Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Comparador de mensalidades: quais as faculdades mais baratas? Comparador de mensalidades: quais as faculdades mais baratas?

Comparador de mensalidades: quais as faculdades mais baratas?

Com as inúmeras opções de cursos superiores e universidades privadas espalhadas por todo o Brasil, a tarefa de escolher o que fazer e onde estudar tem se tornado cada vez mais difícil para a maioria dos estudantes.

Além de ter que avaliar qual serão as melhores opções para a vida profissional, é preciso verificar com muito cuidado os valores de mensalidades de cada instituição. Afinal, todos nós precisamos ter certeza se teremos condições suficientes para arcar com os valores mensalmente, não é?

Continue com a gente e veja quais são as faculdades mais baratas!

Lista das faculdades mais baratas do país

No geral, as faculdades das áreas de ciências biológicas e saúde são as mais caras, como o curso de Medicina por exemplo. Porém, mesmo que você vá tentar cursos de humanas ou exatas, pode encontrar preços bem elevados.

Encaixar isso nas finanças pessoais não é simples e, para garantir a saúde financeira, é preciso ficar atento aos pequenos detalhes. Localização, taxas e gasto com transportes são alguns deles, mas o principal é comparar preços de universidades para ver qual a que se encaixa melhor no seu orçamento. Você já havia pensado nisso?

Banner Planilha De Controle De Gastos Da Faculdade Online E Gratis

Para descobrir qual a faculdade mais barata, tomamos como referência o valor da mensalidade do curso de Administração na modalidade presencial, por se tratar do curso com maior número de alunos matriculados no Brasil, de acordo com dados mais recentes do Censo da Educação Superior.

Veja abaixo a lista de faculdades privadas mais baratas do país.

É importante deixar claro que o preço de um curso pode variar em uma mesma instituição de ensino, de acordo com a unidade e turno escolhidos.

Dicas para comparar preços de universidade

Você precisa pensar em todas as características e informações que são essenciais para a sua experiência de estudos na universidade. Talvez você tenha várias em mente, mas simplesmente não consegue decidir entre elas? Comparar os preços pode tornar esse processo muito mais fácil.

Veja a seguir algumas dicas para comparar preços de universidade!

Decida o curso e quanto pode gastar

A primeira coisa a ser feita é decidir qual graduação você quer fazer. Pesquise bem sobre cada curso existente e liste os de seu interesse. Caso seja possível, tenha uma segunda opção para que, se ao comparar os preços de universidade você note que a primeira opção é impossível de pagar, tenha o “plano B”.

Veja quanto do seu orçamento pode ser destinado para pagar a mensalidade. Liste os gastos fixos e subtraia de quanto você ganha. Não se esqueça de contabilizar também gastos com alimentação. Anote quanto sobrou para a faculdade.

Faça uma lista de opções

Depois de ter a certeza do que quer, é hora de pesquisar as universidades que oferecem a graduação pretendida. Veja quais são e liste-as, colocando o bairro e a cidade de cada uma, para que fique mais fácil a decisão. Afinal, além de comparar os preços das universidades, é preciso ver se você terá condições de morar perto da faculdade ou se o transporte até lá é acessível.

Considere se você pode mudar de cidade ou estado

Mudar para fazer um curso universitário encarece muitos as coisas, mas há alguns cursos que são oferecidos em poucas instituições, ou seja, a mudança fica inevitável. É esse o seu caso? Então, pense bem no local no qual você poderia morar.

Se tiver uma das cidades que tenha um parente ou que o custo de vida seja menor, pode ajudar. Caso não tenha como mudar, selecione em sua lista apenas as universidades em sua cidade ou próximas, para que você possa ir e voltar diariamente.

Informe-se sobre o curso

Leia sobre o curso e veja a grade curricular. Isso pode interferir na sua escolha. Anote também os valores das mensalidades e compare os preços das universidades.

Veja tambémPor que a mensalidade da faculdade aumenta? Entenda os reajustes!

Veja as com valores mais baixos e não se esqueça de levar em conta gastos com transporte e mudança de cidade, pois isso tudo entrará no custo da sua graduação. O valor total, com mensalidade, transporte e gastos com materiais, entre outros, precisa caber no seu orçamento. A soma tem que dar no máximo o total que você separou para ser gasto estudando.

Faça um financiamento

Não deu para incluir no seu orçamento o valor total da mensalidade mesmo ao comparar preços de universidades e optar pela mais barata? Então você precisa pensar em outras opções. Tentar uma faculdade pública é uma chance, mas é mais difícil conseguir passar, certo?

Por isso, o financiamento estudantil podem ser a melhor saída, como Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que é do governo federal, e o Pravaler – maior financiamento estudantil privado do país. Ao comparar os preços das universidades, veja se elas têm esse tipo de financiamento. Assim, você poderá dividir as parcelas e fazer com que elas caibam em seu orçamento.

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou pagando menos por mês.

Simule seu financiamento estudantil com o Pravaler e veja como pagar menos por mês na faculdade.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter