todas as funcionalidades do Bard, está a criação de imagens a partir de seus recursos disponíveis de forma gratuita.

Uma vez no site do Bard, você só precisa digitar, por exemplo “crie uma imagem de um cachorro”, ou coisas desse tipo, e enviar o comando. Em seguida, a plataforma irá gerar uma imagem baseada na sua consulta.

Você também pode usar o recurso para fazer solicitações mais específicas, como por exemplo “crie uma imagem de uma cidade com pôr do sol”. Uma observação que vale a pena mencionar, é que a plataforma de inteligência artificial ainda está em constante desenvolvimento, portanto, algumas imagens podem sair em baixa qualidade.

Como usar o Bard no celular?

Apesar de não ter aplicativo próprio, o Bard pode ser acessado pelo navegador tanto do computador como do celular, e serve tanto para Android quanto iOs.

Android

Para usar o Bard no celular Android, basta colocar o site www.bard.google.com no navegador da web do aparelho e fazer o login da sua conta do Google. Caso não tenha, precisará criar uma.

Depois de fazer login, você poderá usar a plataforma da mesma forma que usa no computador: basta fazer suas solicitações na barra de consultas, fazer upload de imagens e até acessar seu histórico de conversas anteriores.

iOs

O uso da ferramenta IA do Google em um celular de sistema operacional iOs funciona da mesma forma que no celular Android, o que difere é o navegador do dispositivo, que, neste caso, é o Safari, ao invés do Google Chrome. 

O processo de pesquisa e utilização da plataforma é o mesmo já mencionado acima.

Uso da inteligência artificial: vantagens e desvantagens

A inteligência artificial veio para revolucionar a forma de fazer pesquisa e, de certa forma, auxiliar na automação de processos em empresas e no nosso dia a dia. Entre as vantagens da IA, estão:

Eficiência: você consegue automatizar tarefas que são repetitivas e aumentar, consequentemente, a eficiência de humanos em processos de criação de conteúdos. 

Precisão: os algoritmos da inteligência artificial conseguem processar e coletar um conjunto de dados com alta precisão de forma que reduz os erros humanos.

Disponibilidade: as plataformas de IA operam continuamente, sem descanso. 

Processamento: a inteligência artificial é capaz de analisar um grande volume de dados muito rapidamente, algo que seres humanos são incapazes de fazer. 

Mas, apesar de seus benefícios, a ferramenta é também um perigo para aqueles que não sabem utilizá-la de maneira correta e responsável. Um exemplo disso é a propagação da desinformação. Entre as desvantagens da inteligência artificial, estão:

Mudanças no mercado de trabalho: existem alguns cargos e profissões que podem ser substituídos pelo impulsionamento da IA.

Falta de veracidade nas informações: nem todas as plataformas de inteligência artificial, a exemplo dos chatbots, apresentam fontes de onde as informações foram retiradas.

Dependência tecnologia: a dependência excessiva por sistemas de IA pode se tornar um problema, principalmente em organizações vulneráveis a falhas técnicas, por exemplo.

Agora que você já sabe como funciona a IA do Google, que tal navegar por outros conteúdos similares? E também aproveite para testar o seu conhecimento sobre a IA!

Como funciona a inteligência artificial do Bing

Aplicativos de inteligência artificial 

Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhar essa informação com amigos e familiares? Até a próxima!

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter