Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Vestibular de Medicina: saiba como se preparar para a prova Vestibular de Medicina: saiba como se preparar para a prova

Vestibular de Medicina: saiba como se preparar para a prova

Entrar em uma faculdade de Medicina é o sonho de muitos estudantes, mas nem sempre é uma tarefa fácil e, em alguns casos, exige anos de estudo e tentativas até conquistar a sonhada vaga. Este é um curso que costuma ser o mais disputado dos vestibulares e das seleções que usam o Enem como critério de seleção.

Por isso, para ingressar na universidade é necessário traçar um plano de estudos diferenciado e se dedicar a isso. Para alguns ainda é necessário fazer cursinho pré-vestibular para se preparar para as provas. Seu sonho é ser Médico? Fique conosco e veja dicas de como passar no vestibular de Medicina. Continue a leitura!

É difícil passar no vestibular de Medicina?

A graduação em Medicina é um tipo de bacharelado da área de Ciências Biológicas, com duração média de 6 anos. Geralmente, os primeiros 4 anos servem para o aluno aprender de maneira mais ampla como funciona a profissão e os dois anos finais são voltados para a residência médica, onde existe um direcionamento.

Medicina é um curso que exige dedicação em período integral, ou seja, as aulas durante o dia todo. Geralmente, o curso se divide em três fases: a grade fundamental, a etapa pré-clínica e a etapa clínica.

Apesar de ser uma profissão muito desejada, ser médico nem sempre é a primeira opção para algumas pessoas. Fazer Medicina como segunda graduação é uma boa alternativa, mas que deve ser analisada com atenção.

Afinal, como já falamos por aqui, iniciar uma carreira é uma decisão importante para a vida de qualquer pessoa. E, quando se trata de uma área tão concorrida e exigente, é natural que um cuidado extra seja necessário, mesmo sendo uma área cheia de oportunidades. A prova disso são as diversas áreas de atuação fora das clínicas e hospitais, como por exemplo, para quem segue na carreira militar ou serviço público.

Sendo assim, o vestibular de Medicina costuma ser um dos mais concorridos no Brasil e um dos mais difíceis de passar. Veja aqui o calendário dos vestibulares de Medicina e comece já a se preparar!

Como passar no vestibular de Medicina?

Por ser um dos cursos mais concorridos e com grande procura no Brasil, o vestibular em Medicina é bem tradicional e faz com que alunos estudem com muita dedicação para conseguir a tão sonhada vaga. Por isso, mesmo sendo bem parecido com os demais de outras graduações, o que difere é justamente a concorrência, ou seja, o candidato não pode perder nenhuma questão, principalmente as de maior peso.

O que estudar para o vestibular de Medicina?

Como durante a preparação existem inúmeras opções de vestibulares, é importante definir quais são as universidades de sua preferência, conhecer as opções que ela oferece para o ingresso em Medicina e quais são a quantidade de vagas oferecidas, concorrência, pontos de corte e formato da prova. Os conteúdos cobrados são aqueles que fazem parte da grade curricular do ensino médio:

Vale destacar que as matérias podem variar de acordo com a instituição de ensino. Por isso, é fundamental ficar de olho no edital — que inclusive é bem detalhado para o curso de Medicina.

Mas, como passar no vestibular de Medicina? A resposta é que não existe uma fórmula secreta. Entrar na faculdade de Medicina exige um preparo bem intenso. Depois de ler bem o edital do vestibular que você escolheu, é hora de começar a planejar os seus estudos. Claro, cada instituição tem um tipo de prova, mas a dica é estudar com muito planejamento, mantendo uma rotina saudável e definindo metas para o seu cronograma de estudo.

Conforme for avançando nos estudos, é hora de testar os seus conhecimentos. Para isso, faça alguns simulados, que ajudam a acompanhar o seu progresso e treinar para o dia da prova.

Sempre que precisamos nos preparar para uma prova, a ansiedade se aflora em nosso organismo. E esse sentimento é normal, principalmente quando o assunto é vestibular. No entanto, se começa a impedir que você se concentre nos estudos, esse sentimento pode atrapalhar – e muito – no resultado, trazendo inúmeras inseguranças e frustrações.

Veja também: 10 dicas para lidar com a ansiedade antes da prova.

Se você sofre com isso, principalmente em época de prova, saiba que nem tudo está perdido! A pressão sempre vai existir, mas com muito empenho e trabalho mental, é possível garantir um resultado justo e sem preocupações excessivas.

Quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina?

Para quem quer se formar em Medicina costuma ter que enfrentar as maiores notas de corte entre todas as graduações. Na última edição do Sisu, por exemplo, a média das notas de corte de Medicina foi de 797,31 pontos. Mas ainda é possível conseguir a aprovação com uma nota menor do que essa! Várias universidades exigiram menos de 750 pontos.

Veja também: Veja 5 dicas para passar em Medicina de primeira!

As maiores notas de corte para Medicina no Sisu foram registradas em universidades que bonificaram os estudantes de determinadas regiões. Isto é, houve um acréscimo na nota dos alunos que cursaram o ensino médio em determinadas regiões.

Notas de corte para Medicina no Sisu

A nota de corte Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é a pontuação mínima necessária tirada no Enem para conquistar uma vaga. Essa nota pode variar de acordo com o curso escolhido, o turno, que na maioria das vezes para o curso de Medicina é integral e a modalidade de concorrência é ampla concorrência ou cotas (sociais ou raciais).

Veja também: Qual a faculdade de Medicina mais barata do Brasil?

As notas de corte podem ser acompanhadas pelos candidatos durante os dias de inscrição. Elas vão mudando diariamente já que pessoas entram e saem da disputa todos os dias. É possível, por exemplo, se inscrever com uma nota de corte em 750 e no dia seguinte pode estar em 800. Por isso, o acompanhamento deve ser diário, pois, até o último dia de inscrição é possível mudar de curso ou instituição para ter mais chances de ser selecionado com base na nota de corte.

Confira abaixo alguns exemplos de nota de corte do Sisu para Medicina:

  • USP (Bauru): 827,86 pontos
  • USP de São Paulo: 816,69 pontos
  • USP de Ribeirão Preto: 816,14 pontos

Como podemos ver, a Universidade de São Paulo (USP) ficou com as três maiores notas de corte. Depois dela temos outras grandes universidades:

  • UFRJ (Rio de Janeiro): 813,55 pontos
  • UFMS (Três Lagoas): 809,95 pontos
  • UFSC (Florianópolis): 805,75 pontos

As menores notas de corte ficaram para a UFMT (Sinop), na categoria de candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, com 622,28 pontos.

CTA simulador sisu

Nota de corte para Medicina no Enem

Para garantir vaga no curso de Medicina, a nota deve ser muito acima da média geral. Quem pretende usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio precisa acertar grande parte das provas objetivas e fazer um texto impecável na redação.

Para tentar uma vaga em Medicina usando a nota de Enem é fundamental se familiarizar com o conceito de nota de corte, que é a pontuação mínima necessária pare entrar em determinado curso.
Ela varia de acordo com alguns critérios:

  • O curso escolhido: no caso, Medicina;
  • A instituição de ensino: que pode ser pública ou privada, dependendo do processo seletivo;
  • O turno: que na maioria das vezes é integral;
  • A unidade: o campus da faculdade;
  • Modalidade de concorrência: ações afirmativas (cotas) ou ampla concorrência;

Se uma instituição oferece 40 vagas de Medicina em determinado processo seletivo, por exemplo, então os 40 alunos com as notas mais altas no Enem irão conseguir entrar. A nota de corte corresponde à pontuação do aluno que ficou em 40º lugar e pode ser desbancada caso outra pessoa entre na disputa e tenha uma nota ainda mais alta.
Enquanto o processo seletivo está rolando, as notas de corte vão mudando todos os dias (afinal, mais gente vai entrando ou saindo da disputa).

Por isso é bom ficar ligado. Se você perder seu lugar na fila, pode tentar encontrar outra faculdade que exija uma nota de corte mais baixa. Lembre-se também que é possível aplicar para o Prouni Medicina com a nota do Enem.

Qual o vestibular mais fácil para Medicina?

Não rolou uma bolsa de estudos com o Sisu? Considere um financiamento estudantil! Se você não tem perfil para preencher os requisitos do Prouni, e conseguir uma bolsa de estudos por outros meios está difícil, talvez o financiamento juros baixos seja a melhor saída. Pode não ser a situação ideal para quem realmente precisa de uma bolsa de estudos, mas é uma saída a ser levada em conta se você não quer mais adiar o sonho de estudar Medicina.

Veja também: Como conseguir financiamento e bolsa de estudos para Medicina?

O Fies e o Pravaler são soluções que podem simplificar o seu acesso ao ensino superior. Confira as possibilidades de cada um deles de acordo com o seu perfil pessoal antes de tomar a sua decisão.

Agora você já sabe como passar no vestibular de Medicina e está por dentro de todas as possibilidades. Como deu para perceber, o processo é competitivo se comparado ao de outras graduações. Mas, nada de se desanimar! Com uma boa rotina preparatória, bastante dedicação, muito foco e, o principal, sem pânico, conquistar o tão sonhado diploma de médico é mais que possível. Boa sorte! E conte com o Pravaler para investir no seu futuro como médico.

Pravaler_cta_estude Medicina Sem Pesar No Bolso

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude Medicina com mensalidade reduzida.

Faça Medicina pagando menos por mês com o financiamento estudantil do Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter