Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Prouni Biomedicina: qual a nota de corte e como se inscrever? Prouni Biomedicina: qual a nota de corte e como se inscrever?

Prouni Biomedicina: qual a nota de corte e como se inscrever?

O mercado de atuação das Ciências Biomédicas está em amplo crescimento e se você deseja fazer parte dessa área, saiba que é preciso estudar bastante. Hoje em dia existem diferentes opções de cursos e faculdades para os estudantes desta formação escolherem, e dentre eles há como ingressar por meio do Prouni para Biomedicina.

Quer descobrir como funciona a Biomedicina no Prouni e saber mais sobre essa profissão? Preparamos um conteúdo recheado de informações essenciais para te ajudar em todo o processo de entrar nas universidades, do começo ao fim. Vamos nessa? Bora!

Sobre o Programa Universidade para Todos

Criado em 2014 pelo governo federal e pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa Universidade para Todos (Prouni) teve origem com o objetivo de ajudar estudantes de baixa renda a ingressarem em universidades privadas sem que precisassem pagar as mensalidades de valores altos, facilitando o acesso ao ensino superior.

Para isso, na prática, o Prouni disponibiliza bolsas de estudo, sendo elas integrais ou parciais, para os jovens que desejam estudar nas faculdades que estão inscritas no programa. Já são milhares de brasileiros beneficiados com essa iniciativa do e que se tornam grandes profissionais em suas áreas de atuação.

Quem está em busca do Prouni para fazer a graduação de Biomedicina precisa entender quais são os requisitos para conseguir este auxílio financeiro. Afinal, a concorrência é alta e exige que alguns critérios sejam cumpridos para que os estudantes possam participar do ranking e, enfim, conquistar a bolsa de estudos do Prouni.

Iremos explicar os principais pontos sobre isso a seguir, mas você também pode ler o nosso artigo completo com os requisitos para ganhar a bolsa do Prouni.

Como funciona o Prouni para Biomedicina

Assim como para concorrer ao auxílio financeiro do Programa Universidade para Todos de qualquer outro curso de ensino superior privado, o Prouni para Biomedicina segue os mesmos processos e etapas que estão descritas em suas regras.

Ou seja, é obrigatório que o estudante que deseja conseguir a sua bolsa de estudos, seja ela a integral de 100% sob o valor da mensalidade ou a parcial de 50%, esteja dentro da renda familiar mensal exigida pelo Prouni e que tenha a nota de corte para Biomedicina do Prouni.

A nota de corte é a pontuação mínima que deve ser alcançada na média geral da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso Enem. E neste assunto há um ponto de atenção: porque são duas notas a serem atingidas para conseguir o financiamento para os seus estudos de Biomedicina.

O Prouni exige que os candidatos à bolsa tirem no mínimo 450 pontos na prova, sendo a média do resultado das questões de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Ciências da Natureza, e que não tenham zerado a redação. No entanto, também é preciso acertar a pontuação do curso escolhido, isto é a nota de corte do Prouni para Biomedicina.

No caso da nota de corte do Prouni para Biomedicina se trata de uma pontuação que pode ser diferente entre cada universidade que faz parte do programa e que costuma variar, ficando maior ou menor, em cada ano. Por isso, é essencial saber direitinho qual é o mínimo de pontos que você precisa tirar no Enem para ter o benefício em questão.

Além disso, retomando como funciona o Prouni para Biomedicina, os candidatos também precisa estar dentro da faixa de renda familiar mensal e elas são diferentes para as duas modalidades de bolsa:

  • Para a bolsa integral: deve ser comprovado um valor de até um salário-mínimo e meio;
  • Para a bolsa parcial: atestar ter até três salários-mínimos por pessoa.

Por fim, existe mais um requisito a ser confirmado: o de ter feito os três anos do ensino médio em escola pública ou ter estudado em escolas particulares, mas como bolsista. Também é importante saber que a seleção do Prouni é feita de acordo com a nota do Enem, de forma que os estudantes com as maiores pontuações ficam no topo da lista, tendo mais chances de conseguirem o benefício.

Nota de corte para Biomedicina

Você sabe qual é a nota de corte para Biomedicina no Prouni? Para poder entrar em uma instituição de ensino superior privada e começar a estudar na graduação que você tanto deseja, é preciso estar por dentro de qual é essa pontuação e, acima de tudo, ter tirado as notas necessárias.

Segundo o site Quero Bolsa, o candidato que está concorrendo ao benefício para o curso de Biomedicina precisa atingir uma nota mínima média de 658.06 pontos. No entanto, a variação entre as faculdades pode ficar de 640 a 715 pontos.

Portanto, se você estiver interessado em uma universidade específica, não deixe de se informar sobre a nota de corte do Prouni e confira se está próximo do que você tirou no último Enem realizado.

Vagas remanescentes de Biomedicina

Caso o estudante não tenha alcançado a nota de corte, ainda tem chances de conseguir a bolsa de estudos. Isso é possível por causa das vagas remanescentes, uma parte do programa que funciona como uma lista de espera do Prouni para Biomedicina.

Essas vagas são aquelas que não foram preenchidas pelos candidatos da primeira chamada, ou chamada regular. São os estudantes que conseguiram a bolsa de estudos no Prouni, mas que não concluíram a sua inscrição.

Assim, uma nova seleção começa para que os demais estudantes possam tentar outra vez. E todo o processo é feito desde o início, como se fosse a primeira chamada do Prouni: os alunos com maiores notas ficam com os primeiros lugares e assim por diante.

No momento em que as vagas remanescentes do Prouni estão abertas para inscrições é fundamental ficar de olho nos prazos e principais datas, de forma que essa nova chance possa ser bem aproveitada.

Resultado do Prouni Biomedicina

Depois de todo o processo de seleção, chega, enfim, a hora de conferir o resultado do Prouni. Esse é um momento super aguardado pelos candidatos do programa e é quando a comemoração pode chegar.

Para saber se você conseguiu a sua bolsa de estudos para Biomedicina, é preciso acessar o site oficial do Prouni. É nesse portal em que são divulgados os resultados e cada aluno deve acessar por conta própria para verificar. Então, quando chegar a data final, corra para saber se você foi aprovado!

600x158 Biomedicina

Faculdades privadas de Biomedicina que aceitam Prouni

Sabia que não são todas as faculdades que fazem parte do Prouni? São selecionadas para o programa apenas aquelas que passam por uma série de exigências do MEC. Mas mesmo assim são diversas opções e com excelentes programas de graduação para Biomedicina. Veja as principais a seguir:

Como se inscrever para o Prouni Biomedicina?

A inscrição para o Prouni de Biomedicina é feita totalmente online e pelo site oficial do programa. Vamos te mostrar o passo a passo logo abaixo e você poderá ver que com apenas alguns cliques você estará inscrito.

  1. Entre no site do Prouni, colocando o seu número de inscrição e a sua senha cadastrada no Enem;
  2. Em seguida, informe um número de telefone e o seu principal endereço de e-mail;
  3. Continue preenchendo as informações que forem solicitadas;
  4. Escolha quais são as faculdades em que você deseja estudar, a modalidade da sua bolsa de estudos e o que mais precisar nessa etapa;
  5. Termine confirmando todos os dados preenchidos e pronto!

É tudo muito simples e rápido! Para se inscrever no Prouni e dar o primeiro passo para conseguir o benefício, não se esqueça de acompanhar os prazos de cada etapa deste processo. A bolsa de estudos para Biomedicina está mais perto do que você imagina!

Financiamento estudantil para Biomedicina no Pravaler

Pode ser que você não tenha conseguido a bolsa de estudos com o Prouni. Mas você sabia que existem outras maneiras de ter uma educação de qualidade no ensino superior privado sem precisar pagar caro para isso? Estamos falando do financiamento estudantil para Biomedicina no Pravaler.

Somos uma empresa que concede financiamento estudantil privado. Assim, você não precisa depender da sua nota tirada no Enem e nem da seleção feita pelo Prouni porque com o Pravaler, você escolhe o financiamento que for melhor para você, e para o seu bolso e, assim que passar pela análise de crédito, já pode começar a estudar.

O processo é todo online e em poucas etapas. Além disso, é um modelo de crédito estudantil que pode ser contratado em qualquer semestre ao longo da sua graduação, estando disponível tanto para calouros quanto para veteranos.

Então, chega de adiar os seus estudos em Biomedicina! Faça já a sua simulação em nosso site, envie os documentos e comece logo a estudar pagando menos todos os meses. A mensalidade vai caber no seu orçamento e as parcelas não se acumulam. Legal, né? Confira todas as informações sobre o Pravaler e saiba quais são os critérios para conseguir o seu financiamento.

Botao Simule Financiamento 2

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter