O que você sabe sobre o curso de Enfermagem?

Tudo Sobre Curso De Enfermagem Tudo Sobre Curso De Enfermagem

Por PRAVALER

O que você sabe sobre o curso de Enfermagem?

Se você tem interesse e dom para cuidar das pessoas, a área médica com certeza é o caminho a ser escolhido. Para ficar mais próximo dos pacientes e atendê-los de forma mais efetiva, uma boa opção é o curso de Enfermagem.

Mas a dúvida ainda paira no ar: o que faz um enfermeiro? Como funciona um curso de Enfermagem? E o mercado de trabalho, como é? Faça o teste vocacional pra ver se você se identifica com o curso e profissão. Sem mais dúvidas! Vamos ajudá-lo a conhecer melhor a Enfermagem para que você se apaixone de vez por ela.

O que faz um enfermeiro?

Este profissional se dedica a cuidar da saúde de pessoas doentes, trabalhando conjuntamente com outros profissionais, como médicos e nutricionistas. Seu trabalho é voltado para coletar informações sobre a condição de saúde do paciente e definir os procedimentos que serão aplicados pela equipe de enfermagem. Além disso, o profissional trabalha com a administração de medicamentos, curativos, a alimentação e a higiene do paciente.

Como é o curso de Enfermagem?

O curso de Enfermagem abrange as três áreas do conhecimento: humanas, exatas e biológicas. Optando por esse curso, o aluno estudará Ciências Biológicas, Sociologia, Psicologia, Administração, Bioquímica, Epidemiologia, Anatomia, Patologia, Imunologia e muito mais.

Em muitas faculdades, a partir do segundo ano o aluno de Enfermagem já começa a realizar atendimentos em ambulatórios-escola com a supervisão de um professor. Caso o estudante opte pela licenciatura, precisa realizar estágio supervisionado e, ao final do curso, apresentar um trabalho de conclusão.

O curso de enfermagem tem a duração média de quatro anos e é quase que, obrigatoriamente, integral, já que a grande curricular é bem extensa. Afinal, os profissionais trabalharão com pessoas e precisam conhecer de forma ampla a sua área de atuação.

O mercado de trabalho para quem cursa Enfermagem

O enfermeiro ou enfermeira pode trabalhar em clínicas de reabilitação, hospitais, escolas, centros de estética, laboratórios de análises clínicas, serviços de homecare, faculdades, empresas, etc. Como é responsável pela saúde preventiva, sua presença se faz necessária em locais com grande aglomeração de pessoas.

Já o profissional que opta pela licenciatura estará instruído a ministrar aulas práticas e teóricas em cursos técnicos profissionalizantes, que formam técnicos e auxiliares de enfermagem. Com o mestrado, já é possível ministrar aulas para cursos superiores na área da saúde, como Enfermagem, Medicina e afins.

Curiosidades sobre o curso de Enfermagem

A profissão de enfermeiro tem vagas de trabalho garantidas, pois a saúde é uma área que recebe grandes investimentos no país. Todos nós precisamos estar com “a saúde em dia” para trabalharmos e vivermos.

Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), para se ter abrangência e qualidade no atendimento à saúde, é necessário um enfermeiro para cada 500 habitantes e, no Brasil temos 0,9 para cada 1000, abaixo do recomendável.

A maior parte desses profissionais se encontra em atuação no ramo privado da saúde, principalmente nas capitais e nas regiões sul e sudeste, sendo o estado de São Paulo onde está a maioria dos enfermeiros formados no Brasil.

Fale para a gente: o que achou do curso de Enfermagem? O que você busca nesse curso? Queremos saber!

Compartilhar
Categoria: Cursos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.