Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Saiba como funciona e como aumentar o score de crédito Saiba como funciona e como aumentar o score de crédito

Saiba como funciona e como aumentar o score de crédito

Com certeza você já ouviu o termo “score de crédito”, ou até já se perguntou “por que meu score está baixo?”, acertei? Mas, você sabe, afinal, o que é e como ele funciona? Inicialmente, já te adiantamos que esse sistema de pontuação é muito importante para qualquer pessoa, principalmente para aquelas que desejam e pretendem contratar um empréstimo, solicitar cartão de crédito, entre outras coisas.

Ter um planejamento financeiro adequado faz com que seu score de crédito tenha uma boa pontuação – que pode variar de 0 a 1.000-, mas essas e outras informações você entende ao longo desse conteúdo. Neste artigo você confere tudo sobre score de crédito, como consultá-lo e o melhor, como aumentá-lo. Vamos nessa?!

O que é Score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que pode variar de 0 a 1.000 e indica a capacidade do consumidor de pagar suas dívidas e o risco que representa aos credores. Essa numeração é calculada com base em informações do seu histórico de crédito, como o pagamento de empréstimos, contas, boletos, saldos de cartões de crédito, entre outros fatores que estão ligados ao seu comportamento financeiro.

Algumas agências de crédito, como o Serasa, por exemplo, coletam esses dados em relatórios de crédito, que são justamente para calcular o seu score. Resumidamente, quanto maior a sua pontuação, melhor será o seu histórico de crédito e mais confiável será diante dos credores.

Agora você deve estar se perguntando “mas por que ter um bom score de crédito?”. Ter um score positivo é muito importante, principalmente, se você deseja solicitar um empréstimo pessoal ou solicitar cartão de crédito. Bancos e instituições financeiras se baseiam nesses dados para decidir se aprovam ou recusam suas solicitações. Além disso, um score de crédito alto geralmente pode resultar em taxas de juros mais baixas.

E como manter um bom histórico e como aumentar o score? Continue acompanhando esse conteúdo!

Como consultar o meu Score?

Essa é uma dúvida muito comum. A verdade é que há diversas maneiras de consultar o seu score de crédito, pois hoje no Brasil existem várias agências de crédito que fornecem essa informação. Atualmente, os principais são o Serasa, SPC Brasil e Boa Vista SCPC. Cada um deles apresenta o seu próprio sistema de pontuação, portanto, o ideal é que você verifique seu score em mais de uma delas.

Além disso, é recomendável que você consulte seu score de crédito sempre que possível, dessa forma, você acompanha seu histórico de perto e consegue fazer melhorias, se necessário. Algumas dessas agências que mencionamos oferecem serviços gratuitos de monitoramento que alertam qualquer mudança na sua pontuação.

Como funciona o score de crédito?

Como já mencionamos, o score de crédito é calculado com base em informações contidas no seu histórico, que são coletadas por agências de crédito de várias fontes, como bancos, instituições financeiras, empresas de cartão de crédito, entre muitos outros credores. Esses dados incluem detalhes sobre empréstimos passados, pagamentos em atraso, contas inadimplentes, entre outros.

Importante destacar que cada uma dessas agências tem o seu método de cálculo, e consideram diversos fatores, como por exemplo, a pontualidade do pagamento de suas dívidas, a quantidade de contas abertas em curto período, e muitos outros.

Após o cálculo, é atribuída uma pontuação, que varia de 0 a 1.000, dependendo da agência. Quanto maior for a sua pontuação, melhor será o seu histórico de crédito.

Quais os benefícios de ter Score alto?

Ter um score alto pode oferecer uma série de benefícios financeiros, além de facilitar o acesso a oportunidades melhores no mercado de crédito. Um deles é a maior probabilidade de aprovação de crédito, como empréstimos, cartões de crédito e financiamentos.

Outro benefício de ter um score de crédito alto, é a chance de ter taxas de juros mais baixas, podendo economizar um bom dinheiro. Os credores também podem oferecer limites de crédito maiores em seu cartão. Aluguel de imóveis, acesso a melhores ofertas e promoções também são algumas das vantagens. Mas no geral, um score de crédito alto é um indicador de responsabilidade, não apenas abre portas, mas também contribui para uma vida financeira mais tranquila.

Como calcular o score de crédito?

O processo de cálculo de score de crédito envolve uma série de modelos estatísticos usados pelas agências para avaliar o risco de crédito de cada pessoa. Não há detalhes exatos de como esse cálculo é feito, mas é possível identificar os principais fatores que influenciam.

Um deles é o histórico de pagamento. O algoritmo sinaliza se você faz o pagamento em dia, atrasa ou deixa de pagar suas dívidas. Outro fator que tem relação com o cálculo é a quantidade de contas que você tem. Manter os saldos dos cartões de crédito baixos em relação ao limite que tem disponível é benéfico.

Quanto mais tempo tiver um histórico positivo, melhor. Isso mostra que você tem uma longa história de responsabilidade com a sua saúde financeira. Há muitos outros critérios utilizados pelas agências, mas não se tem detalhes de como funciona cada um deles.

O que prejudica o score?

Diversos fatores podem prejudicar o score. Importante destacar que estar ciente e evitar práticas que possam impactar negativamente para isso é crucial. Alguns dos principais elementos que podem reduzir a sua pontuação são:

  • Pagamentos em atraso
  • Dívidas em aberto
  • Consultas excessivas de crédito
  • Abrir várias contas rapidamente
  • Falta de histórico de crédito
  • Inadimplência em empréstimos

Como aumentar o Score de crédito?

Aumentar o score de crédito requer tempo e disciplina, mas saiba que é completamente possível.

Pague suas contas em dia

Uma das principais maneiras de aumentar o score de crédito, é manter suas contas em dia. Garanta que você pague todas suas dívidas com cartão de crédito, empréstimos e outros compromissos financeiros pontualmente.

Isso influencia diretamente no aumento da sua pontuação. Uma dica que vale a pena compartilhar, é a utilização de mecanismos de lembrete ou até mesmo pagamentos em débito automático para garantir que você não perca a data e prazos.

Reduza o saldo dos cartões de crédito

Ter saldos elevados em cartões de crédito em relação ao limite de crédito disponível podem prejudicar o seu score. Portanto, tente reduzi-los para menos de 30% do limite de crédito. Isso demonstra responsabilidade financeira e ajuda a melhorar a utilização do seu cartão.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil! Aproveite para compartilhá-lo e levá-lo ao número máximo de pessoas!

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter