Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

Curso de Turismo: saiba como se tornar Turismólogo

Você tem um perfil dinâmico e flexível? Tem uma boa comunicação e gosta de trabalhar com o público? Apresenta facilidade para planejar roteiros e interesse em conhecer atrações turísticas? Então, talvez, o Turismo seja uma boa opção de carreira para você.

O profissional dessa área encontra algumas possibilidades de trabalho no mercado: pode gerenciar os serviços de um hotel, por exemplo, ou organizar viagens em uma agência.

Saber mais sobre a profissão, o mercado de trabalho e as atividades exercidas no dia a dia é essencial para garantir que você está seguindo o caminho certo. Continue a leitura para saber mais sobre o curso de Turismo e descobrir se esta é uma boa opção de curso para você!

Como é o curso de Turismo?

Para fazer o curso de Turismo não basta gostar de viajar ou ter facilidade para o aprendizado de novos idiomas. Esse curso é totalmente desafiador, pois envolve organização, promoção e planejamento de roteiros de viagens, excursões e eventos, sejam dentro do Brasil ou fora dele.

Existem, atualmente, três modalidades de curso na área turística: o bacharelado, tecnólogo e curso técnico. Saiba mais sobre cada uma das opções:

Bacharelado em Turismo

Tem duração de quatro anos. Pode ser feito presencialmente ou à distância e oferece uma visão geral sobre as diversas disciplinas necessárias para o exercício da profissão. Assim, o estudante tem acesso a conhecimentos relacionados a gerenciamento turístico, organização de eventos, marketing, roteiro turístico, planejamento de custos, logística de transporte, entre outros. Também são abordados temas relacionados a economia, cultura e política.

As matérias podem variar de uma universidade para outra. Analise a grade de disciplinas antes de escolher a instituição ideal para você. Se você quer fazer carreira em hotéis, por exemplo, pode ser uma boa ideia buscar um curso focado em hotelaria.

No último ano de curso, há um estágio obrigatório, que pode ser feito em agências, hotéis, pousadas ou promotoras de eventos. Este estágio é essencial para que o estudante aprenda na prática como são as atividades exercidas pelo profissional de Turismo.

Tecnólogo em Turismo

O curso tecnólogo é uma modalidade de graduação, assim como o bacharelado e a licenciatura. Também é considerado um curso superior pelo MEC, mas com duração de no máximo três anos e, para cursá-lo tem que ter concluído o ensino médio. O tecnólogo sai um passo à frente, pois sua formação é mais voltada para a prática do dia a dia, o que acaba por envolvê-lo na resolução de problemas de forma rápida e com a intenção de ganhar o cliente.

O curso de tecnólogo em Turismo tem uma duração mais curta. São necessários apenas dois anos para que o estudante se forme e ingresse no mercado de trabalho. De forma geral, estes são cursos que focam em uma área específica da profissão, como administração. Depois de formado, o tecnólogo também pode procurar por vagas em hotéis, pousadas, resorts, agências e promotoras de eventos.

Há ainda uma terceira opção, direcionada para quem quer dar aulas sobre o assunto. É a licenciatura em Turismo, que tem no currículo as matérias de pedagogia e prática de ensino. São duas as universidades que oferecem este curso no Brasil: a Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Curso técnico em Turismo

O curso técnico em Turismo é voltado para o aluno que vai cursar ou já cursou o ensino médio e quer aprender uma profissão. Hoje ele é amplamente oferecido integrado ao ensino médio. Ou seja, o aluno faz os dois ao mesmo tempo”.* Tem a duração de um a dois anos;

Como é o mercado de trabalho para quem se forma em Turismo

Tanto o bacharel quanto o tecnólogo em Turismo encontram variadas oportunidades no mercado de trabalho. Muitos turistas visitam o Brasil anualmente, o que garante que o profissional da área tenha acesso a vagas em diferentes estados do norte ao sul do país. Aprender, pelo menos, uma segunda língua é algo importante para fortalecer o currículo do candidato.

Há oportunidades em áreas como o ecoturismo, hotelaria, transporte, eventos, gastronomia e o marketing. Depois da formatura, o estudante pode trabalhar supervisionando os processos de uma companhia aérea, organizando eventos corporativos, fazendo análise de mercado ou planejando passeios ecológicos.

Veja aqui outros segmentos onde o formado em Turismo pode atuar:

  • Aulas: tendo pós-graduação, o profissional pode dar aulas em cursos técnicos e em faculdades;
  • Gerência: pode ser gerente de agências de viagem, hotéis, pousadas, hostels, sites turísticos, etc. Sabe aqueles sites de comparação de preços de passagens e hotéis? Então, por trás deles com certeza há um profissional formado em Turismo, especializado em gerir tais informações;
  • Eventos: gosta de festas? Um dos ramos mais lucrativos e divertidos é o de eventos, onde a equipe organiza eventos e viagens turísticas de grupos de faixas etárias diferentes, já que há a necessidade de programação específica para cada grupo;
  • Órgãos públicos: é comum o profissional trabalhar em prefeituras de cidades turísticas ou entidades culturais que planejam a promoção e divulgação das atrações locais, ficando responsável por atrair cada vez mais turistas para conhecer espaços culturais, históricos, políticos, etc.
Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter