Estágio – o guia completo para você começar sua carreira Estágio – o guia completo para você começar sua carreira

Estágio – o guia completo para você começar sua carreira

Está se planejando para começar um estágio em sua área? Neste conteúdo você vai encontrar informações importantes sobre esse tema e algumas dicas para encontrar as melhores oportunidades. Continue acompanhando!

O que é estágio?

O estágio normalmente traz as primeiras experiências profissionais de um estudante de ensino superior. Nesse período, é possível vivenciar o dia a dia do mercado de trabalho e colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação.

Quais os objetivos do estágio?

As atividades do estágio devem, obrigatoriamente, estar relacionadas ao conteúdo que o aluno estuda na faculdade e tem função pedagógica, ou seja, a prioridade será sempre o aprendizado em troca da força de trabalho.

É considerado emprego?

Apesar de se parecer muito com um emprego comum, o estagiário não tem vínculo de emprego com a empresa em que atua, já que se trata de uma extensão do programa de graduação. Por esse motivo, o estágio possui uma lei específica para proteger os estudantes de abusos em relação a carga horária ou excesso de responsabilidades.

Pré-requisitos e documentos necessários para estagiar

Para estagiar, o estudante deve necessariamente estar regularmente matriculado em um curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), seja bacharelado, licenciatura ou tecnológico, em qualquer período do curso. Para se candidatar a vaga, além de possíveis critérios exigidos pela empresa contratante, basta o estudante enviar o comprovante de matrícula ativa emitido na secretaria da faculdade.

Vantagens do estágio

Experiência no mercado de trabalho

O estágio permite que o estudante entenda a dinâmica do mercado de trabalho de forma gradual e com o acompanhamento de um gestor responsável, além de representar a prática de todo o conhecimento adquirido no mercado de trabalho.

Criar network

Network é uma rede de contatos que se fortalece a cada experiência profissional e que pode render excelentes oportunidades ao longo da carreira. O estágio é um bom começo para conhecer outras pessoas da sua área que poderão se lembrar de você para futuras vagas de emprego, projetos e parcerias.

Ganhar dinheiro

Além do aprendizado, o estagiário poderá contar também com uma ajuda de custo e outros benefícios que podem ser investidos em sua própria educação, lazer etc.

Descobrir a área de atuação

É possível fazer mais de um estágio no período da graduação, que tem duração máxima de dois anos em cada empresa. Nesse caso, o estudante tem a chance de estagiar em diversas companhias e experimentar diferentes áreas de atuação dentro da profissão, escolhendo aquela com que mais se identificou.

Tipos de estágio

Como pesquisa

Também conhecido como iniciação científica, o estágio em pesquisa é a porta de entrada para quem tem o objetivo de trabalhar no meio acadêmico. O programa permite que o aluno universitário se aprofunde em um campo de estudo sob a orientação do professor responsável pela área.

O estágio pode estar vinculado ou não a uma das bolsas de fomento (FAPESP, CNPq ou CAPES), ou seja, pode ou não ser remunerado dependendo do acordo realizado entre o aluno e a faculdade.

A iniciação científica tem duração máxima de um ano e o aluno pode participar de diversas pesquisas ao longo da graduação.

Curricular

O estágio curricular pode ser realizado em empresas públicas ou privadas que possuam convênio com a universidade. Nesse caso, o estágio pode ser obrigatório, compondo parte dos créditos da graduação, ou complementar, onde não existe essa obrigatoriedade.

Quais as diferenças entre estágio e jovem aprendiz?

Ainda que ambos tenham como objetivo inserir o estudante no mercado de trabalho, o estágio e o programa Jovem Aprendiz possuem algumas diferenças em relação à idade e abordagem pedagógica.

Para realizar o estágio no ensino superior, o estudante deve estar matriculado em uma universidade e exercer funções compatíveis a sua área de formação. Já no Jovem Aprendiz o aluno deve ter entre 14 e 24 anos e estar matriculado em um programa de aprendizagem. Como o programa exige apenas o ensino médio, o estudante não precisa atuar em uma área específica e a empresa contratante tem mais flexibilidade para definir em qual área dele poderá atuar.

Quais as diferenças entre estágio e trainee?

Ainda que ambos tenham o objetivo de capacitar o estudante e representar os primeiros passos na vida profissional, as vagas para trainees normalmente são direcionadas a recém-formados e já está efetivamente no mercado de trabalho.

Quem pode ser contratado?

O estágio é direcionado para diversos perfis de estudantes de ensino superior, até mesmo aqueles que estejam cursando a pós-graduação, os que possuem emprego com registro CLT (desde que estagiem em uma empresa e sejam registrados em outra) e estudantes gestantes.

Direitos e deveres para o estagiário

A Lei do Estágio estabeleceu direitos e deveres que devem ser cumpridos a risca, tanto pelo estagiário quanto pela empresa contratante. Saiba quais são eles!

O que diz o termo de compromisso?

O Termo de Compromisso de Estágio é um acordo firmado entre o estudante, a empresa contratante e a instituição de ensino e prevê os direitos e deveres de todas as partes envolvidas.

Salário

O salário – ou bolsa auxílio – a ser recebida pelo estagiário é definido pela empresa contratante e não há um valor mínimo regulamentado.

Aviso prévio

O estágio não configura uma relação de emprego e, diferente do que é garantido pela CLT, o estagiário não tem direito a aviso prévio em caso de dispensa, assim como 13º salário e multa rescisória.

Férias

O estagiário tem direito a 30 dias de recesso remunerado a cada 12 meses (caso esteja na mesma empresa) ou o proporcional ao período estagiado. Além disso, o período de férias do estágio deve coincidir com as férias acadêmicas.

Rescisão

A rescisão de contrato pode acontecer por conta do fim do contrato ou pelo desejo de uma das partes. Qualquer que seja a situação da saída, o estagiário deverá receber pelos dias em que trabalhou e o valor proporcional do recesso remunerado.

Semana de provas

O estagiário tem direito a reduzir a carga horária diária pela metade em semana de provas. Essa regra é assegurada pela Lei do Estágio e deve ser cumprida pelo empregador.

Fazer estágio tira o direito de receber seguro desemprego?

Depende. Caso receba o seguro desemprego e comece a estagiar, o estudante não deverá se preocupar e continuará recebendo as parcelas. Porém, se o estágio for remunerado e o valor da bolsa exceder a um salário mínimo, o seguro será suspenso.

Pode fazer home office?

Sim, desde que o estagiário tenha suas atividades e desenvolvimento acompanhados pelo gestor.

Benefícios

Além da bolsa-auxílio, a empresa poderá oferecer ao estagiário benefícios como auxílio-alimentação, vale transporte, convênio médico, participação nos lucros ou qualquer outro que achar pertinente, desde que não eles não configurem uma relação de emprego. Vale lembrar que o valor da bolsa-auxílio, caso o estágio seja remunerado, assim como os benefícios, devem estar presentes no Termo de Compromisso de Estágio.

Jornada de trabalho

A carga horária de estágio é de seis horas diárias (ou 30 horas semanais) para estudantes de ensino superior e educação profissional de nível médio.

Quanto tempo dura o estágio?

O período de estágio não deve ultrapassar os dois anos na mesma empresa, exceto nos casos em que o estagiário seja Pessoa com Deficiência. Nesses casos, o contrato pode ser renovado sem limite de tempo e de acordo com o interesse de ambas as partes.

Qual o prazo máximo para efetivação?

Se existe o interesse mútuo em prosseguir com o contrato, após dois anos a contratante deverá incluir o estagiário em seu quadro de funcionários em contratação CLT.

Pode rescindir o contrato?

O Termo de Compromisso de Estágio pode ser rompido a qualquer momento e por ambas as partes. Nesse caso, o estagiário deverá receber o valor dos dias trabalhados no mês e o proporcional das férias remuneradas.

Intervalos/descansos

Ainda que não seja obrigatório, o intervalo durante a jornada diária é recomendado e deve constar no Termo de Compromisso de Estágio, já que interfere na segurança, saúde e desempenho do estagiário no ambiente de trabalho.

Onde conseguir estágio?

Está buscando um estágio para dar os primeiros passos em sua carreira? Separamos pra você algumas dicas para te ajudar nessa missão. Confira!

1.Vá a eventos da área

Procure acompanhar a programação de eventos da sua área de estudo. Além de ficar por dentro do que acontece em seu futuro mercado de atuação, você ainda pode fortalecer sua rede de contatos para conseguir oportunidades.

2.Procure na faculdade

Saiba quais são as empresas conveniadas com sua universidade e se existem processos seletivos abertos.

3.Utilize redes sociais

As redes sociais podem ser ferramentas excelentes para quem está procurando uma oportunidade de estágio, já que contam com diversos grupos que disponibilizam vagas em diversas áreas.

4. Sites de vagas

Sites de vagas de emprego como a Catho oferecem centenas de oportunidades de estágio em todos os segmentos do mercado. Ao se cadastrar na plataforma, você poderá selecionar as empresas que mais se encaixam ao seu perfil e se candidatar às vagas disponíveis.

Gostou desse conteúdo? No blog do PRAVALER disponibilizamos muitas dicas para você se destacar em todas as etapas da sua carreira. Continue com a gente! 🙂

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.