Veja quais são os Eixos Tecnológicos de Cursos Técnicos
Os cursos técnicos oferecidos pelas diversas instituições de ensino nacional também são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC), para isso existe o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos que ajuda as instituições a manter um padrão de qualidade de ensino em todo território nacional. Quer saber mais? Confira nosso artigo abaixo:
Neste artigo você vai encontrar:
O que é o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos?
O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) foi elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) para organizar a oferta dos cursos técnicos oferecidos na área nacional, com denominações, cargas horárias mínimas, perfis dos profissionais para a conclusão do curso e outras informações relevantes de cada curso.
Ele serva para orientar as instituições de ensino que oferecem cursos técnicos, dando visibilidade para os cursos oferecidos aos estudantes e a sociedade em geral.
As denominações dos cursos técnicos devem seguir o que está previsto no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Entretanto, as instituições de ensino podem oferecer o chamado “curso experimental”, que não consta no catálogo, sendo devidamente aprovado pelo órgão próprio do seu sistema de ensino.
Quais são os eixos tecnológico do CNCT?
O eixo tecnológico é uma forma de caracterizar os cursos técnicos de nível médio com suas informações científicas e tecnológicas. Ou seja, todas as áreas de trabalho que possuem cursos técnicos estão regulamentadas pelo Ministério da Educação (MEC) pelo catálogo nacional de cursos técnicos.
Atualmente existem 13 eixos técnicos listados e credenciados pelo MEC, confira cada um deles abaixo:
Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde
No Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde todos os cursos estão associados à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde. Os cursos abrangem ações de proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, da segurança de pessoas e comunidades, do controle e avaliação de risco, programas de educação ambiental.
O foco desse eixo aos estudantes é o apoio aos profissionais da saúde nas intervenções e no processo de saúde, propondo e gerenciando soluções tecnológicas, a fim de minimizar impactos ambientais e avaliando o controle de segurança dos recursos naturais.
Eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais
Os cursos do Eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais compreende tecnologias relacionadas com a infraestrutura e processos mecânicos, elétricos e eletroeletrônicos, em atividades produtivas. Ou seja, os cursos devem abranger a proposição, instalação, operação, controle, intervenção, manutenção, avaliação e otimização em processos, contínuos ou discretos dos processos industriais.
Eixo Tecnológico de Desenvolvimento Educacional e Social
Os cursos do Eixo Tecnológico de Desenvolvimento Educacional e Social compreendem tecnologias associadas a atividades sociais e educativas. Todas as atividades dos cursos devem abranger planejamento, execução, controle e avaliação de ações sociais e educativas, construção de hábitos saudáveis de preservação e manutenção de ambientes e patrimônios, de respeito às diferenças interculturais e de promoção de inclusão social, com o intuito de integrar indivíduos na sociedade e a melhoria de qualidade de vida dele.
Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios
Os cursos técnicos do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios compreende tecnologias relacionadas a técnicas, instrumentos, estratégias e mecanismos de gestão de empresas e colaboradores.
Os cursos devem abranger planejamento, avaliação e gestão de pessoas e de processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações e instituições públicas ou privadas, sendo de todos os portes e ramos de atuação, buscando sempre a qualidade, produtividade e competividade, utilização de tecnologias organizacionais, comercialização de produtos, estratégias de marketing, logística e finanças também devem fazer parte do da programação dos cursos.
Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação
O Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação compreende tecnologias associadas a infraestrutura, processos de comunicação e do processamento de dados e informações.
Os cursos devem abranger desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e às telecomunicações, especificações de componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração, realização de testes e medições, utilização de protocolos e arquitetura de redes, identificação de meios físicos e padrões de comunicação, desenvolvimento de sistemas informatizados e tecnologias de computação, sendo transmissão e recepção de dados.
Eixo Tecnológico de Infraestrutura
O Eixo Tecnológico de Infraestrutura está relacionados à construção civil e transporte, abrangendo o planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para obras civis, topografia, geotécnica, hidráulica, recursos híbridos, saneamento, transporte de pessoas e bens e controle de trânsito e tráfego.
Eixo Tecnológico Militar
O Eixo Tecnológico Militar tem como foco os processos de formação do militar, como elemento suplementar das organizações militares que contribuem para o cumprimento da missão constitucional das Forças Armadas (Marinha do Brasil, Aeronáutica e Exército) de defesa da pátria e garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem.
Os cursos devem abranger apoio e preparo pessoal, operações, logística, manutenção, suprimento, armazenamento, informações, controle do espaço aéreo e controle aéreo de operações navais e terrestres, necessárias à condução das atividades militares.
Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia
No Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia os cursos devem abranger planejamento, operação, implantação e gerenciamento de processos físicos, químicos e biológicos de elaboração ou industrialização de produtos de origem vegetal e animal, aquisição e otimização de máquinas e implementos, análise sensorial, controle de insumos e produtos, controle fitossanitário, distribuição e comercialização.
Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design
Os cursos o Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design devem compreender tecnologias a representações, linguagens, códigos e projetos de produtos, mobilizadas de forma articulada às diferentes propostas comunicativas aplicadas. Também deverão abranger criação, desenvolvimento, produção, edição, difusão, conservação e gerenciamento de bens culturais e materiais, ideias e entretenimento aplicadas em multimeios, objetos artísticos, rádio, televisão, cinema, teatro, ateliês, editoras, vídeo, fotografia, publicidade e projetos de produtos industriais.
Eixo Tecnológico de Produção Industrial
O Eixo Tecnológico de Produção Industrial compreende tecnologias relacionadas a sistemas de produção, técnicas e tecnologias de processos físico-químicos e relacionados à transformação de matéria-prima e substâncias, integrantes de linhas de produção. Abrangendo planejamento, instalação, operação, controle e gerenciamento de tecnologias industriais, programação e controle de produção, operação de processos, gestão da qualidade, controle de insumos e aplicação de métodos e rotinas industriais.
Eixo Tecnológico de Recursos Naturais
Os cursos do Eixo Tecnológico de Recursos Naturais devem compreender a extração e produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira. Abrangendo também a prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção de recursos naturais e utilização de tecnologias de máquinas e implementos.
Eixo Tecnológico de Segurança
No Eixo Tecnológico de Segurança devem compreender atividades relacionadas à infraestrutura e aos processos de prevenção e proteção de indivíduos e patrimônio. Abrangendo nos cursos a segurança púbica, segurança privada, defesa social e civil e segurança do trabalho.
Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer
No Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer os cursos devem compreender tecnologias relacionadas aos processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas, entretenimento e interação. Abrangendo planejamento, organização, operação e avaliação de produtos e serviços inerentes ao turismo, hospitalidade e lazer, integradas ao contexto das relações humanas em diferentes espaços geográficos e dimensões socioculturais, econômicas e ambientais.
Texto escrito por: PRAVALER