Confira os vestibulares abertos no segundo semestre de 2019


O segundo semestre costuma apresentar oportunidades interessantes para os vestibulandos em todo o país. O principal motivo é que as grandes instituições de ensino realizam seus vestibulares nessa época do ano. É o caso da Fuvest e do ITA, além do principal exame da atualidade: o Enem.

O fato é que a preparação do aluno precisa considerar o segundo semestre como referência, justamente por ser nele que os grandes exames acontecem. Se você tem interesse neste assunto, então este artigo é para você. Tanto em universidades públicas quanto privadas, existem inúmeras ofertas de vestibulares abertos. Saiba mais sobre eles.

As datas

O aluno precisa ter atenção ao prazo de inscrição do exame do qual pretende participar. Em geral, os registros são feitos em ao menos um mês antes da avaliação, embora isso dependa de cada instituição.

Para o segundo semestre de 2019 é importante conferir se os exames acontecerão ainda neste ano ou no primeiro semestre de 2020. É possível também que eles comecem em um ano e terminem no outro, como no caso da Unicamp, que tem a primeira fase no fim de 2019 e a segunda logo no começo de 2020.

Este texto procura trazer informações a respeito dos vestibulares abertos no segundo semestre de 2019. Orientamos você a ir além, verificando os calendários oficiais dos exames de seu interesse. Para facilitar o seu trabalho, disponibilizamos links para que você confira informações atualizadas junto às instituições responsáveis.

Atenção: as datas podem ser eventualmente modificadas conforme os prazos forem alterados pelas instituições. Por isso, o ideal é acompanhar as atualizações nos sites oficiais para não perder os exames. Sempre que ocorre uma alteração, ela deve ser informada no edital a ser divulgado nesses endereços oficiais.

Além disso, não se confunda com as datas de outros processos. Você pode usar a sua nota do Enem para tentar vagas na maioria das faculdades brasileiras. Neste caso, precisa se atentar ao calendário do exame nacional do ensino médio e posteriormente usar a nota obtida nele em processos seletivos das faculdades ou em programas como o Sisu, para faculdades públicas, e o ProUni, para faculdades particulares.

Vestibulares de Medicina com inscrições abertas

O Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR) tem as inscrições abertas para o vestibular, que inclui o curso de Medicina em Rio Claro, interior de São Paulo, entre os dias 04/06 e 19/09.  A prova deve acontecer no dia 23 de outubro.

Em seguida, vem o vestibular do Centro Universitário de Valença (UNIFAA), no Rio de Janeiro. As datas para inscrição vão de 18 de julho a 09 de outubro e o exame está marcado para o dia 20 de outubro.

O terceiro exame na lista cronológica é o do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), no município de Belém. Ele tem prazo para o dia 05 de novembro, com prova no dia 18 do mesmo mês.

Já a Faculdade de Medicina de Petrópolis – Fundação Otacílio Gualberto (FMP), agendou suas inscrições para os dias que vão de 20 de agosto a 26 de setembro. A prova fica para 06 de outubro.

A Faculdade Evangélica do Paraná, a FEPAR de Curitiba começa a receber as inscrições dos candidatos no dia 22 de julho e vai até o dia 01 de setembro, A avaliação acontece no dia 29 de setembro.

A Universidade de Maringá (UNICESUMAR) tem inscrições abertas entre 12 de agosto a 07 de outubro para o exame que vai acontecer no dia 13 de outubro.

Uma das mais importantes do país, a Universidade de Campinas (Unicamp), começa a receber inscrições no dia 01 de agosto e vai até o dia 06 de setembro. A prova está marcada para o dia 17 de novembro.

A FUVEST, fundação que realiza o exame para a Universidade de São Paulo (USP), a principal instituição de ensino brasileira, abre inscrições no dia 12 de agosto e encerra em 20 de setembro. A primeira fase do vestibular para todos os cursos, incluindo Medicina, começa em 24 de novembro.

O vestibular da FACERES, em São José do Rio Preto, acontece entre 27 de agosto e 25 de setembro. A prova fica para 6 de outubro.

Por fim, o FACISB, Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos vai de 26 de agosto a 31 de outubro e acontece em fase única, dia 29 de novembro.

Vestibulares de Direito com inscrições abertas

Como o curso de Direito é bastante concorrido, normalmente, o volume de inscrições para o vestibular nos mais diferentes estados é elevado. Confira os próximos 10 concursos da modalidade.

UVV

A Universidade Vilha Velha, do Espírito Santo, recebe inscrições a partir do dia 02 maio e vai até 15 de agosto.

UNIT

UNIT é a sigla para Universidade Tiradentes. As inscrições para o vestibular da instituição ocorrem entre 10 de maio e 9 de agosto.

UNIUBE

A Universidade de Uberaba abre suas inscrições no dia 14 de maio de 2019 e as encerra somente no dia 07 de fevereiro de 2020.

Unicid

Datas da Universidade Cidade de São Paulo: início das inscrições em18 de junho e encerramento em 5 de setembro.

UNESPAR

A Universidade Estadual do Paraná recebe inscritos entre 10 de julho e 13 de setembro.

UEMA

A UEMA é a Universidade Estadual do Maranhão e suas inscrições estão marcada para 15 de julho a 09 de agosto.

UERJ

Universidade do Estado do Rio de Janeiro: 16 de julho a 12 de agosto.

UEG

Universidade Estadual de Goiás: 25 de julho a 13 de agosto.

UFT

Universidade Federal do Tocantins: 25 de julho a 14 de agosto.

UNIPAR

Universidade Paranaense: 26 de julho a 13 de setembro.

Odontologia

Interessados em prestar Odontologia ainda têm tempo para se inscrever em alguns dos vestibulares das instituições mais respeitadas do país. Algumas deles seguem o mesmo processo de avaliação ao qual os candidatos de Direito são submetidos. Entretanto, existem faculdades que não oferecem os mesmos cursos. Por isso, confira a lista dos próximos exames para quem pretende cursar Odontologia.

UVV

As inscrições para a Universidade Vila Velha começam no dia 2 de maio e vão até 15 de agosto.

UNIT

O curso de Odonto na Universidade Tiradentes é no campus de Sergipe. As inscrições acontecem entre 10 de maio e 9 de agosto.

UNIUBE

A Universidade de Uberaba começa o seu processo de inscrições no dia 14 de maio de 2019 e vai até 07 de fevereiro de 2020.

Unicid

Datas para a Universidade Cidade de São Paulo: 18 de junho a 5 de setembro.

UERJ

Inscrições para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro: 16 de julho a 12 de agosto.

UFT

A Universidade Federal do Tocantins começa a receber inscritos no dia 25 de julho e vai até 14 de agosto.

UNIPAR

26 de julho a 13 de setembro são os dias definidos pela Universidade Paranaense.

UFVJM

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri recebe inscritos entre os dias 01 de agosto e 10 de setembro.

UNICAMP

Universidade de Campinas: 01 de agosto a 06 de setembro.

PUC RIO

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro: 01 de agosto a 09 de setembro.

Faculdades Públicas com inscrições abertas

Fique atento. As próximas inscrições válidas para instituições públicas são as seguintes.

UDESC

O vestibular de verão da Universidade do Estado de Santa Catarina acontece sempre no segundo semestre de cada ano. Desta vez, as inscrições estão marcadas para acontecer entre 19 de agosto e 07 de outubro.

UEMA

UEMA é a sigla para a Universidade Estadual do Maranhão, que tem inscrições abertas entre 15 de julho e 09 de agosto.

UERJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro começa a receber inscrições para a primeira prova do exame entre os dias16 de julho a 12 de agosto.

IME

O Instituto Militar de Engenharia, conhecido como IME, abre as inscrições em 18 de julho e vai até o dia 22 de agosto.

UEG

A Universidade Estadual de Goiás recebe inscritos entre 25 de julho e 13 de agosto.

UFT

25 de julho a 14 de agosto são os dias reservados pela Universidade Federal do Tocantins para inscrições em 2019.

IFAL

As datas confirmadas pelo Instituto Federal de Alagoas são 26 de julho a 18 de agosto.

UFVJM

Outra opção entre as faculdades públicas é a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com sede na cidade mineira de Diamantina e recebe inscritos entre os dias 01 de agosto e 10 de setembro.

ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é um dos mais concorridos do país. Suas inscrições vão de 01 de agosto a 15 de setembro.

USP

Para os interessados em estudar na Universidade de São Paulo, é preciso ter atenção ao vestibular da Fuvest, com prazo que vai de 12 de agosto a 20 de setembro.

Reforçamos que, além de conferir as informações citadas aqui, é importante que você fique atento  aos sites oficiais das instituições de seu interesse. É por meio deles que elas publicam seus editais e trazem eventuais alterações em relação a datas, divulgação de locais de prova, entre outros.

Enfim, é importante ter atenção aos calendários divulgados pelas instituições. Caso queira outras dicas, confira aqui nosso guia completo sobre o vestibular.

Compartilhar
Categoria: Vestibular
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.