Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

Lista das melhores faculdades de Goiás: públicas e privadas

A busca por uma educação superior de qualidade é uma jornada essencial na vida de muitos estudantes, e a escolha da instituição de ensino é uma decisão que impactará significativamente seu futuro.

No cenário educacional de Goiás, diversas instituições de ensino superior se destacam não apenas por suas estruturas modernas, mas também pela excelência acadêmica que proporcionam. Se você está em busca de uma instituição de ensino superior que ofereça uma base sólida para sua carreira, continue lendo para descobrir as quais são as melhores faculdades de Goiás.

Melhores faculdades públicas de Goiás

Goiás possui algumas instituições públicas de ensino superior que oferecem cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Cada uma delas desempenha um papel importante na formação de profissionais qualificados e no desenvolvimento do estado e da região. Veja abaixo quais são:

Universidade Estadual de Goiás (UEG)

A UEG é uma universidade estadual que possui campi em diversas cidades do estado, oferecendo graduação e pós-graduação em diferentes áreas.

Criada em 199, a Universidade Estadual de Goiás tem como missão promover o conhecimento científico e a formação integral de profissionais por meio dos seus cursos, além de incentivar atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Instituto Federal Goiano (IF Goiano)

O IF Goiano é uma instituição federal que possui campi em várias cidades de Goiás, oferecendo cursos técnicos, de graduação e pós-graduação voltados para áreas tecnológicas e agropecuárias, nas modalidades presencial e a distância.

Além disso, o Instituto Federal Goiano incentiva atividades de ensino, pesquisa e extensão nos 12 campi com foco em promover a pesquisa em campos específicos e a empregabilidade dos estudantes

Instituto Federal Goiás (IFG)

Outra instituição federal, o IFG está presente em diversas cidades de Goiás, com 17 campus espalhados pelo estado. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás oferece cursos técnicos, EJA, de graduação (licenciatura e bacharelado) e pós-graduação em diversas áreas, incluindo tecnologia, ciências exatas e ciências sociais.

Universidade Federal de Goiás (UFG)

A UFG uma das principais instituições de ensino superior públicas do estado, com diversos campus em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Cidade de Goiás. A UFG oferece uma ampla gama de cursos em diferentes áreas do conhecimento. A universidade possui mais de 60 anos de história e seu ingresso é por meio do Sisu, com vagas para cotistas e ampla concorrência.

CTA simulador sisu

Melhores faculdades privadas de Goiás

A escolha entre as melhores faculdades privadas pode variar de acordo com critérios como qualidade acadêmica, infraestrutura, oferta de cursos, corpo docente qualificado e reputação no mercado. Abaixo estão algumas das faculdades privadas em Goiás que geralmente são consideradas as melhores do estado:

Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

A PUC Goiás é uma das instituições privadas mais renomadas do estado, que faz parte de uma rede de universidades católicas no Brasil, compartilhando a missão de oferecer educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento acadêmico, cultural e social da região. Ela oferece uma ampla gama de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, além de ter uma infraestrutura moderna e uma sólida reputação na área educacional.

Universidade Paulista (UNIP)

A UNIP possui um campus em Goiânia e oferece uma variedade de cursos em diferentes áreas do conhecimento. Ela é conhecida por sua presença nacional e por fornecer uma educação de qualidade. A UNIP Goiânia contribui para a diversificação do cenário educacional na região sendo considerada uma das melhores faculdades de Goiás, oferecendo uma opção de qualidade para os estudantes locais que desejam cursar o ensino superior em uma instituição privada.

Faculdade Sensu

A Faculdade Sensu (FAS) é uma nova instituição de ensino que oferece cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD. A faculdade foi criada por professores com vasta experiência acadêmica e profissional que acreditam na transformação dos estudantes.

CTA estude nas maiores universidades do país pagando menos

Como estudar nas melhores faculdades de Goiás?

Para estudar em uma das melhores faculdades de Goiás, comece pesquisando por aquelas que oferecem os cursos do seu interesse. Isso envolve pesquisa online, consultas a rankings educacionais e opiniões de estudantes e profissionais da área.

Para pagar menos na mensalidade, estudar com bolsa de estudos e financiamento estudantil é uma possibilidade para muitos estudantes que buscam uma educação de qualidade e valores que cabem no bolso.

Veja abaixo as opções:

Bolsa de estudos

Muitas faculdades têm programas de bolsas de estudos para alunos com bom desempenho acadêmico, portanto, mantenha boas notas ao longo do ensino médio e qualquer outro curso pré-universitário. Além das notas, muitas instituições valorizam o envolvimento do aluno em atividades extracurriculares, como projetos sociais, esportes, grupos de estudo, voluntariado, entre outros. Isso pode ser um diferencial na seleção para bolsas.

Veja também: Veja 6 dicas do que fazer depois do ensino médio!

Outras faculdades podem participar de programas de bolsas de estudos do governo, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que possui abertura de inscrições duas vezes por ano.

Vale destacar também que existem plataformas de bolsa de estudos, como o Amigo Edu, que oferecem descontos na mensalidade de até 80% durante todo o curso.

Financiamento estudantil

As melhores instituições de ensino muitas vezes têm mensalidades mais elevadas devido à qualidade de seus programas, infraestrutura e corpo docente. Para muitos estudantes, especialmente aqueles que não têm recursos financeiros suficientes, o financiamento estudantil pode ser a chave para viabilizar a realização desse sonho acadêmico.

Ao invés de se preocupar constantemente com a pressão financeira, os alunos podem se concentrar mais em seus estudos e aproveitar ao máximo a experiência educacional. Isso pode resultar em um desempenho acadêmico melhor e mais focado. Por isso, pesquise por programas de crédito universitário como o do Pravaler, que financia 100% da sua mensalidade e te dá mais tempo pra pagar, sem que as parcelas acumulem!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter