Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
10 passos para como conseguir um emprego mais rápido 10 passos para como conseguir um emprego mais rápido

10 passos para como conseguir um emprego mais rápido

A fase de procura por um emprego não é uma das mais divertidas das nossas vidas. Um mix de ansiedade e medo acaba por transformar essa importante tarefa em algo que nos tira muitas vezes até o foco do que fazer, dificultando em muito as decisões a serem tomadas.

Muitas são as preocupações: por onde começar, quais a prioridades a serem estabelecidas na hora de elaborar um currículo e o temido momento da entrevista. Dicas mirabolantes são o que não faltam, mas para se dar bem nessa missão, coisas mais básicas podem ser o certo a se fazer.

Veja abaixo os 10 passos para conseguir um emprego mais rápido!

Como conseguir um emprego mais rápido

Encontrar um emprego pode ser um processo desafiador, mas há algumas estratégias que podem ajudar a acelerar o processo. Veja as nossas dicas para conseguir um emprego mais rapidamente.

Tome consciência de seu potencial

O primeiro passo sobre como conseguir um emprego mais rápido, é limpar os horizontes e se abrir às perspectivas para o que você realmente deseja na sua carreira profissional. Determine se o salário é o mais importante ou se o prazer em trabalhar compensa ganhar um pouco menos. Também é necessário perceber a capacitação que você possui mediante as ofertas do mercado.

Pesquise sobre as empresas

Com essas informações mais claras na cabeça, foque no ramo de atuação desejado e investigue as empresas mais importantes nas quais você gostaria de ser entrevistado e futuramente trabalhar. Faça um levantamento sobre os benefícios e a remuneração que a empresa oferece, bem como a reputação entre os funcionários. De cara, já dá para eliminar um monte de empresas que não preencham esses requisitos.

Veja também: Saiba como calcular a pretensão salarial e informar aos recrutadores!

Após afunilar as opções, comece a entender melhor as empresas filtradas pelos requisitos estabelecidos e quais as áreas de atuação, bem como a política interna e estrutura corporativa de cada uma delas. É sempre importante se preparar para entrevistas conhecendo bem onde se está pisando para evitar desencontros entre seu interesse e o do contratante.

Descubra quem é o responsável pelos setores

Cortar caminhos de maneira inteligente pode diminuir o tempo para encontrar uma vaga e também garantir melhor posicionamento. É bem melhor contatar um gerente do que um assistente, portanto, se obtiver sucesso nem que seja para entregar um currículo em mãos, já é um gol de letra. Você pode usar também o LinkedIn para localizar funcionários da empresa e fazer contato.

Veja também: Saiba como fazer um perfil campeão no LinkedIn!

É importante, porém, que tudo seja feito com respeito e objetividade, tendo em mente que ganhar atenção é só o começo e que elaborar um bom currículo é que despertará o interesse de quem contrata. Saiba como cada pessoa responsável por ler o seu currículo é e qual perfil de profissional ela procura. Em uma entrevista, isso facilitará muito.

Elabore um currículo completo e adequado

O currículo deve ser completo, porém objetivo. Evite gracejos inoportunos, ainda que a empresa seja mais descontraída. Claro, há ramos como o da Publicidade em que a criatividade conta muito, mas mesmo assim, é sempre aconselhável saber se até na hora de ser original você não está sendo infantil ou demasiadamente alegórico.

Evite também um currículo muito padrão, como tivesse copiado online e mudado as informações. Cite suas qualidades e conquistas, sendo essa última de forma detalhada nos pontos mais relevantes para a vaga.

Conheça alguns modelos de currículos que você pode baixar e usar para enviar ao seu futuro empregador.

Entre em contato de forma proativa

É aconselhável junto com o currículo mandar uma rápida mensagem sobre sua intenção de candidatar-se; pode-se inclusive mandar a mensagem no corpo do e-mail e o currículo em anexo, usando formato que possa ser aberto em qualquer pacote, principalmente os mais populares, com Office ou PDF.

Evite fazer aquela coisa preguiçosa de usar mensagem padrão para todos os analistas de seu currículo trocando só os nomes. Invista em personalização e mostre-se motivado.

Facilite ser encontrado

Gostosa dessa fase de WhatsApp, não? Pois é, mas na hora de mandar um currículo, tente ir pelos canais mais “tradicionais” fornecendo telefone fixo, e-mail e celular. Verifique também se o e-mail não está com filtro muito restrito para spam, pois alguns e-mails com resposta de possíveis entrevistas podem cair na lixeira. Use provedores conhecidos e confiáveis.

Aliás, que tal já dar uma olhadinha na caixa de spam de seu e-mail agora? Vai que recebeu uma resposta e não viu!

Mantenha o foco e a perseverança

De repente, a demora na resposta possa ser somente pelo fato de haver muitos candidatos. Mas pode também ser que o selecionador esteja esperando um empenho do candidato. Para isso, considere mandar e-mails ou telefonar após cada entrevista de emprego para saber se passou para a próxima fase.

Peça a gentileza de avisarem mesmo que você não tenha passado; alguns empregadores entendem isso como interesse profissional e isso também facilitará muito na hora de partir para outras entrevistas. Caso não tenha sido chamado para uma vaga, tente outras com entusiasmo e foco, sem perder a energia.

Espalhe para amigos e conhecidos

Construa um networking bem feito, deixando amigos e colegas de antigos trabalhos conscientes de seu desemprego. Fica mais fácil encontrar vagas quando muitos outros ajudam a procurar ou indiquem você em suas respectivas empresas.

Se estiver com dificuldades para encontrar um emprego em tempo integral, considere oportunidades temporárias, trabalhos freelancer ou estágios, pois isso pode fornecer experiência, networking e possíveis conexões para oportunidades futuras.

Aperfeiçoe suas habilidades

Considere a possibilidade de fazer cursos, workshops ou programas de capacitação para aprimorar suas habilidades e conhecimentos na área em que deseja trabalhar. Isso pode torná-lo mais competitivo no mercado de trabalho.

Aperfeiçoar as habilidades por meio de cursos de graduação e pós-graduação também pode ser uma estratégia eficaz para aumentar suas chances de conseguir um emprego mais rapidamente e ter maiores salários. Ter um diploma de ensino superior geralmente é um requisito mínimo para muitas posições profissionais. Após concluir a graduação, considerar uma pós-graduação pode abrir portas para oportunidades avançadas de carreira.

Caso você queira iniciar ou retomar um curso, o Pravaler pode te ajudar. Investir em uma educação de qualidade e no aperfeiçoamento contínuo de habilidades pode fornecer uma base sólida para avançar em sua carreira e conseguir um emprego mais rápido. O Pravaler te ajuda a pagar as mensalidades da faculdade!

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter