Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Como passar em Medicina de primeira? Como passar em Medicina de primeira?

Como passar em Medicina de primeira?

Muitos estudantes ficam anos tentando passar em Medicina. A verdade é que, o vestibular para esta graduação em questão, é extremamente concorrido, e dessa forma, exige muito preparo para se sair bem na prova. Há ainda as universidades que utilizam da nota do Enem como critério de seleção, que inclusive, é um dos mais disputados.

Não existe uma fórmula mágica para passar no curso de Medicina de primeira. A grande diferença está no preparo, com muita organização, uma boa rotina e um cronograma de estudos. Mas vale a pena lembrar que se dedicar aos estudos não significa estudar por longas horas, mas sim, entender e traçar o melhor caminho para absorver todo o conteúdo.

Quer saber quais técnicas adotar para saber como passar em Medicina de primeira? Então continue a leitura!

O que estudar para passar em Medicina?

De início pode parecer assustador, pois o vestibular aborda vários assuntos, então, é natural se sentir perdido. Mas nada que um bom cronograma de estudos não resolva. Dessa forma, é possível direcionar e focar mais em determinados assuntos e otimizar o aprendizado.

Existem inúmeros vestibulares e a primeira dica é: defina quais são as universidades de seu interesse, pesquise sobre todas as opções que a instituição de ensino oferece para ingresso no curso de Medicina e o número de vagas. Após traçar esse caminho, é hora de ler bem o edital, afinal, as matérias que são cobradas nos vestibulares podem variar de acordo com a faculdade. No entanto, as disciplinas que normalmente aparecem nos exames são:

  • Português;
  • Língua Estrangeira;
  • Matemática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Ciências Humanas;
  • Ciências Físicas;
  • Ciências Biológicas;
  • Redação.

Além disso, há assuntos/matérias que possuem um peso maior na nota durante o processo seletivo para Medicina, seja no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou vestibular da própria universidade, e neste caso específico, são elas: Ciências da Natureza e Redação.

CTA preparaê

Como passar em Medicina pelo Enem

Para quem pretende usar a nota do Enem para conseguir uma vaga em Medicina, é fundamental que tenha conhecimento e familiarização com a nota de corte, que é a pontuação mínima necessária para entrar no curso. Além disso, é muito importante que o seu texto para redação esteja muito bom e que você se saia bem na prova objetiva, afinal, a sua pontuação deve ser acima da média geral.

A nota de corte de Medicina varia de acordo com alguns critérios, que são: a instituição de ensino, turno, campus e a modalidade de concorrência.

Tá confuso? Calma, vamos te explicar!

Por exemplo, se uma determinada universidade oferta 50 vagas para o curso de Medicina no processo seletivo, os 50 alunos com as melhores notas no Enem vão conseguir entrar. A nota de corte, neste caso, corresponde a pontuação do aluno que está na posição 50°. Ou seja, a média final será a dele, caso outro estudante com uma nota maior entre na disputa, você poderá perder a sua chance de conseguir uma vaga.

Vale a pena destacar que a nota de corte muda todos os dias enquanto as inscrições e o processo seletivo estiverem acontecendo, isso porque, muitas pessoas desistem do processo. Por este motivo, é muito importante que você que deseja se tornar médico, fique ligado, e se necessário, mude suas opções.

Como passar em Medicina nos vestibulares

Outra maneira de ingressar no ensino superior, é por meio do vestibular de Medicina. Sobretudo, são inúmeras opções de provas e universidades, portanto, é necessário que você escolha as principais instituições de seu interesse. A partir disso, verifique a quantidade de vagas oferecidas, concorrência, nota de corte e principalmente, o formato da prova.

É muito importante conhecer a forma como a universidade seleciona os candidatos e aplica os exames, além de estar por dentro do calendário dos vestibulares de Medicina, para não perder essa chance.

Embora durante os estudos, você tenha uma meta de vestibular, como por exemplo a Fuvest, estar envolvido com as questões de todos os assuntos pode te ajudar a se sair bem na hora da prova.

Como passar em Medicina de primeira?

Mas afinal, como passar em Medicina de primeira?

Não é segredo para ninguém que não é nada fácil passar em Medicina, isso porque a concorrência é muito grande. Há estudantes que precisam prestar o vestibular mais de uma vez, para que por fim, consiga uma vaga. Mas, é possível sim passar de primeira em Medicina, no entanto, para ter este resultado, é necessária muita dedicação nos estudos.

Pensando nisso, separamos cinco dicas para te ajudar na hora de fazer o vestibular. Bora lá?

Conheça sua rotina e tenha um plano de estudos

A primeira dica e talvez, uma das mais importantes, é: conheça bem a sua rotina. O ideal é que tenha em mente todas as tarefas que você tem no dia a dia para encaixar o plano de estudos da melhor forma, para que não se torne cansativo. Acredite, sem um cronograma de estudos, tudo se torna mais difícil.

Priorize conteúdos mais relevantes e faça resumos

O principal motivo que muitos estudantes acabam não passando no vestibular, é não saber o que vai cair na prova. Para o curso de Medicina, na maioria dos casos, é necessário que o candidato acerte ao menos 70% das questões para concorrer a uma vaga, ou seja, não é nada fácil.

Sabemos que nos vestibulares as disciplinas e conteúdo do ensino médio são cobrados. A dica aqui é priorizar os temas mais relevantes por meio de um levantamento em pesquisas dos assuntos que mais caem em cada matéria. A partir disso, é se organizar ao máximo e sempre priorizar o resumo, dessa forma, você irá fixar o conteúdo com mais facilidade.

Não coloque os estudos como uma obrigação

Se você tornar os estudos e a preparação para o vestibular como uma obrigação, com certeza você desistirá no meio do processo. Isso porque o peso da obrigação faz com que você fique mais tenso e preocupado. Pensar no seu bem-estar é primordial. Por isso, é muito importante que você coloque e transforme sua rotina de estudos em um hábito, não obrigação.

Reserve um tempo para lazer

Todo o estresse durante os estudos poderá colocar tudo a perder se você não separar momentos do seu dia a dia para se divertir. Neste processo, é essencial que você tire um tempo para lazer: praticar exercícios físicos, sair com amigos, ver uma série. Enfim, são várias alternativas para que você torne momentos prazerosos a fim de relaxar a sua mente.

Se prepare psicologicamente e descanse

Apesar de todo o esforço para compreender bem os conteúdos, é importante ter o conhecimento de que você está prestando um vestibular, embora não passe de primeira, não quer dizer que você não se dedicou o suficiente. Portanto, dê o seu melhor nos estudos dia após dia, o resultado será consequência do seu empenho. Não se cobre tanto!

Além de todas essas dicas, é essencial incluir as instituições de ensino particulares nos seus planos de cursar Medicina. Existem faculdades de ponta, com ótima infraestrutura e professores qualificados, e o melhor: fazem parceria com o Pravaler. Conheça as universidades parceiras e parcele seu curso de Medicina com o financiamento estudantil privado.

CTA curso de Medicina

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter