Coisas que você precisa saber para começar o seu TCC Coisas que você precisa saber para começar o seu TCC

Coisas que você precisa saber para começar o seu TCC

Chegou a hora de terminar sua faculdade! Mas antes de receber o diploma, você tem que mostrar que consegue aplicar aquilo que aprendeu. É a hora de fazer o trabalho de conclusão de curso, o temido TCC. Mas esse é um momento tão importante e complexo que as universidades reservam um ou dois semestres para isso.

Se você já vai começar seu TCC, veja algumas dicas para não entrar em pânico na hora de começar!

1 – Escolha seu orientador com cuidado
O orientador é quem vai acompanhar o processo do seu trabalho do começo até o fim, ajudando e guiando você ao longo do caminho. Por isso, ele deve ser alguém que entenda do assunto e vá contribuir com sua pesquisa, mas também com quem você tenha uma boa convivência. Muitas vezes, o orientador é uma referência no assunto, mas você não se dá bem com ele. A relação entre vocês deve ser pelo menos cordial! Caso o seu trabalho seja em grupo, o mesmo vale para os seus colegas. Afinidade e produtividade devem andar lado a lado. Se você não sabe como definir isso, pense em escolher alguém que ame seu trabalho tanto quanto você.

2 – Organize-se o quanto antes
Para entregar um trabalho de conclusão de curso de qualidade e dentro do prazo, você deve se organizar. Tenha um calendário com as datas de entrega e de apresentação anotadas. Faça prazos para você mesmo e decida até quando vai escrever a metodologia, até que dia pode terminar de ler a bibliografia, quando vai descrever as análises, etc. Faça seu cronograma pessoal e não se atenha apenas ao que o seu orientador pede. De tempos em tempos, volte ao calendário para conferir suas datas e faça ajustes quando for necessário. Não se escreve um trabalho de conclusão de curso em uma semana!

3 – Escolha seu tema com carinho
Se você não é uma daquelas pessoas sortudas que já sabem exatamente o que querem abordar no TCC desde o primeiro ano de curso, pense com cuidado no tema. A escolha é difícil, porque todas as áreas abordam temas numerosos e diferentes. O mais importante é que você escolha algo que adora, não somente algo que você acha que pode impactar seu meio acadêmico. Pense em algo que você adoraria estudar e, depois, conte para outra pessoa (de preferência, que entenda do assunto); veja as reações dela, ouça suas perguntas e module seu tema a partir daí.

4 – Defina objetivos para o seu trabalho
Mesmo que você não escolha um tema impactante e revolucionário, encontre objetivos para o seu trabalho. Comece em busca de uma boa metodologia, pesquisando bons materiais de referência e lendo muito. Compartilhe suas descobertas com seu orientador e ouça a opinião dele. A partir disso, vocês podem encontrar juntos o objetivo final do trabalho e seus objetivos a curto e médio prazo. Isso pode acabar mudando ao longo do tempo, mas quanto mais cedo você descobrir o que precisa mudar, melhor.

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.