Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

7 dicas de como estudar para o vestibular sozinho

Para conseguir a tão sonhada vaga no curso superior, você terá que prestar vestibular – um processo seletivo rigoroso que escolherá somente os mais capacitados para ingressarem nas universidades. Para isso, é necessário ter um bom preparo de estudos e conhecimentos gerais.

No entanto, muitas pessoas não conseguem manter esse ritmo intenso, seja por dificuldades financeiras ou por uma má administração do tempo. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas de como estudar para o vestibular sozinho para você arrebentar na prova mesmo sendo autodidata!

Como estudar para o vestibular sozinho?

Em um cenário onde a competição por vagas nas universidades é cada vez mais acirrada, muitos estudantes optam por se preparar para o vestibular de forma independente. Embora essa jornada possa parecer desafiadora à primeira vista, estudar para o vestibular sozinho oferece inúmeras vantagens, desde a flexibilidade de horários até a personalização do ritmo de estudo.

No entanto, para alcançar o sucesso nessa empreitada, é essencial adotar estratégias eficazes que maximizem o aprendizado e a preparação. Veja abaixo dicas e orientações valiosas sobre como estudar para o vestibular por conta própria, desde a organização do cronograma de estudo até a seleção de materiais e técnicas de revisão eficazes:

Escolha os materiais adequados

Uma grande vantagem de cursinhos pré-vestibulares são os materiais oferecidos, que têm uma organização excelente e vários exercícios práticos, muitas vezes retirados de vestibulares anteriores, para que o aluno consiga praticar bastante.

Uma alternativa a estes materiais são conteúdos online voltados para o vestibular que não tenham um preço muito elevado ou sejam gratuitos. Uma dica é utilizar os planos de estudos do Pravaler, que já são separados por áreas do conhecimento. Além dos planos de estudos, ainda tem vários simulados pra você treinar o que aprendeu!

Veja também: Saiba como se preparar para o Enem utilizando recursos na internet!

Busque saber também os assuntos que podem cair na prova do vestibular. Para isso, leia sempre o edital da prova, focando nas matérias que serão cobradas. Além disso, não se esqueça de conteúdos literários que também são pedidos na maioria dos vestibulares do país. Se possível, leia as obras integralmente.

Não se prenda apenas ao papel

A internet pode oferecer uma gama bem maior de materiais do que você pode imaginar. Existem vários sites voltados para explicações e exercícios de várias matérias de vestibular gratuitamente. Sem mencionar uma quantidade de videoaulas no YouTube, que contam com inúmeros professores com excelente didática para auxiliar você com aquelas matérias que sentir mais dificuldade.

Planeje seus estudos

Depois de conseguir todo o material necessário, está agora na hora de traçar um cronograma de estudos para o vestibular. Isso será muito importante, pois irá determinar seu ritmo de estudos. Tente separar algumas horas por dia para se dedicar inteiramente aos estudos. Monte uma grade horária baseada em seu grau de dificuldade nas matérias, dedicando maior tempo para aquelas que você sente muita dificuldade.

Tudo é questão de criar hábitos, então crie o de estudar. Faça uma tabela com os dias da semana e os conteúdos que serão estudados. Por exemplo: segunda-feira você pode fazer o plano de estudos de Biologia e Química, na terça-feira Língua Portuguesa e Inglês e por aí vai.

Procure provas antigas

Muitos sites de vestibulares disponibilizam provas antigas para você poder consultar. Elas são ótimas para você poder ver como o vestibular cobra suas matérias e de que forma ele pode abordá-las. Você também pode ver as redações e olhar suas correções.

Muitos sites dão exemplos de redações boas e ruins, exemplificando as exigências do corretor para você redigir o texto. Aproveite e veja aqui as dicas que separamos pra você fazer uma redação nota mil!

Faça provas e simulados

Além de poder dar uma olhada nas questões, você pode utilizar as provas antigas que os sites disponibilizam e elaborar um simulado do vestibular. Separe um dia e cronometre o tempo enquanto estiver realizando a prova. É muito importante que você não vá “cru” para a prova e saiba como controlar o tempo gasto nas questões, traçando estratégias de como irá resolver a prova.

Pratique sempre

Toda oportunidade que tiver faça e refaça os exercícios sempre que necessário. Sem treinamento dos assuntos não há como fixar os conteúdos. Aproveite para escrever com suas próprias palavras o que entendeu da matéria lida, assim você já treina para questões dissertativas do vestibular.

Além dos exercícios, outra dica é praticar com leitura em voz alta! Se você não gosta de ler, é melhor deixar de lado essa birra e treinar mais.

Com uma boa leitura das questões, provas e afins, sua capacidade de entendimento, ou seja, de interpretar as questões da prova do vestibular, aumenta e com certeza você terá êxito na sua busca. Ler é entender tudo o que o vestibular pede, desde questões de Língua Portuguesa até de Matemática e Física, por exemplo. Pratique a leitura em voz alta, isso ajudará na apreensão dos conteúdos.

Organize seu espaço

Sem organizar seu ambiente de estudos, essa jornada pode não funcionar. Vai ser no seu quarto? Ótimo! Organize o espaço escolhido, deixe-o sempre limpo, bem organizado, arejado, silencioso e bem iluminado, pois só assim você terá êxito em seus estudos.

Preparado para a maratona do vestibular? Seguindo essas dicas e com muita disciplina, você conseguirá passar no seu tão desejado curso. Então, mãos à obra, bons estudos e arrebente no vestibular!

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter