Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Curso de Relações Públicas: saiba como se tornar um profissional da área Curso de Relações Públicas: saiba como se tornar um profissional da área

Curso de Relações Públicas: saiba como se tornar um profissional da área

Todo negócio precisa de uma boa reputação para ter sucesso e, na medida em que cresce, ele tem cada vez mais destaque. Embora isso dependa de diversos fatores, como qualidade e confiabilidade, as Relações Públicas são um dos pilares para gerenciar a reputação de uma empresa, pois permite comunicar sua marca e seus valores de forma ampla e criar narrativas em torno de seus produtos e serviços.

Os cursos de Comunicação Social são divididos em quatro vertentes: Jornalismo, Publicidade, Radio e Tv e Relações Públicas – carinhosamente abreviadas como RP. Você é dessa turminha de Humanas e se interessou pelo assunto? Então continue a leitura e saiba tudo sobre a carreira e curso de Relações Públicas.

O que são Relações Públicas?

Relações Públicas é um processo estratégico de comunicação que constrói e mede relações de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos. Como esse processo comunicacional não é linear e acontece de forma multilateral, o objetivo desta área é otimizar esse relacionamento e gerar benefícios para ambas as partes. Portanto, as Relações Públicas surgem como forma de organizar as relações e processos de troca entre organizações e públicos, gerando benefício e valor para ambas as partes.

As empresas se beneficiam na medida em que conseguem transmitir sua mensagem e gerar uma percepção positiva de marca e serviços. Já os públicos conseguem ter uma visão mais transparente das organizações e cobrá-las pelos serviços oferecidos e posicionamentos feitos.

Como é o curso de Relações Públicas?

O curso de Relações Públicas é um bacharelado na área de Comunicação Social, que tem como objetivo formar profissionais aptos a gerenciar a comunicação entre organizações e seus públicos, sejam eles internos ou externos. Durante o curso, os estudantes aprendem a desenvolver estratégias de comunicação, planejar eventos, gerenciar crises de imagem, elaborar campanhas publicitárias e promover ações de relacionamento com a sociedade.

As universidades ofertam o curso nas modalidades presencial ou EAD. Ambas as modalidades são reconhecidas pelo MEC, e vale a pena fazer uma ampla busca de instituições próximas para verificar qual opção mais se adequa aos seus objetivos pessoais e profissionais.

O que se estuda em Relações Públicas?

Na grade curricular do curso tem matérias de comunicação social, gestão e administração, algumas são teóricas e outras mais práticas. Essas três principais áreas são essenciais para a formação de um bom profissional e oferecem um panorama acerca do campo de conhecimento.

Grade curricular do curso de Relações Públicas

Na grade curricular do curso de Relações Públicas incluem as seguintes matérias:

  • Teorias e história da comunicação;
  • Ética;
  • Processos de Relações Públicas;
  • Organização de eventos;
  • Relações Públicas Internacionais;
  • Comunicação organizacional;
  • Comunicação pública;
  • Comunicação política;
  • Assessoria de comunicação;
  • Gestão de mídias;
  • Noções de jornalismo;
  • Imagem, identidade e reputação institucional;
  • Comunicação estratégica com públicos específicos;
  • Marketing;
  • Mercadologia

Tempo de duração do curso de Relações Públicas

O curso tem duração aproximada de 4 anos e a grade é concentrada em um único período, o que possibilita que o aluno faça estágio enquanto está cursando.

Existe curso de Relações Públicas EAD?

Sim, existem cursos de Relações Públicas na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Assim como muitos outros cursos de graduação, a modalidade EAD oferece a oportunidade de estudar Relações Públicas de forma flexível, o que pode ser especialmente vantajoso para pessoas que têm dificuldade em frequentar aulas presenciais devido a compromissos pessoais ou profissionais.

Os cursos de Relações Públicas EAD são oferecidos por diversas instituições de ensino superior e geralmente seguem uma estrutura semelhante à dos cursos presenciais, com disciplinas teóricas, práticas e estágios. Os estudantes têm acesso a materiais didáticos online, participam de videoaulas, interagem com professores e colegas por meio de plataformas virtuais e realizam atividades de avaliação.

Onde estudar Relações Públicas?

Se você se identificou e gostou desta área, vale a pena conhecer mais a fundo as faculdades disponíveis e quais são mais interessantes para seus objetivos profissionais. Listamos algumas das principais faculdades que oferecem o curso de Relações Públicas.

  1. Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)
  2. Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)
  3. Centro Universitário UniMetrocamp
  4. Universidade Anhembi Morumbi
  5. Centro Universitário Internacional (Uninter)
  6. Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
  7. Centro Universitário IBMR
  8. Universidade Metodista de São Paulo
  9. Universidade São Judas Tadeu (USJT)
  10. Universidade da Amazônia (UNAMA)

Como cursar Relações Públicas pagando menos?

Você quer ingressar no curso de Relações Públicas, mas não pode arcar com o valor da mensalidade? Essa realidade é mais comum do que se imagina, pois nem sempre é possível lidar com estudo e trabalho, ou mesmo a renda é insuficiente para bancar os valores dos cursos.

Para poder pagar a faculdade, existem alternativas viáveis que podem se encaixar no seu contexto! Vamos conhecer algumas delas?

Sisu para Relações Públicas

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), é um projeto do MEC que garante o acesso ao ensino superior em grande parte das instituições de ensino públicas do país. Muitas delas oferecem o curso de Relações Públicas, e podem ser uma opção interessante para quem está interessado no curso.

A forma de acesso ao sistema do Sisu é obrigatoriamente via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Não deixe de conferir o guia completo da prova, para entender como ela é estruturada, a divisão de questões e os dias de aplicação. Assim, você pode se preparar para garantir uma boa nota!

Para o curso de Relações Públicas, como em outros cursos, existem regras rígidas, como a obrigatoriedade de tirar mais do que zero na redação. Assim, o aluno se torna apto para acessar o ambiente virtual do Sisu após os resultados e optar pelas opções de instituição que mais agradam.

A cada dia de inscrição, o candidato escolhe duas opções, e deve observar a nota de corte, definida como a menor nota necessária para entrar na lista de colocados dentro das vagas. Se calcula essa nota de acordo com os inscritos no dia anterior.

Você pode verificar as notas de corte anteriores para o curso de Relações Públicas, e simular seu resultado com o nosso simulador Sisu. Dessa forma, você se planeja melhor e as chances de tirar a nota necessária aumenta. Faça já a sua simulação!
CTA simulador sisu

Bolsa para Relações Públicas

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma opção voltada para alunos de baixa renda, que realizaram a prova do Enem e conseguiram nota mínima de 450 pontos, sem zerar a redação.

As bolsas de estudo podem ser integrais ou parciais. As integrais oferecem custeio de 100% do curso pelo governo ou pelas próprias instituições, sem nenhum custo adicional para os alunos. No caso das bolsas parciais, o percentual de desconto varia de acordo com os programas e a nota do aluno no Enem.

Existem outras modalidades de apoio para os alunos já matriculados, como bolsas de permanência e pesquisa, auxiliando no processo de formação aqueles que principalmente não podem trabalhar durante os estudos.

Você ainda pode contar com as opções de bolsas de estudos do Amigo Edu, a melhor opção para quem quer contar com até 80% de desconto!

Financiamento estudantil para Relações Públicas

Os financiamentos estudantis para o curso de Relações Públicas se baseiam em créditos pessoais para o acesso ao ensino superior, com todas as despesas custeadas pelas instituições financeiras, educacionais ou pelo governo. Após a formação, os alunos devem pagar esses créditos, que são empréstimos.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um financiamento público oferecido para quem realizou a prova do Enem e seguiu regras tais quais comprovação de renda, nota mínima é maior que zero na redação, além de abarcar somente as modalidades presenciais de curso.

Há alternativas ao Fies, que pode ser burocrático. O programa do Pravaler, que é o maior financiamento estudantil privado do Brasil, oferece uma opção com baixa taxa de juros e acesso simplificado.

Nessa opção, basta que o aluno esteja matriculado numa instituição de ensino parceira, mesmo que não tenha ido bem no Enem ou não tenha realizado a prova. Além disso, é possível financiar cursos a distância, semipresenciais e pós-graduação. As vantagens incluem a rápida aprovação do financiamento e a flexibilidade nas opções de pagamento.

Vale a pena estudar Relações Públicas com o Pravaler?

Programas que oferecem crédito estudantil, como o Pravaler, garantem que você tenha a oportunidade de realizar sonhos mesmo que não possa bancar as mensalidades de um curso como o de Relações Públicas no momento.

Vale muito a pena escolher o Pravaler, pois o sistema dinâmico garante que você consiga ingressar no ensino superior em poucas etapas e viva o seu sonho de maneira mais simples. Venha com a gente!

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude Relações Públicas pagando menos na mensalidade.

Simule o seu financiamento estudantil e veja como pagar menos por mês.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter