Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Lista das melhores faculdades no Amazonas: públicas e privadas Lista das melhores faculdades no Amazonas: públicas e privadas

Lista das melhores faculdades no Amazonas: públicas e privadas

Considerada a cidade mais populosa e importante do estado, Manaus, capital do Amazonas, abriga um dos principais pontos turísticos do país e também, as melhores e maiores instituições de ensino superior tanto público quanto privado. Se você está pensando em ingressar em uma universidade na região, esse artigo é para você! Nele, você vai descobrir quais são as melhores universidades do Amazonas, e, além disso, vai saber como estudar em uma delas.

Mas, antes de seguir com o conteúdo, é importante ressaltar que as universidades aqui mencionadas são baseadas nos critérios de avaliação e análise do Ministério da Educação (MEC), órgão do governo federal responsável por fiscalizar inúmeros aspectos a fim de identificar a qualidade de aprendizado oferecido pelas instituições de ensino superior. 

Ao encaixar-se em todos os requisitos exigidos, as universidades passam a receber notas que variam de 1 a 5 em cada conceito. As pontuações de 1 a 2 são consideradas insuficientes. A 3 significa que a instituição atende os critérios. As notas 4 e 5 já são boas, sendo a última de nível máximo de excelência.

Agora é hora de conhecer quais são as melhores faculdades no Amazonas, vamos nessa?! 

Melhores faculdades públicas no Amazonas

As melhores faculdades públicas no Amazonas são aquelas que oferecem o ensino de nível superior gratuito por meio de bolsas de estudos integrais aos estudantes que obtém uma boa nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e se inscrevem e garantem uma vaga no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa do governo federal.

As duas universidades públicas que existem no estado estão localizadas em Manaus, capital.

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Com nota 4 na avaliação e credenciada desde 1962 pelo MEC, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é desde então, responsável pela formação de inúmeros estudantes do estado e também de outras regiões do país. Ela oferece mais de 120 cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas, nas modalidades presencial e a distância. Conheça alguns deles:

  • Administração
  • Artes Visuais
  • Agronomia
  • Direito
  • Engenharia
  • Educação Física
  • Farmácia
  • Jornalismo
  • Letras
  • Psicologia
  • Relações Públicas, entre muitos outros.

Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) possui nota 3 na avaliação do Ministério, e é também a mais recente no estado, credenciada em 2001.

A UEA oferece cursos de graduação e pós-graduação nos formatos de ensino presencial e a distância. É considerada uma das melhores não só no Amazonas, mas como no país e até fora dele. Contempla uma série de programas e projetos que atendem e ajudam as necessidades da sociedade, além de contar com um corpo docente que integra mais de 1.000 professores qualificados e que são referências no mercado de trabalho.

Melhores faculdades privadas no Amazonas 

As faculdades privadas no Amazonas também passam, sobretudo, por uma avaliação criteriosa do MEC. Esses requisitos devem ser atendidos para que essas instituições estejam ativa no mercado para prestação do serviço acadêmico.

Essa avaliação é realizada periodicamente e presencialmente em todas as instituições credenciadas pelo MEC. São analisadas instalações físicas, como as salas de aula, laboratórios, biblioteca, o corpo docente, entre outras áreas. 

Alguns dos aspectos essenciais, é a infraestrutura oferecida pela universidade, que precisa ser adequada para atender as demandas e as necessidades dos estudantes. Todas as universidades que vamos listar estão situadas na capital do Amazonas, cidade de Manaus. Confira!

UNIP Manaus

A UNIP é uma das maiores e mais reconhecidas instituições de ensino superior do Brasil, com diversos campi espalhados por todo o país. O campus em Manaus, localizado na capital do Amazonas, oferece uma ampla variedade de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, abrangendo diversas áreas do conhecimento.

Essa diversidade de cursos, nas modalidades presencial, FLEX (semipresencial) e EAD, permite que os estudantes encontrem opções que estejam alinhadas aos seus interesses e aspirações profissionais, como cursos .

Faculdade Uninorte (FAC Norte)

Faculdade Uninorte (FAC Norte) é uma instituição de ensino superior privado que oferece mais de 100 opções de cursos de graduação e pós-graduação.

A Uninorte trabalha com programas de incentivo voltados para o ingresso de estudantes de baixa renda. Além disso, promove projetos que integram e ajudam o desenvolvimento da região amazônica. A instituição, sobretudo, dispõe de um corpo docente totalmente qualificado, formado por professores com ampla experiência profissional.

Universidade La Salle

Considerada referência na região norte do país e em outros estados brasileiros, a Universidade La Salle. Ela faz parte da Rede La Salle, um dos melhores e maiores grupos educacionais do Brasil. A Universidade La Salle Manaus dispõe de cursos de graduação, pós-graduação e mestrado, nas modalidades presencial e EAD.

Faculdade Martha Falcão (FMF)

A Faculdade Martha Falcão (FMF) conta com mais de 60 opções de cursos de graduação e pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, nas modalidades presencial, semipresencial e EAD. A FMF passou a integrar o Wyden Educacional em 2014, e desde então, proporciona uma série de benefícios internacionais e programas de intercâmbio.

Universidade da Amazônia (Unama)

A Unama (Universidade da Amazônia) é uma instituição de ensino superior privada que possui uma presença significativa no estado do Amazonas, contribuindo para a oferta de educação de qualidade na região.

No estado do Amazonas, a Unama possui uma unidade na capital Manaus. A instituição oferece uma ampla variedade de cursos de graduação e pós-graduação, abrangendo diversas áreas do conhecimento.

 

CTA estude nas maiores universidades do país pagando menos

Como estudar nas melhores faculdades no Amazonas

Você já imaginou estudar em uma das melhores faculdades do Amazonas pagando pouco, ou quase nada?

Hoje existem inúmeros programas tanto do governo federal, quanto da iniciativa privada, que facilitam o ingresso de estudantes ao ensino superior. Uma das mais tradicionais, portanto, são os vestibulares oferecidos e disponibilizados pelas próprias instituições privadas. 

Entretanto, como mencionamos, existem outras formas, e duas delas iremos mencionar aqui: bolsas de estudos e financiamento estudantil. Vamos entender cada um deles!

Bolsa de estudos

As bolsas de estudos são descontos concedidos no valor da mensalidade do curso escolhido. Esse desconto pode ser ofertado das mais variadas formas, ou seja, a porcentagem integrada no valor pode ser de acordo com o desempenho no processo seletivo. Como citamos, uma delas pode ser pelo vestibular tradicional da faculdade.

Veja também: Quero Bolsa e Prouni – onde procurar por bolsas de estudos?

Outra forma, é por meio do programa do governo federal, Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas parciais (50%) e integrais (100%) para jovens que participam do Enem.

Financiamento estudantil

No caso do financiamento para estudantes, que é, basicamente, um empréstimo estudantil, onde o aluno começa a pagar apenas após a formação, pode ser encontrado de duas formas: através do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do governo junto ao MEC, ou, por meio de iniciativa privada, como bancos e instituições financeiras. O que difere de uma para outra, é a maneira de contratação, além dos requisitos exigidos.

Com o Pravaler, não é necessário comprovar a participação no Enem e nem a renda familiar, por exemplo. Agora você não tem mais desculpas para começar a estudar em uma das melhores faculdades do Amazonas. Faça a simulação do financiamento estudantil do Pravaler!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter