Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Comprovante de renda: quais são os documentos mais aceitos Comprovante de renda: quais são os documentos mais aceitos

Comprovante de renda: quais são os documentos mais aceitos

Ao fazer um contrato com uma instituição financeira, como contratar um crédito ou solicitar um novo cartão no banco, é normal que solicitem um comprovante de renda. Os documentos aceitos nesta situação irão informar para a empresa qual é a renda mensal da pessoa, ou empresa, para que façam uma análise de risco.

Os documentos que comprovam renda são os mais diversos e variam se é para uma pessoa física ou jurídica. Para acabar com as possíveis dúvidas sobre este tema, continue a leitura do artigo e veja as informações que trouxemos para você.

Como devo comprovar renda?

O comprovante de renda é um documento que informa a renda do indivíduo ou da empresa. Por causa da relevância desses dados para a avaliação de riscos de uma instituição financeira, se faz necessário que sejam descritos os valores recebidos pelo solicitante do crédito, como empréstimos ou financiamentos.

Dessa forma, a aprovação será feita dependendo do valor que está sendo pedido pela pessoa em comparação com os valores que recebe por seus trabalhos ou por outras formas de renda. Apresentar os seus rendimentos comprova se há ou não como você bancar os compromissos financeiros a serem contratados.

Se você está em algum processo em que pediram esse relatório de suas finanças, entenda abaixo como você pode comprovar renda.

Comprovação de renda – Pessoa Física

Quem se enquadra na categoria de Pessoa Física encontra mais de uma maneira de comprovar a renda, o que deixa esse processo de reunir documentação um pouco mais prática. As mais comuns são os últimos três holerites, no caso de ser profissional CLT, o extrato bancário, a declaração do Imposto de Renda e a Carteira de Trabalho.

Comprovação de renda – Pessoa Jurídica

Já para as Pessoas Jurídicas, isto é, para comprovar a renda de empresas, essa documentação é similar. As informações necessárias costumam estar em arquivos como a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore), na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e também no extrato bancário.

Comprovação de renda – Trabalhadores autônomos

Os profissionais que atuam por conta própria, principalmente quem é MEI, também deve reunir comprovantes de renda nas situações que comentamos acima para que consigam ter crédito aprovado. Os autônomos podem usar os mesmos documentos que Pessoa Jurídica, como o Decore, além da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional.

Quais documentos são aceitos como comprovante de renda?

Agora, vamos explicar sobre os principais documentos separadamente. Assim, você entende em detalhes a respeito de cada um deles e descobre qual é o mais indicado para a situação na qual você precisa apresentar um comprovante de renda.

Importante: Para consultar quais são os documentos aceitos como comprovante de renda para a contratação do financiamento estudantil do Pravaler, consulte o último tópico deste artigo ou visite pravaler.com.br/como-contratar/.

Carteira de Trabalho (CTPS)

Um dos comprovantes de renda que normalmente são aceitos é a Carteira de Trabalho (CTPS), visto que se trata de um documento que os profissionais com carteira assinada conseguem indicar o vínculo empregatício com a empresa em que trabalham. Na Carteira também aparece o salário-base do cargo e informações sobre o tempo de atuação.

Holerite

Voltado para a comprovação do salário recebido, o holerite, ou contracheque, é disponibilizado mensalmente pela empresa para o trabalhador a fim de registrar qual foi o valor bruto e o líquido do mês de trabalho. É neste documento que consta quais são os descontos na quantia paga pela organização. Além disso, é comum que sejam solicitados holerites dos últimos três meses para que se tenha essa informação o mais atualizada possível.

Extrato bancário

Outra opção de comprovante de renda, tanto para Pessoa Física quanto para Pessoa Jurídica, é o extrato da conta corrente. Essa relação de movimentações não é aceita por todas as instituições financeiras, mas dependendo da natureza da solicitação de crédito, é considerada.

Para tal alternativa, é igualmente indicado que reúna as informações de renda dos últimos três meses. Isso pode ser conseguido em recursos do aplicativo ou Internet Banking do banco, ou pedindo direto para o seu gerente de conta.

Declaração de Imposto sobre a Renda de Pessoa Física (DIRPF)

Aqueles que fazem parte do grupo de pessoas que precisa declarar o Imposto de Renda a cada ano têm essa documentação para usarem como um comprovante de renda. Afinal, na DIRPF estão listados os ganhos obtidos no ano anterior e o que foi pago de despesas ou tributos, assim como devem estar declarados os bens que compõem o seu patrimônio.

Após o término do período da entrega da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, o arquivo fica disponível para ser utilizado como comprovante de renda, principalmente se for para cobrir a ausência do holerite ou da Carteira de Trabalho.

Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore)

Feita por um contador, a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, ou Decore, é indicada como comprovante de renda para trabalhadores autônomos ou pequenos empreendedores.

Nesta alternativa, serão agrupadas as principais informações sobre as finanças do empresário, como documentos de ganhos, a Declaração do Imposto de Renda, recibos de aluguéis, entre outros que o profissional de Contabilidade apontar como essencial para a entrega do Decore.

Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI)

Também considerada como um dos comprovantes de renda de destaque para os microempreendedores, a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional nada mais é do que uma espécie de Declaração do Imposto de Renda específica para quem está cadastrado na categoria de MEI.

É importante considerar que algumas instituições financeiras não a consideram sozinhas como comprovação de renda, assim como acontece com a DIRPF, porque apresenta os dados financeiros do ano anterior, não sendo tão atualizada como seria o ideal em determinados processos.

Comprovante de renda no Pravaler

O financiamento estudantil do Pravaler é uma excelente opção para aqueles que buscam financiar seus estudos e investir em uma formação acadêmica de qualidade. Essa modalidade de financiamento oferece oportunidades a estudantes que desejam ingressar em instituições de ensino superior, mas que precisam de suporte financeiro para alcançar seus objetivos educacionais.

Se você vai contratar um financiamento estudantil no Pravaler, saiba que também é necessário enviar documentos para comprovar a sua renda.

Assim que a instituição de ensino aprova os dados da sua matrícula, você e o garantidor devem enviar os documentos para a elaboração do contrato de financiamento. Tudo é feito 100% online, através do Portal do Aluno. Os documentos solicitados são:

  • CPF;
  • Documento de identificação, como RG, DNI, CIN, CNH, CTPS, Identidade militar e/ou civil, Entidade de Classe (OAB, CREA, CRM, CRMV, CRC, etc.) ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiro);
  • Comprovante de Renda

Como comprovante de renda, o Pravaler aceita documentos como: Holerite, Extrato do INSS, Extrato Bancário de Pessoa Física dos últimos 3 meses, Declaração de Imposto de Renda do ano vigente com recibo de transmissão, Pró-Labore ou Demonstrativo de pagamento de benefício de previdência privada. Alunos que são estagiários, precisam enviar holerite ou extrato de pagamento referente a 3 meses consecutivos.

É importante que o candidato reúna todos os documentos necessários – originais, dentro da validade e com bom estado de conservação – e esteja preparado para fornecer as informações solicitadas. O financiamento pelo Pravaler possibilita que o estudante concentre-se em seus estudos e alcance seus objetivos acadêmicos com tranquilidade, sabendo que tem o suporte financeiro necessário para investir em seu futuro profissional e pessoal.

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter