Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Advogados famosos: conheça as celebridades que estudaram Direito Advogados famosos: conheça as celebridades que estudaram Direito

Advogados famosos: conheça as celebridades que estudaram Direito

Diversos artistas, atores, cantores e pessoas públicas têm diploma do curso de Direito e poucas pessoas sabem disso. Afinal, eles saíram do tradicional ramo da advocacia para seguirem carreira em outras profissões ligadas ao entretenimento, onde tiveram sucesso profissional.

Se você tem curiosidade em saber quais são algumas das personalidades de advogados famosos no Brasil e no mundo, assim como cantores formados em Direito, continue acompanhando este conteúdo. Você vai se surpreender com os nomes que selecionamos para contar essa história! Continua com a gente 😀

Famosos que estudaram Direito

De Kim Kardashian a Juliette, cada famoso utilizou o diploma de Direito de uma forma diferente na vida profissional. Quer conhecer? Inspire-se nessas histórias e saiba mais sobre os bastidores das vidas dos artistas.

Kim Kardashian

A socialite de uma das famílias mais ricas e famosas dos Estados Unidos, estrela do programa reality show “Keeping Up With The Kardashians”, entrou recentemente para o ramo das leis norte americanas. A Kim Kardashian passou anos estudando para uma prova específica do Direito até conseguir a sua aprovação.

Popularmente conhecido como “Baby Bar”, o First-Year Law Students’ Examination da Califórnia é um exame que os estudantes de Direito do primeiro ano devem aplicar caso não estejam cursando uma faculdade que tenha a credencial da American Bar Association, ou seja, em um curso tradicional de Direito.

A influencer prestou o exame em 2019 e não obteve sucesso. Anos depois e após outras tentativas frustradas, em 2021, Kim Kardashian conseguiu ser aprovada, o que fez com que passasse a ser reconhecida como advogada em treinamento. Em seguida, começou a estagiar em uma empresa de advocacia.

Segundo Kardashian, o que a motivou a ingressar nessa carreira mesmo já sendo mundialmente conhecida, foi um evento vivido na Casa Branca dos Estados Unidos em que reconheceu situações do sistema americano que poderiam ser diferentes. Além disso, o seu pai, Robert Kardashian, foi um famoso advogado antes de falecer.

Jojo Todynho

Bastante popular entre os seus milhares de fãs que acompanham a sua música, sua participação em reality shows ou mesmo a sua vida social, a cantora e artista Jojo Todynho recentemente virou manchete das notícias ao ingressar em um curso de Direito na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.

Foi um acontecimento que causou alvoroço nas redes sociais, visto que a artista compartilhava com empolgação essa conquista e que foi recebida como, de certa forma, algo inusitado pelo público. Também serviu como um lembrete que nunca é tarde para começar algo novo, seja você uma pessoa famosa ou não.

Na metade de 2023, a artista usou as suas redes sociais para comemorar as notas acima da média que alcançou com as disciplinas que estavam cursando neste semestre. Além disso, as plataformas digitais, como o Instagram, para compartilhar as suas rotinas de estudo e engajar os seus seguidores.

Ainda estando no início desta formação, em comparação com os outros nomes que apresentamos neste artigo, Jojo Todynho diz que seu próximo objetivo é abrir uma empresa de advocacia com o seu nome a fim de ajudar as pessoas que necessitarem, principalmente as mulheres em situações de perigo.

A cantora diz em entrevistas que pretende seguir equilibrando tanto o exercício do Direito e as suas formas de atuação quanto a carreira artística, a qual não pretende deixar de lado por enquanto.

Gracyanne Barbosa

A atriz, modelo e bailarina Gracyanne Barbosa é uma das mais célebres personalidades da vida de exercícios e academia, e também faz parte do grupo de nomes de advogados famosos do Brasil, apesar de nunca ter exercido a profissão.

Se você não tinha conhecimento dessa informação, não se sinta sozinho porque muitos não conheciam esse lado da famosa “musa fitness”. Ao contrário do que muitos pensam, ela não cursou nem Educação Física nem Nutrição, mas sim as disciplinas jurídicas.

Ela fez o curso de Direito na renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2010 como uma alternativa caso fosse necessário ter um diploma e uma carreira mais sólida do que nas artes. Porém, logo em seguida, ela ingressou em trabalhos como modelo e dançarina profissional, os quais a tornaram a personalidade que conhecemos.

Por volta de 2018, devido a sua formação na UFRJ, ela foi homenageada pelos então estudantes da graduação de Direito desta instituição de ensino superior pública quando o Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (CACO) desenvolveu uma coleção de camisetas com os rostos e os nomes de “grandes nomes” que se graduaram neste curso. Além dela, estavam personalidades como Clarice Lispector, Vinícius de Moraes e Jorge Amado.

Gracyanne afirma que mesmo estando em um ramo de sucesso e tendo milhares de fãs a acompanhando, existe a possibilidade de que ela atue como advogada em um futuro próximo com o objetivo de defender os direitos dos mais vulneráveis.

Luciano Huck

Está enganado quem pensa que Luciano Huck tem formação em Jornalismo por ser um apresentador de programas de TV. Sendo um dos maiores e mais conhecidos apresentadores da TV brasileira, Luciano Huck é também ator, empresário e filantropo.

Veja também: Pra ser jornalista precisa de faculdade? Descubra agora!

O pai de Luciano foi um jurista e o incentivou a cursar a graduação em Direito nos anos 1980, quando o apresentador ainda era jovem. Assim, Huck ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1989, mas optou por não concluir essa formação tradicional e saiu do curso alguns semestres depois de iniciá-lo.

Isso porque Luciano já trabalhava em outro ramo, o da publicidade, ao estagiar em uma agência de Washington Olivetto. Durante a adolescência e começo da vida adulta, ao longo dessas experiências como estagiário ou até mesmo como assistente, ele atuou com fotografia, redação de colunas sociais, locutor de programas de rádio e muito mais.

Por causa disso, optou por interromper os estudos para ingressar na advocacia e surgiu nele a vontade de migrar para o ramo do entretenimento, tendo o objetivo de se dedicar ao início de sua profissão como apresentador de programas nacionais, o que fez com que se tornasse a celebridade que hoje conhecemos e que ficou tão marcado para diversas gerações.

No currículo de Luciano Huck estão reunidas diversas empreitadas que possibilitaram que ele ganhasse a experiência necessária para ser reconhecido como a personalidade que é hoje. E foi em setembro de 1999 que assinou o contrato com a TV Globo para ser o apresentador do programa Caldeirão do Huck, um dos grandes marcos de sua carreira.

Segundo entrevistas que forneceu para veículos da mídia, para ele, a possibilidade de retomar os estudos do curso de Direito não é inexistente, já que Luciano Huck admitiu ter essa vontade. Tal desejo passou a ser ainda mais explícito quando estava em vias de se candidatar a cargos públicos e deixar o entretenimento para se consagrar como político.

Renato Aragão

Você provavelmente conhece o Didi Mocó do antigo programa de comédia “Os Trapalhões” (1970 a 1990) e de outras de suas cenas icônicas, certo? Pois bem, saiba que o Renato Aragão, nome verdadeiro por trás do personagem, se formou em Direito no início de sua vida profissional e é outro artista famoso que tem esse diploma.

Considerado como um gênio do universo artístico nacional, Renato Aragão é um ator, comediante, diretor, produtor, roteirista, apresentador, cantor, empresário, entre mais alguns títulos que o tornaram uma personalidade tão popular e querida no meio dos brasileiros, e ainda advogado.

Ele se formou em Direito pela Faculdade de Direito do Ceará da Universidade Federal do Ceará, por volta dos anos 1990, e escolheu este curso com o intuito de ter estabilidade financeira e profissional caso não desse certo o caminho como artista nas telas ou nos palcos.

Mas, logo em seguida, alcançou o sucesso com seu programa “Os Trapalhões” e não deixou nunca mais de lado a vida no entretenimento, de forma que não chegou a praticar a advocacia.

Entre os sucessos de Renato Aragão no entretenimento estão filmes, como “O Trapalhão no Planalto dos Macacos” (1976), “Os Saltimbancos Trapalhões” (1981), “Os Vagabundos Trapalhões” (1982), “O Cangaceiro Trapalhão” (1983), “Os Trapalhões no Reino da Fantasia” (1985), “Didi Quer Ser Criança” (2004) e muitos outros.

Além destes filmes e diversos programas de televisão que entreteram gerações de brasileiros, o Renato Aragão também foi um dos principais apresentadores do Criança Esperança, da Rede Globo.

Flávia Alessandra

Poucas pessoas sabem que a renomada atriz global Flávia Alessandra também é advogada. O seu primeiro papel na televisão foi em 1989 ao participar da novela Top Model, mas antes disso a sua vida profissional já tinha começado: quando estava com 17 anos, Flávia se inscreveu no vestibular dos cursos de Direito e Comunicação Social, sendo ambos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Com a aprovação nas duas graduações escolhidas, a futura atriz cursou um no período matutino e o outro na parte da noite durante alguns anos até optar por sair de Comunicação Social. Assim, seguiu com os estudos de Direito e se formou como advogada brasileira, além de ter alcançado a conquista de obter a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Em seguida, por um tempo, teve um escritório próprio para exercer a advocacia. Nesta mesma fase, fazia um curso de teatro no tempo livre a fim de se formar como atriz, visto que atuar era outra de suas ambições. Desde então, foi a responsável por interpretar importantes personagens das principais novelas da televisão nacional.

Narcisa Tamborindeguy

Você já viu a socialite brasileira Narcisa Tamborindeguy nas redes sociais? Além do seu carisma e aparência única, ela tem algo em sua personalidade que muitas pessoas desconhecem: a formação em Direito, assim como as demais celebridades que foram citadas neste artigo até aqui.

Desde pequena, Narcisa recebeu a melhor educação, já que a sua família é renomada há gerações. Ela é filha do ex-deputado federal Mário Tamborindeguy e neta do empresário Francisco de Paula Machado. Com isso, o seu papel de influência na sociedade começou a ser exercido desde cedo.

O curso de Direito em que Narcisa Tamborindeguy viveu a fase como uma estudante universitária foi o da Universidade Candido Mendes, uma instituição de ensino superior particular no Rio de Janeiro.

Para ela, essa formação no ensino superior tradicional era uma maneira de estar próxima da justiça perante às leis nacionais e dos direitos humanos, e também via a obtenção do diploma como uma possibilidade de ganhar sua própria remuneração.

Mas, a formação acadêmica da Narcisa não parou na graduação de Direito. Ela também tem o diploma de Jornalismo pela extinta instituição UniverCidade, a qual se localizava na Zona Sul da capital fluminense. Além disso, nos Estados Unidos, estudou inglês e negócios na Universidade de Nova Iorque.

Segundo informações de sua biografia, em 1992, a socialite brasileira trabalhou em um escritório de advocacia do Canadá chamado Tory Tory DesLauries & Binninton, durante o período que morou neste país com o seu segundo marido. Porém, precisou sair dessa profissão devido às viagens de trabalho de Caco Johannpeter.

Além de ser um dos nomes de advogadas famosas, ela também é reconhecida por ser escritora, atriz e apresentadora.

Caio Blat

Caio Blat é um ator brasileiro, nascido em São Paulo, e que tem 43 anos atualmente. Ele é uma personalidade reconhecida por grandes novelas da Rede Globo, como “Andando nas Nuvens” (1999), Esplendor (2000), Um Anjo Caiu do Céu (2001), Coração de Estudante (2002), da minissérie “Chiquinha Gonzaga” (1999) e de filmes nacionais, como “Cama de Gato” (2002), “Carandiru” (2003) e “Quanto Vale ou É por Quilo?” (2005).

Apesar de ter começado na televisão desde criança, por volta de 8 anos quando participou de um comercial de TV, o ator Caio Blat também iniciou os estudos em Direito e em uma instituição de ensino superior de peso, a Universidade de São Paulo, na capital paulista, onde nasceu e morava na época.

Segundo ele, ter optado pela famosa faculdade de Direito do Largo de São Francisco foi uma decisão relacionada com a história dessa instituição, a qual é conhecida e prestigiada no mundo inteiro. Porém, Caio não seguiu com os estudos até a conclusão do curso, já que precisou deixar a sua vaga na universidade para se dedicar a ser um profissional na área do entretenimento.

Dessa forma, até onde se sabe, Caio Blat não atuou como advogado no Brasil. No entanto, ainda assim, se refere a um famoso que fez parte, mesmo que por um curto período, dessa graduação.

Alceu Valença

Mundialmente conhecido pela música “Anunciação” e seu famoso refrão, o cantor e compositor brasileiro Alceu Valença é uma lenda no cenário da música nacional. O que é uma informação pouco sabida pela população é o fato de que, no auge da década de 1970 e em plena Ditadura Militar, Alceu se formou em Direito.

O pernambucano cresceu vendo o pai promotor atuar, sendo este um dos motivos da decisão de optar pela graduação no Direito a fim de se tornar um juiz quando se tornasse adulto para que tivesse acesso a provas de diferentes casos do sistema judiciário.

Ao final da graduação anos atrás, o músico nordestino Alceu Valença não prestou ao exame de grande importância da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que obtivesse a autorização para exercer a profissão, já que tinha começado a trabalhar com música e faltou-lhe tempo para se inscrever na prova.

Veja também: O que um bacharel em Direito pode fazer sem OAB?

Foi mais recentemente, em 2017, que ele deu entrada no processo de conseguir a sua carteira como advogado na OAB/RJ. Isso porque na época dos anos 70, essa certificação ainda não era obrigatória como é hoje. Dessa forma, pode-se perceber que apesar do grande sucesso na música, tendo álbuns premiados e muitos anos de carreira, Alceu não deixou de lado o sonho que tinha quando era mais novo.

Juliette Freire

A campeã do reality show Big Brother Brasil de 2021 com quase 100% dos votos, Juliette Freire Feitosa, ou de nome artístico Juliette, se tornou uma personalidade famosa em diferentes setores da sociedade brasileira.

Desde a exibição do programa, ela ganhou fama em todo o território nacional como artista midiática, cantora e como influencer, além de atingir as mais variadas faixas etárias. Porém, a sua carreira teve início há anos na advocacia, sendo muito antes de participar do BBB21 como uma das participantes da categoria “Pipoca”, isto é, do grupo de pessoas anônimas.

Nascida em Campina Grande, na Paraíba, Juliette primeiro se matriculou na graduação de Letras, mesmo que a vontade fosse de cursar Medicina e tivesse alcançado a aprovação neste concorrido curso.

Porém, a sua decisão na época foi de estudar Direito, o que aconteceu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com conclusão em 2017, quando realmente se consolidou como advogada. Para receber o seu diploma, ela defendeu o Trabalho de Conclusão de Curso com o projeto intitulado de “William Shakespeare e o Direito: a interpretação na obra “Medida por Medida”.

O seu estágio durante a graduação na UFPB foi na Defensoria Pública da União, no Tribunal de Contas da Paraíba, assim como em um escritório de advocacia. Após isso, migrou para a carreira de maquiadora e, em seguida, se inscreveu no reality show.

Desde então, Juliette tem recebido prêmios e homenagens por sua atuação, seja como personalidade famosa ou como advogada em sua terra natal.


E aí, gostou de conhecer mais sobre estas celebridades que não atuam mais como advogados, independentemente de terem o diploma da graduação? Pois saiba que além destes nomes que citamos neste artigo, há muitas outras personalidades que fazem parte dos advogados mais famosos do Brasil.

Alguns outros são: o ator Marcos Caruso, formado pela Universidade de São Paulo, o ator Paulo Autran, também formado pela Universidade de São Paulo, assim como o cineasta brasileiro Zé Celso Martinez Correa, igualmente com diploma da USP. Com isso, fica evidente que a formação na faculdade pode ser em uma área tradicional, como o Direito, ou nas demais áreas, mas que é possível seguir os caminhos de tantos outros ramos.

Prv_cta_direito_3

Como construir uma carreira na área do Direito?

Se você tem planos de se tornar um advogado ou advogada nos próximos anos, tenha em mente que escolher uma faculdade de qualidade é ideal para alcançar sucesso nesta influente carreira.

Afinal, um ensino qualificado poderá ser o ponto de destaque em seu desempenho como profissional, e isso se deve ao apoio dos professores, infraestrutura da instituição de ensino e das disciplinas que compõem a grade curricular.

Para isso, que tal conhecer quais são as mais de 500 instituições de ensino superior particulares que temos como parceiras no Pravaler? Entre as opções há diversas faculdades, centros universitários e universidades que têm quatro ou cinco estrelas nas avaliações do Ministério da Educação, assim como compromisso com a educação.

Aqui no Pravaler, você também encontra o financiamento estudantil que é sem burocracias para estudar nessas instituições de ensino superior e ir atrás de se tornar mais um dos famosos que fazem Direito. Com a gente, a sua vida financeira tem o que precisa para ficar o mais organizada possível ao longo da graduação e sem preocupações com as mensalidades da faculdade particular que você escolher.

Todo o processo de contratação é simples: faça a sua simulação e confira as possibilidades de crédito universitário que nós temos para você, envie os documentos solicitados, passe pela análise de crédito e logo poderá começar a estudar pagando menos todos os meses. E o melhor: todas essas etapas são 100% online para que você faça a contratação de onde estiver.

No Pravaler você contrata o seu financiamento para estudar na graduação de Direito em faculdades de todo o Brasil, e pode solicitar o seu crédito quando precisar, seja um calouro ou um veterano. Legal, não é mesmo? Então, não espere mais tempo e faça agora mesmo a sua simulação com a gente para ficar cada vez mais perto do seu diploma universitário.

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude Direito com mensalidade reduzida.

Simule seu financiamento estudantil e veja como pagar menos por mês na faculdade de Direito.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter