Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Curso de Tecnologia da Informação: saiba como se tornar profissional de TI Curso de Tecnologia da Informação: saiba como se tornar profissional de TI

Curso de Tecnologia da Informação: saiba como se tornar profissional de TI

O mercado de trabalho atual está com uma grande demanda por profissionais de TI que consigam atender as diferentes áreas de atuação desta profissão. Com a expansão das redes conectadas, ferramentas tecnológicas e outros recursos digitais, empresas de todos os setores estão contratando quem tenha a expertise necessária para lidar com esse escopo.

Se você está procurando maneiras de ingressar na mercado de tecnologia, um campo de empregos com altas remunerações e valorização do profissional, a primeira etapa a se cumprir é fazer um curso de Tecnologia da Informação de qualidade. Tem interesse nisso? Então, vem com a gente para saber mais sobre como funciona o curso de Tecnologia da Informação e muito mais. Boa leitura!

O que faz um profissional de TI?

Considerado como um trabalho com um conjunto de tarefas mais técnicas e operacionais, o profissional de TI cumpre com o papel de gerenciar os dados e as informações da empresa em que trabalha. Isso pode ser feito de maneiras variadas, como sendo o responsável por administrar sistemas, desenvolver recursos, cuidar da segurança da informação, entre demais atuações.

Um fator de atenção é o fato de que o profissional de Tecnologia da Informação precisa se manter atualizado em relação às novas tecnologias que vão surgindo, visto que constantemente há novidades nesse mercado e com mudanças constantes. Devido a isso, surge a necessidade de realizar cursos e especializações na área.

Como é o curso de Tecnologia da Informação?

O curso de Tecnologia da Informação como o conhecemos é relativamente recente, principalmente por se tratar de um setor em desenvolvimento. Para formar os profissionais de TI, há muitas opções de tecnólogos disponíveis em instituições de ensino, assim como tem a alternativa de cursar uma graduação para um aprendizado ainda mais completo.

A grade curricular, como iremos descrever melhor ao longo deste artigo, é baseada em matérias da área de conhecimento de Exatas, já que no dia a dia da profissão precisam ser feitos muitos cálculos, estimativas, análises de dados e funções similares que envolvem números.

Além disso, o curso de Tecnologia da Informação na faculdade é um modo de o estudante, e futuro profissional do mercado de trabalho, adquirir os conhecimentos essenciais para trabalhar em equipes e em contato com pessoas de outros setores.

Qual a duração do curso de Tecnologia da Informação?

A formação em Tecnologia da Informação costuma ser mais curta do que demais cursos. A duração mínima dessa modalidade é de dois anos ou de dois anos e meio, podendo ser com mais semestres dependendo de em qual instituição de ensino superior está estudando.

No entanto, de qualquer forma, as aulas são divididas por períodos semestrais, assim como as graduações tradicionais.

Quais são as matérias do curso de Tecnologia da Informação?

Como comentado, a grande parte das matérias do curso de Tecnologia da Informação é relacionada com a área de Exatas. Dessa forma, ao longo dos semestres há muitos cálculos para serem feitos, mas também se aprende sobre gestão, negócios, softwares e mais.

Veja alguma das principais disciplinas que constam na grade curricular do curso:

  • Arquitetura de Computadores
  • Banco de Dados
  • Contratos e Fornecedores
  • Engenharia de Software
  • Empreendedorismo
  • Desenvolvimento Web em HTML5, CSS, JAVASCRIPT e PHP
  • Gestão de Projetos
  • Planejamento Estratégico de TI
  • Língua Portuguesa
  • Modelagem de Processos
  • Sistemas Operacionais
  • Programação Orientada a Objetos em JAVA
  • Técnicas de Desenvolvimento de Algoritmos
  • Inteligência Artificial
  • Metodologia Ágil

É interessante tirar um tempinho para conferir a grade curricular das faculdades do seu interesse, caso você esteja na etapa de escolher onde irá cursar Tecnologia da Informação. Dessa forma, será possível ver em detalhes sobre quais aulas terá em cada semestre, quais são optativas e demais informações sobre as disciplinas.

TCC e Estágio em Tecnologia da Informação

Quando o curso é uma graduação, como um bacharelado em Tecnologia da Informação, tem duas responsabilidades como estudante que não ficam de fora da experiência universitária: o estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso. Provavelmente você já ouviu falar sobre eles, não é mesmo?

O estágio é o período em que você, estudante, poderá ingressar no mercado de trabalho com o intuito de viver na prática a realidade da profissão. É uma vivência bastante enriquecedora e vista como uma época em que é comum experimentar as diferentes formas de atuação na área para que futuramente encontre a que for mais do seu interesse.

Já o Trabalho de Conclusão de Curso, ou TCC, é um projeto a ser criado sobre determinado assunto dentre todos os que foram vistos nas aulas. Na maioria das instituições de ensino é um trabalho obrigatório de ser entregue para que a conclusão do curso seja confirmada. Além disso, cada faculdade determina certos critérios para a execução desse projeto.

Qual o da mensalidade do curso de Tecnologia da Informação?

Para fazer o curso de Tecnologia da Informação em uma faculdade particular, é necessário pagar a mensalidade. Os valores costumam variar de uma instituição de ensino superior para outra, principalmente quando se compara o ensino a distância e o presencial.

A média de uma mensalidade da faculdade de TI é de R$ 400, sendo mais ou menos do que isso. Apesar de ser vista como uma despesa fixa no orçamento mensal durante os semestres de formação, é importante lembrar que esse valor é um investimento na sua carreira a longo prazo. Isso porque a faculdade dará a base necessária para você se destacar no mercado de trabalho e conseguir oportunidades de altas remunerações.

Como cursar Tecnologia da Informação pagando menos?

Você tem planos de cursar essa graduação em Tecnologia da Informação, mas precisa de auxílios financeiros para pagar a faculdade? Não se preocupe porque trouxemos algumas dicas de como você pode aliviar um pouco o custo da mensalidade sem comprometer o seu orçamento nem deixar de estudar. Olha só!

Sisu para Tecnologia da Informação

Bastante conhecido pelos estudantes que estão ingressando no ensino superior, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma alternativa que disponibiliza um processo seletivo para as vagas em universidades públicas.

Para selecionar os candidatos, o Sisu utiliza as notas do Enem de cada estudante a fim de que não seja necessário fazer outro vestibular para ingressar na faculdade pública do seu interesse. Em cada curso, como no caso de Tecnologia da Informação, existe a nota de corte do Sisu, a qual determina a pontuação mínima a ser alcançada para conseguir a vaga.

Já tem a sua nota do Enem? Então, utilize o nosso simulador para descobrir se consegue a sua vaga pelo Sisu!

CTA simulador sisu

Bolsa para Tecnologia da Informação

Ter uma bolsa de estudos é outra alternativa para cursar Tecnologia da Informação pagando menos. Afinal, é uma maneira de ter desconto no valor da mensalidade ou até mesmo não precisar pagar nada, no caso de bolsas integrais.

O Prouni é um programa governamental que concede bolsas de estudos com base em determinados critérios para selecionar os estudantes que se candidatam a conseguir o desconto parcial ou integral sobre o valor da mensalidade. O Programa Universidade para Todos também utiliza a nota do Enem como um dos requisitos para a seleção.

Você também pode consultar as bolsas de estudo para Tecnologia da Informação no site Amigo Edu. É uma plataforma que reúne diferentes ofertas para você escolher a que melhor atender às suas necessidades. Confira!

Financiamento para Tecnologia da Informação

Os jeitos de ter auxílio financeiro para pagar a faculdade não acabaram: que tal optar pelo financiamento estudantil? Essa alternativa funciona como se um fosse um empréstimo que você contrata para arcar com as despesas das mensalidades, podendo ser feito com empresas privadas, como o Pravaler, ou junto com o Governo Federal e Ministério da Educação.

Para o segundo, há o Fies. O Fundo de Financiamento Estudantil ajuda os estudantes de baixa renda a ingressarem no ensino superior e possibilita que as parcelas do crédito sejam pagas a partir da conclusão do curso, o que é visto como uma vantagem para milhares de universitários.

Veja também: Pravaler ou Fies – afinal qual a melhor opção?

Com o Pravaler, você encontra soluções diferenciadas e sem depender do limite de vagas ou de nota do Enem como acontece com o Fies.

Vale a pena estudar Tecnologia da Informação com o Pravaler?

Cursar a faculdade de Tecnologia da Informação ficará muito mais viável e sem complicação ao contratar o crédito estudantil do Pravaler. Para te ajudar com isso, proporcionamos uma experiência de solicitação de financiamento estudantil com menos burocracia e 100% online.

Aqui no Pravaler você pode escolher o seu crédito para estudar sem precisar comprovar a sua renda, com vagas ilimitadas e mais de 500 faculdades particulares parceiras para achar onde estudar Tecnologia da Informação com um ensino de qualidade. E sabia que existe a possibilidade de contratar em qualquer época do ano? Temos financiamento para calouros e para veteranos!

Venha com a gente buscar o seu diploma universitário em Tecnologia da Informação e entre no mercado de trabalho com uma excelente faculdade em seu currículo. Estamos nessa com você!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter