Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Calendário dos vestibulares de Medicina 2022 Calendário dos vestibulares de Medicina 2022

Calendário dos vestibulares de Medicina 2022

O curso de Medicina é um dos mais tradicionais e concorridos do país, e isso não é novidade para os estudantes. Para passar nos vestibulares de medicina precisa ter muito preparo, conhecimento das provas e, claro, se dedicar ao máximo. Se o seu sonho é alcançar esse objetivo, fique por dentro de tudo sobre o calendário dos vestibulares de Medicina 2022.

A seguir você vai ficar sabendo quais são os próximos vestibulares de Medicina, como são as provas, o que é necessário para ser aprovado e muito mais. Nós do Pravaler vamos te explicar tudo sobre esse tema. Continue com a gente!

Vestibulares de Medicina 2022

Os vestibulandos que estão estudando para conquistar a tão concorrida vaga na área da saúde devem acompanhar a programação de vestibulares de Medicina 2022, de forma que possam se preparar do jeito certo e dentro dos prazos de cada prova, seja de universidade pública ou privada.

Para ingressar no curso de Medicina, é necessário também ter um bom plano de estudo e que esteja de acordo com as habilidades exigidas neste vestibular, como dominar as matérias escolares básicas e ter clareza de argumentação na redação, conseguindo apresentar um texto coerente.

Além disso, você sabia que dependendo de cada uma das provas de vestibular de Medicina podem haver algumas partes específicas que sejam diferentes? Por isso, iremos mostrar como funcionam as principais avaliações seletivas do país.

Vestibulares de Medicina mais concorridos

Como já dissemos acima, a graduação em Medicina é a mais concorrida, o que faz com que seja uma nota de corte alta e muitos estudantes disputando uma mesma vaga. São muitas as universidades que oferecem esse curso, o que faz com que algumas sejam as mais procuradas tanto por sua qualidade quanto pela grade horária que oferece.

Dentre os vestibulares mais disputados estão, principalmente, os cursos de universidades públicas, como a UNESP, a Unicamp, a Unifesp, a USP (de São Paulo e de Bauru), a UFSC, a UFRGS, entre outras.

Vestibulares de Medicina menos concorridos

Já no caso dos vestibulares de Medicina menos concorridos, estão aqueles cuja nota de corte é mais baixa, ou seja, há como ter mais chances de ser aprovado. A UFERSA, a UFAC, a UFS, a Faculdade de Medicina do ABC, Unicap e a Fameca são alguns dos exemplos de faculdades com uma disputa menor.

CTA curso de Medicina

Como são as provas do vestibular de Medicina?

Os conhecimentos exigidos nos vestibulares de Medicina são, em sua maioria, os mesmos daqueles aprendidos no colégio ou no cursinho pré-vestibular. As provas são compostas de questões sobre Língua Portuguesa, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências Físicas, Matemática, Redação e conhecimentos gerais.

Veja também: 12 dicas para ir bem no vestibular!

No entanto, o que faz com que as provas de seleção para este curso sejam consideradas mais desafiadoras é o fato de, por causa da alta concorrência entre candidatos-vagas, o estudante não pode arriscar perder nenhuma questão e nenhum ponto que possa prejudicar a sua média final no vestibular.

Por isso, é tão importante saber como mandar bem em cada uma das frentes da prova que você está prestando, ter as matérias bem estudadas e muito foco ao realizar o vestibular em questão. Além disso, não se esqueça de entender em detalhes o que é diferente de uma universidade para outra, como as leituras obrigatórias, provas específicas e outras características.

Provas do vestibular de Medicina em faculdades públicas

O aluno que deseja cursar Medicina em faculdades públicas tem que ter conhecer bem quais são os meios de conquistar a sua vaga. Isto é, as universidades gratuitas utilizam sistemas como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Sisu para selecionar os seus candidatos, sendo feito um processo seletivo com notas de corte.

O vestibular de Medicina pública realizado com o Enem, é um dos mais procurados pelos estudantes que sonham em atuar na área da saúde. Por isso, quanto mais alta a pontuação tirada nesta prova, maior são as chances de conseguir a vaga em uma faculdade pública.

Já no caso do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, também tem que tirar uma pontuação mínima, a qual varia entre as universidades, turno e modalidade. Durante os dias de inscrição é possível acompanhar quais são as notas de corte, já que elas podem aumentar ou diminuir nesse período, e saber a sua posição no ranking.

Provas do vestibular de Medicina em faculdades privadas

Para quem deseja ingressar em faculdades privadas, o vestibular para Medicina pode ser diferente. Afinal, cada universidade pode moldar o seu próprio processo seletivo, seja com uma prova tradicional ou com a adição de uma avaliação de conhecimentos mais específicos da área.

Em muitas opções de faculdades são oferecidas bolsas de estudos para os candidatos que ficam nos primeiros lugares da lista de aprovados, o que pode ajudar a conseguir pagar essa graduação. Outro diferencial é a possibilidade de fazer o vestibular de Medicina online, sendo algo apresentado por certas universidades.

E uma dica essencial para tirar boas notas nos vestibulares, seja em faculdades públicas ou privadas, é praticar com os simulados. Assim, você fica acostumado com o modelo da prova, das questões, entende como cada matéria é cobrada e pode treinar até mesmo o tempo para fazer a avaliação.

Então, defina uma frequência para testar o seu aprendizado com os simulados e com certeza as chances de arrasar na prova de verdade serão ainda maiores.

Não passei no vestibular de Medicina, e agora?

Chegou o momento em que saiu o resultado dos vestibulares e você não passou? Existem outras possibilidades de estudar Medicina sem precisar adiar esse sonho. Por exemplo, você pode tentar o financiamento estudantil e conseguir parcelas menores para arcar com os custos desta graduação.

Entre os créditos universitários que existem hoje estão os públicos e os privados. O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é uma solução para financiar os seus estudos diretamente com o Ministério da Educação (MEC) e com o governo federal, sendo a alternativa procurada por milhares de estudantes anualmente e em que você só começa a pagar após se formar no curso.

Nas opções de financiamentos privados, você pode conseguir o seu crédito diretamente com o Pravaler. Aqui a contratação pode ser feita em qualquer semestre e não precisa da sua nota do Enem. Faça uma simulação!

Botao Simule Financiamento 2

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter