Como melhorar sua análise de crédito?

Muitos estudantes recorrem ao financiamento bancário para pagar a mensalidade da faculdade. Isso possibilita que os alunos frequentem as aulas e tenham mais tempo para pagar o valor cobrado pela universidade. Mas, para conseguir o crédito, é preciso passar por uma análise de crédito e ser aprovado pela instituição financeira.
Nesta análise, são verificados alguns pontos: inadimplências e renda do estudante e do seu garantidor, por exemplo. A boa notícia é que existem maneiras de conseguir melhores resultados na análise de crédito. Contamos as quatro principais abaixo. Confira:
4 dicas para garantir uma boa análise de crédito
1 – Monitore o seu CPF
Se o seu CPF, ou do seu garantidor, estiver no Serasa ou no SPC, dificilmente você terá o seu crédito aprovado. Estes são órgãos que ajudam a instituição financeira a garantir que você é um bom pagador. Se os seus dados estiverem incluídos neles, significa que você tem inadimplências – ou seja, dificuldade para pagar as suas contas. Nesse caso, você terá uma análise de crédito negativa.
A primeira dica é monitorar o seu CPF para evitar cair no sistema do SPC, por exemplo, por fraude ou por causa de uma conta esquecida. A segunda dica é negociar as suas dívidas antes de solicitar a análise de crédito.
2 – Procure ter uma renda fixa
Outro ponto que interfere na sua análise de crédito é o valor da renda que pode ser comprovado. De forma geral, no caso dos estudantes, é contabilizado o valor mensal que o garantidor ganha e o valor mensal que o estudante ganha. Esta soma deve ser suficiente para pagar as prestações do financiamento. No PRAVALER, por exemplo, é preciso comprovar o recebimento de, pelo menos, duas vezes o valor da mensalidade escolhida.
Podemos resumir dizendo que, para fins de análise de crédito, quanto maior é a renda comprovada, maior é a sua carta de crédito. Por isso, caso o garantidor não possa comprovar a renda mínima exigida, é uma boa ideia procurar um emprego que assegure mais uma fonte de renda.
3 – Pague as suas contas em dia
Aumentar o controle financeiro e pagar as suas contas em dia é mais um cuidado importante para conseguir um bom resultado na análise de crédito. Assim, você evita juros, não corre o risco de ir parar em serviços de proteção ao crédito por inadimplência e garante o financiamento.
Mostre que você é um bom pagador: mantenha todas as suas contas em dia. Uma boa maneira de garantir isso é usando aplicativos como o GuiaBolso, que ajudam a organizar as suas finanças e possibilitam o envio de lembretes para que nenhuma conta seja esquecida.
4 – Reduza as suas contas
Por falar em contas, é uma boa ideia manter apenas as essenciais. Se você tem uma boa renda, mas paga o financiamento de um carro, por exemplo, isso pode prejudicar a sua análise de crédito na hora de pedir um novo empréstimo. O mesmo vale para o seu garantidor.
Dica extra: conheça as regras da instituição financeira! Cada uma tem as suas próprias regras na hora de fazer a análise de crédito. Por isso, é válido descobrir quais são os requisitos do programa antes de preencher a proposta. Assim, você tem tempo para garantir que está apto a cumprir todas as exigências.
Você já tomou todos os cuidados necessários para garantir uma análise de crédito positiva? Deixe a sua opinião sobre o assunto nos comentários.

Categoria: EconomiaPrasaber

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.