5 dicas para recuperar o ritmo de estudos

Diferente de quem decide ir para a faculdade direto do Ensino Médio, muita gente opta por parar para poder refletir melhor sobre o que vai fazer da vida.

Nesse caminho, a pressão para arranjar um emprego começa a pesar mais do que devia e chega a hora de começar a definir certas prioridades. Com isso, estudar se torna algo cada vez mais distante da rotina e você começa a ver grandes obstáculos para poder recuperar o ritmo. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas e sugestões para ajudar você a recuperar o ritmo de estudos!

1 – Lembre-se de que nunca é tarde demais
Tenha sempre isso em mente! E não se aplica somente a pessoas que optaram por não fazer faculdade assim que saíram da escola, mas para qualquer um que, por qualquer motivo, não pôde concluir seus estudos. O Governo Federal promove diversos programas de incentivo e de apoio para quem quer retomara os estudos e conseguir seu tão sonhado diploma. Temos o EJA, supletivos, Enem, Sisu, ProUni e FIES, diversos programas que podem, sim, ajudar a voltar a estudar. Oportunidades não faltam!

2 – Conheça seus limites
Autoconhecimento, é muito importante nessa altura. Você deverá saber bem como será sua disponibilidade de tempo e energia para poder retomar os estudos. Não se deixe levar por comentários como “é só estudar”, como se fosse algo extremamente fácil. Você precisa ter muita determinação, dedicação, disciplina e – reforçando – tempo. Por isso, fazer uma autoavaliação para poder organizar melhor seu dia e encontrar melhores os momentos para poder estudar é muito importante também.

3 – Não tenha pressa para tomar decisões
Uma das grandes mentiras que plantaram na nossa cabeça é que temos que estar fazendo faculdade aos 18 anos e, com isso, forçam as pessoas a tomar decisões que não vão simplesmente definir quantas horas de sono elas vão ter ou como serão os próximos cinco anos, mas como será uma boa parte da vida.

Apressando escolhas, fazemos pessoas entrarem nos cursos por pressão e, muitas vezes, elas acabam percebendo que não é aquilo que querem e, consequentemente, acabam tirando vaga de pessoas que teriam mais certeza de suas escolhas; e se decidirem cursar até o final, mesmo sabendo que não é aquilo que querem, acabam se tornando pessoas frustradas. Portanto, pesquise e se informe bastante a respeito daquilo que você quer mesmo fazer.

4 – Leia ao máximo
Quando falamos isso, não queremos que você apenas leia o conteúdo para estudar e pronto. É importante se envolver, grifar partes importantes ou que chamaram a atenção; realizar suas anotações e observações, conseguir absorver o conhecimento.

5 – Troque ideias com outros estudantes
Essa dica está bem relacionada com a nossa sugestão anterior. Conversar com outros estudantes permite que a sua leitura se torne mais viva, pois você pode ouvir como os outros entenderam e interpretaram o conteúdo, promovendo assim discussões a respeito e também um troca bem interessante.

Para mais dicas, sugestões e outras informações a respeito de estudos, continue acessando o nosso blog!

Categoria: Dicas de Estudo

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.