Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Vestibular Uninta: veja como ingressar na faculdade Vestibular Uninta: veja como ingressar na faculdade

Vestibular Uninta: veja como ingressar na faculdade

Com uma trajetória que soma 24 anos, o Centro Universitário Inta (UNINTA) é referência em educação superior não só na região em que está centralizado (interior do estado do Ceará), mas também em todo o Nordeste do país. De lá para cá, sempre priorizou em sua base de sucesso a formação de grandes profissionais para o mercado de trabalho.

O Uninta oferece uma variedade de cursos em algumas áreas do conhecimento, principalmente na área da Saúde. Alinhado a isso, a faculdade dispõe de uma infraestrutura completa para atender as necessidades e demandas práticas de cada uma das profissões.

Preocupado em ampliar o seu acesso, o Centro Universitário conta com diversas formas de ingresso, que inclui o mais tradicional vestibular Uninta. Você sabe como ele funciona? Se a resposta for negativa, não se preocupe! Nesse conteúdo trazemos todos os detalhes desse e de outros processos seletivos que vão te ajudar a ingressar nesta renomada instituição. Vamos nessa? Boa leitura!

Quais são os cursos oferecidos pela Uninta?

O Uninta é nota 5 na avaliação do MEC (Ministério da Educação), e, portanto, é uma instituição de qualidade que atende todos os requisitos e critérios exigidos. Essa é uma análise muito importante e que deve, sobretudo, ser usada como parâmetro na hora de escolher a sua faculdade. As notas que variam de 1 (muito baixa) a 5 (nota máxima), definem em qual camada a universidade se encaixa. O ideal é que você opte por aquelas que estão acima de 3.

Alinhado a isso, o Uninta dispõe de uma grade de professores formados por mestres e doutores prontos para oferecer uma educação superior a nível de excelência. Não é à toa que a instituição foi e é responsável pela formação de mais de 30 mil alunos ao longo da sua história.

A variedade de cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelo Centro Universitário também é outro diferencial. Isso porque o estudante se depara com uma infinidade de alternativas tanto para a área de Ciências Humanas, quanto Biológicas e Exatas, além de contar com as modalidades de ensino presencial e a distância.

Entre as opções de cursos do Uninta, estão:

Você sabia que é possível conquistar o seu diploma dos sonhos sem aperto? Com o Pravaler você financia os seus estudos no Uninta com a menor taxa de juros já praticada no mercado. Não perca mais tempo e comece já a estudar!

CTA Ja Escolheu O Curso Agora Escolha Pravaler

Como ingressar na Uninta?

Por causa do grande número de oportunidades de carreira oferecidas pelo Uninta, é comum que ele esteja na meta de muitos estudantes que acabaram de sair do Ensino Médio. 

Também é normal surgir dúvidas na hora de procurar as formas de ingresso do Centro Universitário, uma vez que, além do vestibular de faculdade particular, o Uninta dispõe de outras alternativas que facilitam o acesso ao ensino superior, como por exemplo, a utilização da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A seguir, você confere como funciona cada uma das formas de ingresso oferecidas pelo Centro Universitário.

Vestibular online

O vestibular online do Uninta consiste em uma prova com 30 questões de múltipla escolha. Os temas ficam à critério da instituição, mas normalmente abordam o conteúdo visto ainda no Ensino Médio. Mas não se preocupe! Pelo edital você consegue ter acesso a essas e outras informações cruciais para participar do processo seletivo.

A inscrição e todo o processo, bem como o resultado, são feitos de forma online pelo próprio site do Uninta.

Nota do Enem

A possibilidade de usar a nota do Enem para ingressar no Uninta é mais uma das formas de viabilizar o ensino superior para os jovens. Isso porque, nessa modalidade, o estudante não precisa fazer um novo vestibular, ou seja, aqueles que participaram do Exame em edições a partir de 2010, podem usar da sua pontuação como forma de seleção para conquistar uma possível vaga.

Assim como o vestibular, a inscrição para esse formato de ingresso é feita pela internet, e o estudante deve preencher o formulário atentamente, incluindo suas informações pessoais, além das notas por área de conhecimento da prova objetiva e da redação, obtidas no Exame.

Para a participação neste processo seletivo, há a cobrança de uma taxa, que pode variar de acordo com as edições do processo.

Transferência de faculdade

Sim, é possível trocar de instituição e ainda assim fazer o aproveitamento das disciplinas já cursadas. Mas, para isso, o estudante interessado em fazer a transferência de faculdade deve estar regularmente matriculado em cursos de graduação em universidades que sejam devidamente credenciadas e reconhecidas pelo MEC, sendo o seu curso de origem autorizado pelo órgão.

A inscrição é feita pela internet, no próprio site do Uninta, e o candidato fica sujeito à análise documental, que inclui:

  • Declaração e histórico escolar do curso de origem
  • Certificado e histórico do Ensino Médio
  • Documento de identidade
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.  

Segunda graduação

Fazer uma segunda graduação é uma das formas mais viáveis para conseguir ampliar as oportunidades dentro do mercado de trabalho, com exceção dos cursos de pós-graduação. No Uninta, esse modelo de ingresso já é bastante comum, e vem sendo adotado por muitos profissionais já formados.

A boa notícia é que a sua nova graduação não precisa ter relação com a anterior, ou seja, você pode iniciar uma nova carreira sem se prender a uma área específica do conhecimento. A inscrição, assim como as dos demais modelos é feita pela internet. Um dos principais critérios para participar desse processo seletivo, é já ter o diploma de nível superior emitido por uma instituição devidamente credenciada pelo MEC.

Mas, além das alternativas que apresentamos aqui, o Uninta também é parceiro do Pravaler. Isso significa que você pode ingressar nesta renomada instituição com o nosso financiamento estudantil sem precisar fazer vestibular. Demais, né? Essa é a sua chance de conquistar o tão sonhado diploma. Não perca mais tempo e aproveite os benefícios e vantagens que só o Pravaler tem!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude na Uninta pagando menos por mês

Simule seu financiamento estudantil e veja como a mensalidade da Uninta pode reduzir

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter