Curso de Estatística: o que é? Pra que serve?


O interesse pelo curso de Estatística é crescente. Isso porque o mercado carece cada vez mais destes profissionais, uma vez que a profissão nunca foi das mais visadas. Hoje, quem faz o curso de Estatística tem um índice de empregabilidade muito alto, uma vez que o profissional pode atuar em diversas áreas.

Mas afinal, como é a grade curricular do curso de Estatística e quais são as opções no mercado de trabalho, bem como o piso salarial e a evolução da carreira? Separamos todas estas informações neste artigo para que você possa se informar mais sobre o curso de Estatística e, quem sabe, considerá-lo como a sua graduação. Vamos lá?

O curso de Estatística

A primeira coisa que você deve ter em mente ao considerar o curso de estatística como possível carreira futura é a existência de muita matemática ao longo dos quatro anos de faculdade. Se você não é tão bom de contas, talvez deva repensar. Entretanto, se matemática sempre foi a sua paixão, por que não arriscar?

A base das grades curriculares dos melhores cursos de Estatística do país contêm aulas referentes aos métodos estatísticos, vários níveis de cálculo, probabilidade e fundamentos matemáticos. Para se sair bem, você deverá desenvolver um raciocínio lógico e estar mais do que disposto a encarar os números. No campo das matérias de Estatística Aplicada, encontramos disciplinas como Demografia, Biometria, Econometria e Atuária.

O estágio é obrigatório e geralmente os editais são lançados ao começo da segunda metade do ano. As faculdades com os melhores cursos de estatística do Brasil são a UFPE, em Recife (PE), UFRJ, no Rio de Janeiro (RJ), Unicamp, em Campinas (SP), UFSCar, em São Carlos (SP) e na USP, em São Paulo (SP).

O mercado de trabalho para o profissional de estatística

Ao escolher como graduação o curso de Estatística, você também escolhe um leque muito grande de carreiras possíveis. Isso porque praticamente qualquer empresa pode decidir contratar alguém que optou pelo curso de Estatística para trabalhar, analisando e interpretando dados numéricos, bem como fazendo diagnósticos dos mais variados.

Algumas das principais áreas de atuação para quem escolher o curso de Estatística são:

  • Bioestatística: nesta área, o profissional irá criar metodologias e organizações de dados referentes a pesquisas na área de Saúde e de Ciências Biológicas em geral;
  • Computação: ao optar pela área de Computação, o estudante do curso de Estatística poderá criar programas referentes a estudos estatísticos dos mais diversos;
  • Setores industriais: o leque é mais amplo nesta área, uma vez que o profissional analisará fases de produção, detectando erros e aprimorando a qualidade do produto como um todo;
  • Internet: Criação e gerenciamento de programas de busca, bem como a montagem e criação de bancos de dados online;
  • Pesquisa: levantamento de características referentes ao consumidor de uma região específica. Montagem e gerenciamento de bancos de dados diversos com as informações que forem coletadas. Pode, também, atuar em pesquisas de cunho eleitoral.

Para poder atuar na profissão, quem escolher graduar-se pelo curso de Estatística deve ter o diploma e também um registro no Conselho Regional de Estatística.

Qual o salário do profissional de estatística

O ganho médio salarial para iniciantes varia entre R$ 2 a 3 mil reais, o que é um bom piso para quem está começando a carreira.

No auge da sua atuação, os salários podem atingir até R$ 16 mil, o que é um ganho razoável.

Ao escolher se formar em Estatística, você tem a garantia de que terá um abrangente mercado de trabalho para escolher onde quer atuar e para que setor prefere direcionar os seus conhecimentos estatísticos, o que dá uma certa liberdade. O salário é excelente, fator que pode vir a ser um atrativo em optar por essa carreira.

Ainda está em dúvida de qual curso escolher na hora do vestibular? Continue acompanhando nossas postagens com detalhes sobre as mais diferentes áreas! Com certeza, ajudará você a se decidir na hora da inscrição. Não perca as próximas postagens!

Compartilhar
Categoria: Cursos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.