Cronograma de estudos – como montar um e qual sua importância Cronograma de estudos – como montar um e qual sua importância

Cronograma de estudos – como montar um e qual sua importância

Estudar nem sempre é uma tarefa fácil. Manter a disciplina nos estudos, então, nem se fale! Quando o assunto é se preparar para vestibulares e provas, saber como estudar e como administrar seu tempo para ver todo o conteúdo é tão importante quanto dominar todos os tópicos.

Uma boa estratégia para organizar seu tempo e manter uma disciplina é a criação do cronograma de estudos. Porém, para saber como desenvolver um cronograma efetivo, primeiro é necessário saber o que é um cronograma, para a partir de então aprender o passo a passo para desenvolvê-lo e torná-lo presente na sua rotina.

Vem com a gente que iremos te ajudar com isso! Elaboramos esse conteúdo para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura 😉

O que é um cronograma de estudos?

Cronograma de estudos é uma ferramenta de planejamento que auxilia o estudante na organização do tempo disponível para os estudos, para que seja possível ver todo o conteúdo necessário de uma forma mais organizada. Assim, ajuda você a saber o que, como e quando estudar os conteúdos programados para alcançar seu objetivo final.

Para quem está se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares fazer um cronograma pode ajudar a alcançar o resultado esperado para passar no curso e universidade dos sonhos. No entanto, é necessário saber que cada pessoa possui o seu próprio tempo e é preciso se conhecer para entender que pode ser que o seu tempo de aprendizagem e concentração não seja o mesmo que o de outras pessoas.

O necessário é saber ser compreensivo consigo mesmo e elaborar um cronograma de acordo com as suas próprias necessidades, sem se pressionar.

Quais as diferenças entre Plano, Ciclo e Cronograma de estudos?

Plano de estudos

Enquanto o cronograma tem como objetivo organizar o tempo das sessões de estudo, o plano funciona em uma escala muito maior. Por exemplo, é utilizando o plano de estudos que se definem as metas, os objetivos e o cronograma de estudos para Enem.

Um plano é um conjunto das disposições necessárias que estabelecem as várias etapas para tingir um objetivo específico. Podemos dizer que um plano de estudos é o programa curricular que se aplica a determinadas disciplinas numa instituição de ensino. É ele que estabelece as diretrizes na educação e cabe aos docentes ensinar aos estudantes o que está programado no plano.

Ciclo de estudos

O ciclo de estudo não é exatamente um dia ou uma semana e, sim, uma ferramenta que tem como base diversos conceitos metodológicos que seguem princípios teóricos e práticos de como otimizar seu tempo de estudo. Ou seja, é um período no qual você estudará uma parte de todas as disciplinas – de acordo com seu tempo livre – que será concluído quando você estudar uma pequena parte de todas as matérias.

Por exemplo: se você tem quatro disciplinas para estudar e irá estudar 1 hora cada, então seu ciclo será de 4 horas. Você pode concluir as 4 horas de estudo (ciclo completo) em um dia, em dois dias (2 horas por dia) ou até em uma semana. Tudo vai depender da sua disponibilidade de tempo. Portanto, um ciclo de estudo é a sequência das disciplinas e não um período fixo do seu calendário.

Cronograma de estudos

Como já falamos, essa é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar a organizar seu tempo de estudo. Estudar requer disciplina e dedicação e ter um cronograma e planejamento focado aos estudos é uma etapa importante para quem quer se sair bem em qualquer prova e atingir suas metas. É ele que vai te fazer ficar na linha e não fugir das suas horas de estudo.


Qual a importância de uma rotina de estudos?

Uma das maiores dificuldades dos estudantes é conseguir manter o foco na hora de estudar. Isso porque existem muitas distrações que surgem o tempo todo, principalmente com o avanço da tecnologia e a necessidade de estar conectado ao mundo virtual.

Um bom desempenho nas provas não depende apenas da combinação entre estudos e concentração. É preciso uma boa preparação para fixar o conteúdo adequadamente e o melhor caminho para isso é estabelecendo uma rotina de estudos.

Dessa forma, fazer um cronograma pode ser muito útil para quem vai prestar vestibular, precisa estudar para o Enem ou até um concurso público. É por meio dele que você poderá montar uma rotina de estudos, com base no seu tempo disponível e nas suas necessidades.

Confira a seguir dicas essenciais para que você possa trabalhar bem o seu cronograma e garantir um preparo eficiente!

Melhor controle de tempo

Antes de tudo, organize seus horários. É aqui que você fará a definição das suas sessões, levando em consideração as demais dicas. Lembre-se sempre de incluir pausas para descanso, fazer um lanche e beber água, momentos de análise e até mesmo alguns minutos para se manter motivado e descansar a mente.

Uma rotina de estudo eficiente começa com um bom planejamento e organizar seu tempo para estudar é fundamental para que todos os conteúdos sejam estudados e revisados. Uma boa ideia é separar os conteúdos em blocos, encaixando-os nos melhores horários e dividindo o tempo e os estudos semanais entre os que você domina melhor, e os que apresentam mais dificuldades.

Não adianta estudar Matemática por horas e depois querer emendar um bloco de Química. Você estará exausto e a segunda sessão não será nem um pouco aproveitada. Siga o plano de estudos e o cronograma.

Aumentar a concentração

Nosso cérebro funciona de maneira condicionada, ou seja, ele trabalha associando, entre outros fatores, lugares e horários, o que faz da rotina de estudo uma das associações realizadas pela nossa mente. Quando você segue um cronograma de horário e local, o cérebro fica condicionado a dispor de toda a concentração para aquele momento.

Então, para aumentar a concentração, mantenha-se focado no seu plano de estudos e não sabote nenhum dia. Tornando essa prática um hábito regular, você treina o cérebro para absorver as informações com mais eficiência e aumenta as chances de dominar o conteúdo na hora da prova.

Revisar o conteúdo

Revisar o conteúdo é sempre importante e, muitas pessoas, deixam essa etapa de lado. A revisão é fundamental para que nenhum detalhe fique para trás, fazendo com que você tenha certeza de que está em dia com os assuntos e deu o melhor de si, com o objetivo de aprender todo o conteúdo.

A dica é criar um caderno de revisão e traçar mapas para revisar semanalmente, evitando que as matérias sejam acumuladas e proporcionando uma nova chance de entender um conteúdo que não ficou bem esclarecido.

E não são apenas as revisões que passam batida por falta de tempo. Muitos estudantes se esquecem da importância do simulado, algumas vezes por falta de organização no dia a dia. Inserir os simulados na rotina de estudo pode te ajudar, e muito.

Ao refazer as provas antigas pela qual você está se preparando para entrar na universidade – a do Enem, por exemplo, você se habitua aos conteúdos e, de quebra, pode testar os seus conhecimentos. Na internet você encontrar todos os arquivos e, o melhor de tudo, é existem centenas de vídeos comentando as questões. Então, se você ficou com alguma dúvida, dificilmente vai ficar sem resposta.

Estabelecer prioridades

Para que você não relaxe nem nos estudos e nem na vida pessoal, é necessário estabelecer as prioridades da sua rotina. Quando você se organiza, começa a perceber as brechas que tem no seu dia a dia, e consegue se programar para preenchê-las.

Planejando o que estudar todos os dias, você não fica perdido entre os conteúdos, os estudos se tornam mais produtivos e, consequentemente, você consegue encaixar melhor seus momentos de lazer. Para isso, é importante seguir seu cronograma e saber qual seu objetivo: prestar um vestibular, definindo horários de estudos estudar para concursos ou melhorar suas notas.

Descobrir seu método de estudos

Ter uma rotina de estudos em que você consegue observar o tempo que leva para desenvolver cada atividade é fundamental para descobrir o método mais adequado ao seu aprendizado. Mas, lembre-se: cada indivíduo aprende de uma forma particular e no seu tempo.

Para alguns o melhor é estudar por videoaula, para outros pode ser com os simulados on-line ou até por podcasts. Por isso, é importante personalizar e organizar os estudos de acordo com as suas necessidades, pois cada pessoa desenvolve um plano de estudo diferente e a quantidade de tempo que cada uma precisa estudar é diferente. Por isso, tente não se adaptar a cronogramas alheios.

E você, sabe o que é mais eficiente para os seus estudos?

Teste, leia, resolva e verifique o que aprendeu por meio de simulados e exercícios. Veja quantos acertos e qual o seu entendimento sobre determinado conteúdo utilizando variados métodos de estudo, cronometre o tempo e planeje sua rotina de acordo com o que constatou ter mais facilidade.

Adquirir mais confiança

Outra característica de quem manda bem nas provas é a confiança em si mesmo, e ela tende a aumentar quando estamos satisfeitos com o desempenho obtido nas mais diversas ações da nossa vida.

Ao estabelecer uma rotina de estudo, você fica mais confiante, pois consegue enxergar claramente a evolução no aprendizado. A cada simulado bem realizado, os avanços no conteúdo, o domínio em assuntos que antes despertava muitas dúvidas, você percebe o quanto é capaz e te dá ainda mais ânimo para estudar.

Tenha certeza de que esse sentimento se reflete na hora da prova. Confiante, a tendência é que você faça uma prova com mais tranquilidade e obtenha bons resultados.

Fortalecer comprometimento e responsabilidade consigo mesmo

Se você estuda sozinho ou acompanhando aulas a distância, você precisa ter autodisciplina e determinação para concluir seus estudos sem os constantes lembretes de um instrutor. Ser comprometido com os seus objetivos e manter uma rotina de estudos, é uma maneira eficaz de ajudá-lo a cumprir suas obrigações com seu próprio aprendizado de maneira organizada.

Qual a melhor forma de se organizar para estudar?

Se você já tentou se dedicar aos estudos, provavelmente já teve que lidar com problemas decorrentes de desorganização e dificuldades para manter o foco. O tempo parece curto para quantidade de matérias que devem ser estudadas, não é mesmo? Nestes casos, a dica é se planejar e criar um cronograma de estudos que possa te ajudar a se organizar melhor. Veja como a seguir!

Antes de começar a montar um cronograma de estudos

É justamente da necessidade de organização que veio a importância de ter um cronograma e uma rotina com horário de estudo. No entanto, antes de começar o seu planejamento, é fundamental seguir as seguintes etapas:

Defina seu objetivo de estudo

O cronograma de estudos é, sem dúvidas, uma etapa muito importante para conquistar o seu sonho de passar em uma vaga na universidade ou ter um cargo público. Para isso, é fundamental saber qual é o seu objetivo.

Defina as suas principais metas e descubra o que é preciso para chegar lá. Geralmente, os sonhos é o que mais impulsiona e motiva as pessoas. Portanto, tenha-os sempre em mente e, se possível, escreva no topo do cronograma, para sempre lembrar deles.

Você quer entrar em uma universidade pelo ProUni, Sisu ou pretende tentar o financiamento estudantil? Ou então almeja um cargo no funcionalismo público? Tenha sempre em mente esses questionamentos para traçar sua planilha de estudos de acordo com seu objetivo.

Conheça sua rotina e determine a disponibilidade para estudar

De nada adianta montar um cronograma de estudos para o Enem, vestibulares ou concursos públicos que seja incompatível com a sua realidade. Por isso, é necessário que você conheça o seu dia a dia. Assim, pode ser feito um plano adaptado para a sua rotina. Neste plano, inclua todas as tarefas, como atividades físicas, comer, dormir e outros.

Desta forma, na hora de montar o cronograma de estudos você já saberá os horários em que tem outros compromissos e os horários que poderá estudar.

Coloque toda as suas atividades no papel

Pode parecer bobo, mas é importante colocar no papel todas as atividades e compromissos que você julga importante na sua rotina e dos quais não pode abrir mão. Todos os afazeres deverão estar contidos, somente assim você saberá qual o tempo disponível para os estudos e, a partir de então, poderá estabelecer quantos minutos ou horas vai separar para cada matéria.

Lembrando que papel aqui é bastante subjetivo. Caso prefira, você pode fazer um cronograma no excel, utilizar o notebook, o tablet ou até o celular. O que importa não é onde você vai escrever, mas o que vai escrever.

Esse momento também pode servir para perceber que algumas alterações serão necessárias para encaixar mais tempo para todo o conteúdo que precisa ser visto. O importante é ser honesto consigo mesmo e não fazer promessas que não podem ser cumpridas.

Monitore o seu tempo

Após conhecer a fundo sua rotina, é a hora de monitorar o seu tempo. Nesta etapa, você deverá estabelecer quanto tempo irá gastar em cada uma das suas atividades. É importante ser muito realista para que o cronograma de estudos seja efetivo.

Na prática: pense em quanto tempo você gasta para tomar seu café, para almoçar, fazer lanches etc. Muitas vezes um tempo precioso é perdido durante as refeições, mas isso pode acontecer porque, geralmente, nesses períodos o celular e, consequentemente, as redes sociais estão por perto.

A internet pode ser uma aliada ou uma vilã, depende de como você a utiliza. Então, procure também monitorar o tempo que você gasta nas redes sociais. Tente gerir esse tempo, determinando quantos minutos irá deixar apenas para interagir, isso poderá te dar uma grande vantagem de tempo. E lembre-se: tempo é tudo em um cronograma de estudos!


Escolha um método para estudar

Você já pesquisou sobre técnicas e métodos para estudar? Eles podem ser bons aliados e te ajudam a ordenar a forma de estudar, potencializando sua capacidade de aprender.

Existem diversas técnicas de estudo que podem ser adotadas de acordo com as suas necessidades, suas próprias características e tempo disponível. Confira algumas delas que podem facilitar sua rotina:

Método Pomodoro

Essa técnica foi desenvolvida por um universitário italiano para melhorar a capacidade de concentração e consiste em reservar tempos para estudo sem qualquer interrupção, intercalados com momentos de descanso. A dica é estudar por exatos 25 minutos e não parar até realizar essa tarefa. Quando acabar o tempo, descanse por cinco minutos (siga o método direitinho, nada de continuar fazendo exercícios, hein!). Depois, volte à tarefa e fique mais 25 minutos e assim sucessivamente.

Ou seja: realize a tarefa por 25 minutos. Pare, descanse cinco. Volte e faça mais 25 minutos, e assim por diante.

Curva do esquecimento

Sabe aquela sensação de que os dias vão passando e você já está esquecendo tudo que estudou na semana passada? Pois é, a técnica da curva do esquecimento visa impedir que isso aconteça (e não é mágica!). Para isso, você precisa fazer revisões constantes das matérias.

O método estabelece três revisões para cada conteúdo estudado: uma 24 horas depois, outra após sete dias e outra depois de um mês. Use os resumos que você mesmo fez, pois quando você usa o material que produziu, o tempo gasto para relembrar as matérias é menor.

Regra das cinco horas

Conhecido por ser um hábito simples para aprender sempre. Utilizada por Benjamin Franklin para fomentar aprendizagem de qualidade, é o método que envolve passar cinco horas por semana – ou uma hora por dia – focado no aprendizado livre. Isso significa reservar um tempo para se dedicar à aprendizagem, sem se distrair com outras atividades. Essa aprendizagem pode assumir diferentes formas e uma mistura de todas elas dará a você uma experiência muito bem trabalhada para um futuro melhor.


Para organizar sua rotina de estudos

Não existe uma fórmula mágica de como fazer um cronograma eficiente. Contudo, independente de qual seja seu objetivo, algumas dicas podem ser fundamentais e certamente te ajudarão com estratégias de como montar seu cronograma. Confira:

Seja realista

Como montar um cronograma de estudos? Neste caso, é necessário que ele seja de acordo com a sua realidade. Ou seja, você precisa ser realista e planejá-lo de forma que consiga cumprir o que está estipulado ali.

Portanto, não adianta colocar metas inalcançáveis. É preciso saber respeitar seus próprios limites físicos, mentais e até mesmo emocionais. O plano de estudos, dessa forma, precisa ser adaptado para atender às suas necessidades, evitando que você fique esgotado ou desista de estudar.

Estabeleça pequenas metas

Para facilitar a visualização do seu cronograma e impulsionar sua motivação, anote quais são as suas metas – onde você pretende chegar a partir do aprofundamento no conteúdo.

Essas pequenas metas são fundamentais para que você consiga chegar ao seu objetivo final com sucesso. Para facilitar, pense em tarefas que sejam mensuráveis, concretas e com datas previstas. Essas três características são importantes para que você consiga entender e monitorar seus pontos fortes e fracos.

Um exemplo de metas mensuráveis, concretas e com datas previstas é a elaboração de uma redação por semana. A partir disso, contando com a correção de uma pessoa especializada na área, será possível medir e comparar o seu desenvolvimento nessa área.

Uma técnica específica que você também pode utilizar é a de metas SMART. Funciona como uma espécie de checklist, na qual cada meta é verificada e avaliada se possui os requisitos para atingir o resultado. Na palavra SMART cada letra tem um significado. Vamos conhecer cada uma delas?

S – Específica: o que você que fazer?

Para alcançar o que você propôs em suas metas, é necessário que esteja claro o entendimento de cada uma delas. Para isso, ela deve ser específica.

Para ser específica, uma meta deve responder as seguintes perguntas:

  • O que eu quero alcançar com essa meta?
  • Quem será ou quem serão os responsáveis por ela?
  • Onde ela será realizada?
  • Como ela será conquistada?
  • Por que ela deve ser seguida?
M – Mensurável: como você saberá que chegou lá?

Como criar uma meta se ela não pode ser medida? Isso não faria nenhum sentido.

Para uma meta ser mensurável, ela deve responder as questões:

  • Qual é o resultado esperado?
  • Quanto tempo será necessário para alcançar a meta?
A – Atingível: como o objetivo poderá ser alcançado?

Do que adianta criar uma meta se ela não pode ser atingida? Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas pecam nesse ponto.

Então, antes de criar uma meta, é fundamental avaliar os seguintes pontos:

  • Com base no histórico, é possível atingir o objetivo traçado?
  • Eu acredito que é possível?
R – Relevante: por que esse objetivo é importante para você?

Quando você cria uma meta, serão elaboradas estratégias para que os resultados sejam alcançados. Porém, quanto mais relevante for a meta, mais motivado você estará. Claro, considerando que sejam metas alcançáveis.

Para ficar um pouco mais fácil, tente responder às seguintes perguntas:

  • Como a meta impacta você?
  • Ela é relevante para você?
  • O momento é adequado ou favorável para você ir em busca da meta?
  • Existem prioridades que podem ser prejudicadas por esse objetivo?
T – Temporal: quando você quer realizar?

O último ponto das metas SMART é extremamente importante. Qualquer meta traçada deve ter prazo. Se você cria uma e não estabelece um tempo para a sua realização, ele pode ser alcançado em um dia, um mês, um ano.

Para definir o tempo para cumprir uma meta, é preciso avaliar seu nível de comprometimento com ela. Disso depende o quão rápido você realizará o seu desejo.

Agora é com você! Estabeleça suas metas e boa sorte.

Mapeie suas dificuldades

Sabendo todos os conteúdos que serão cobrados na prova, é chegada a hora de saber quais são as disciplinas que geram mais dificuldade para você. Serão elas que demandarão mais tempo em seu cronograma de estudos.

Para isso, é importante se conhecer bem e saber estabelecer quais as matérias que você sempre apresentou mais dificuldade. Seja paciente consigo mesmo e vá fazendo uma retrospectiva mental para saber aqueles conteúdos que sempre te fizeram pirar na hora das provas e suas menores notas.

Seja específico em seus objetivos

Você já deve ter em mente seu objetivo final – que provavelmente deve ser ter sucesso no Exame final. Contudo, é interessante pensar em objetivos mais específicos. Pense nas seguintes questões:

  • Que curso/ concurso você quer fazer?
  • Em qual faculdade?
  • Qual a nota de corte dos últimos anos?

Respondendo a essas questões, será possível pesquisar quantas chamadas a instituição que você deseja passar, geralmente, faz e as notas de corte mínimas e máximas para o curso desejado. Tudo isso é bastante acessível e pode te dar uma boa orientação na hora de preparar o seu cronograma de estudos.

Determine como será sua rotina

Se você tem dúvidas sobre como montar um cronograma de estudos para concurso ou outras provas, comece a fazê-lo anotando as atividades cotidianas que estão presentes na sua vida. Desta forma, você conseguirá analisar quanto tempo do seu dia está livre para que você possa se dedicar aos estudos.

Veja alguns hábitos que podem te ajudar a criar uma rotina:

Tenha um ambiente de estudos

Para ter uma boa produtividade não adianta apenas organizar a rotina com um cronograma. É necessário pensar também no ambiente que você terá disponível para se dedicar às suas horas de estudo. Portanto, defina um lugar fixo para estudar que possibilite a sua concentração – evite a cama, sofá ou estar cada dia em um lugar.

Estabeleça qual o melhor horário de estudos

Inclua no seu plano as tarefas fixas que você tem em cada dia e em quais horários elas são desempenhadas. Não esqueça de pensar inclusive no tempo de deslocamento, pois muitas pessoas acabam gastando muito tempo no trânsito ou em transporte público. Assim, você poderá escolher e definir o tempo dedicado para cada matéria e decidir como será o planejamento das suas horas de estudo.

Definindo os horários de estudo

Após definir sua rotina, é importante estabelecer quantas horas de estudo por dia você tem disponível. Isso vai te ajudar para fazer uma estimativa de quanto vai conseguir estudar.

Por exemplo, você viu que no seu cronograma de rotina todos os dias das 6h às 7h e das 18h às 19h você tem horário livre. Então, esse será seu horário de estudo. Esse cálculo é importante para estabelecer um hábito e para que suas metas de estudos estejam organizadas.

Mensurar diariamente é importante para garantir que tudo funcione. Veja como você pode fazer:

Dicas Importantes Para Ganhar Horarios De Estudo

Estabeleça quantas horas por dia estudar

Para estabelecer quantas horas do seu dia você dedicará única e exclusivamente para os estudos, como já citado aqui, é importante o autoconhecimento e saber quais as matérias e os conteúdos que você tem mais dificuldade em aprender. Procure pensar em uma quantidade de tempo palpável e real. Se sobram para você cinco horas livres, não estabeleça a meta impossível de estudar todo esse tempo.

O tempo dedicado aos estudos é bastante particular, mas procure estipular a maior quantidade de horas que você consegue se manter concentrado em uma matéria que não possui tanto interesse e facilidade. O segredo é evitar distrações e deixar as preocupações de lado.

Sabemos o quanto isso pode ser difícil! Então, pense também em quantos minutinhos entre uma estudada e outro você tirará para se entreter com as redes sociais. Só não exagere, ok?!

Definindo Horarios De Estudos

Escolha as matérias e defina o tempo dedicado a cada uma delas

Com o cronograma de estudos pronto, você saberá os horários e quanto tempo gasta com outras atividades. Agora é chegado o momento de decidir como será o planejamento das suas horas de estudo por matéria.

Para isso, o primeiro passo é definir a ordem com que estudará cada matéria. Essa escolha das matérias a serem estudadas também é algo bem pessoal e varia de acordo com cada estudante. Como já falamos, comece sempre pelo que você tem mais dificuldade, para que possa estudar esses assuntos quando estiver mais focado e descansado.

Além disso, se tem alguma matéria que você considere mais complexa e difícil, ela deve demandar um tempo maior no seu cronograma. Saber, então, com o que você tem facilidade e com o que tem dificuldade vai te ajudar a definir do melhor modo possível quando e quanto tempo que precisará se dedicar para estudar cada matéria.

Aproveite as diferentes formas de estudo

Uma das dicas de estudo que é bastante interessante e pode ajudar na aprendizagem e memorização do conteúdo, é deixar um tempo dentro do seu cronograma para se dedicar às mais diferentes formas de aprender, como por exemplo:

Reserve tempo para descanso e lazer

Assim como o seu tempo de estudo, os seus momentos de descanso também são muito importantes e necessários. Para isso, pense em quantos minutos você irá tirar de descanso entre uma estudada e outra.

Outro ponto muito importante que deve ser levado em consideração é quanto tempo você necessita dormir para conseguir descansar e lidar com uma rotina de estudos. Cada organismo funciona de uma maneira, mas, no geral, o recomendado é dormir oito horas por dia para que seja possível absorver todo o conteúdo estudado.

E aquela soneca pós almoço? Neste caso, se você costuma ter muito sono após o almoço – o que é muito normal, o recomendado é tirar um cochilo de, no máximo, 30 minutos. Mais que isso poderá comprometer todo o restante do seu dia.

Este também é o momento em que você irá planejar o seu fim de semana. É necessário que você tenha, pelo menos, um dia inteirinho para fazer tudo o que gosta. Nesse dia, nem pense em pegar em cadernos e livros, a não ser que seja uma leitura por diversão.

Tenha sempre em mente que os momentos de descanso são essenciais para aliviar a pressão deste momento tão decisivo. Portanto, não se cobre tanto e reserve um tempo para o descanso e lazer.

Faça exercícios

Exercícios físicos são essenciais e devem ser feitos diariamente. Você pode até achar que não, mas acredite, a atividade física pode melhorar o seu rendimento nos estudos.

Então, inclua no seu cronograma semanal esse hábito e separe uma parte do dia para fazer alguma atividade que você gosta. Seja o que for, o importante é escolher um exercício que você faça com satisfação.

Além disso, fazer exercícios que acalme a mente também pode ser uma boa ideia para manter a calma e não se deixar levar pela ansiedade causada pelo momento. Exercícios de respiração, quando você inspira e expira calculadamente durante alguns minutinhos, podem ser milagrosos, pois é possível levar oxigênio ao cérebro e manter e restabelecer a calma.

Tenha uma alimentação balanceada

Sim, além de manter o foco nos estudos, também é importante manter o foco na alimentação! O que você ingere diariamente pode, e muito, influenciar em sua rotina de estudos. Há alimentos que são mais pesados e podem te deixar menos produtivo, por isso, é importante manter uma dieta balanceada.

Procure almoçar pequenas porções e alimentos que não façam você querer dormir por toda a tarde. O ideal é que você procure por um nutricionista que possa acompanhar toda a sua rotina e ajudar você a estabelecer uma alimentação saudável.

Se planeje para imprevistos

Por mais organizado que você seja com os seus estudos, é bom ter em mente que imprevistos acontecem. As coisas podem sair do seu controle e é necessário estar preparado para isso. Tenha em mente que, em algumas situações, o seu cronograma pode mudar um pouco e talvez você precise compensar algumas horas de estudo em outro momento.

Montando o seu cronograma de estudos

Agora que você já aprendeu as técnicas e viu as dicas de como criar um cronograma de estudos, é hora de colocar a mão na massa. Sente-se em um lugar tranquilo e tire um tempo para fazer isso com calma, colocando em prática tudo que você leu até aqui.

Se você ainda está se perguntando como se planejar de forma eficiente ou se restou alguma dúvida, confira abaixo os templates e mais algumas dicas sobre como montar cronograma de estudos em diferentes casos. Para quem gosta de vídeos, separamos um bem didático para você:


Cronograma de estudos para o Enem e vestibulares

No ensino médio – principalmente no terceiro ano – a pressão para escolher uma faculdade é muito grande. Por isso, se o seu objetivo é passar no Enem ou em outro vestibular, é fundamental ter um bom plano de estudos. Para facilitar essa etapa tão importante, faça um planejamento baseado na separação de áreas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação.

Assim, você poderá montar um cronograma de estudos que seja separado por matérias ou de acordo com a sua área de interesse (humanas, exatas ou biológicas). A escolha é sua!

Separado por matérias

Anote todas as matérias que você precisa estudar com os seus respectivos conteúdos e deixe um espaço do lado de cada um para que você possa fazer uma marcação sempre que tiver estudado aquele assunto. Assim, você não se perde na hora de saber o que já estudou e o que ainda precisa estudar.

De acordo com área

Cronograma de estudos para cursos de humanas

Para quem acha que ingressar em um curso de humanas é fácil, está muito enganado. Esta área demanda tanta dedicação quanto as outras. Portanto, se o seu objetivo é prestar vestibular para qualquer curso de humanas –Pedagogia, Geografia, História, Letras, Ciências Sociais, Comunicação Social, Turismo e até mesmo Direito – elaborar um plano de estudos é bem importante.

Cronograma Estudos Humanas Mockup

Download do
Cronorgrama

Cronograma de estudos para cursos de exatas

A área que envolve números e fórmulas não é um bicho de sete cabeças, como muitas pessoas pensam. Mas, é fundamental ter um cronograma de estudos para ingressar em algum curso de exatas, como Física, Matemática, Engenharia, Astronomia e Ciência da Computação.

Cronograma Estudos Exatas Mockup

Download do
Cronorgrama

Cronograma de estudos para cursos de econômicas

Quem simpatiza com as áreas de exatas e humanas, talvez o curso ideal seja de econômicas – Arquitetura e Urbanismo, Economia ou Ciências Contábeis. De qualquer forma, independente de qual for a sua escolha, o cronograma de estudos neste caso também pode te ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos.

Cronograma Estudos Economicas Mockup

Download do
Cronorgrama

Cronograma de estudos para Medicina

O vestibular para Medicina é considerado por muitos estudantes como um dos mais difíceis e, principalmente, um dos mais concorridos. Por isso, o cronograma de estudos é indispensável para se dar bem e conseguir ingressar na universidade.

Cronograma Estudos Medicina Mockup

Download do
Cronorgrama

Cronograma de estudos para a faculdade

Na faculdade, normalmente, você sente prazer em estudar os conteúdos que são aplicados, já que eles são essenciais para a profissão que você escolheu. Isso pode facilitar, mas por outro lado, o tempo disponível para os estudos fora da sala de aula é, geralmente, mais curto.

Além das aulas teóricas, é comum que a rotina do estudante acadêmico inclua estágios e práticas obrigatórias. Então, o segredo aqui é conseguir sempre separar algumas horas diárias para retomar os temas abordados em sala de aula.

Cronograma de estudos para concursos públicos

Se esse é o seu caso, a vida adulta já bateu na sua porta e conciliar responsabilidades, de fato, se torna um grande desafio. Mas, você não está sozinho nessa não! É o sonho de muitas pessoas passar em um concurso público e garantir um emprego estável. Para isso, disciplina e dedicação são primordiais, assim como a organização.

Um erro bastante comum entre os que optam por esse caminho é não ter discernimento para selecionar as provas que realmente valem a pena ou não realizar. Para adotar a rotina de concurseiro, é essencial pesquisar bastante sobre o certame que você quer prestar para entender o tipo de prova que a banca formula, quais conteúdos são abordados e, assim, conseguir montar o seu plano de estudo para concurso público ideal.

Cronograma Estudos Concurso Publico Mockup

Download do
Cronorgrama

Cronograma de estudos para quem trabalha

Para quem já tem uma rotina intensa de trabalho, separar um tempo para os estudos pode não ser tão fácil. Pelo menos não sem uma dose de organização nos horários.

Aqui, a dica é fazer dos estudos parte do seu dia a dia. Claro que você não vai conseguir separar um turno inteiro para se dedicar em novos conhecimentos, mas que tal destinar entre uma e duas horas diárias para isso? Assim, é possível aproveitar as pequenas brechas no seu dia, sem precisar abrir mão das suas horas de descanso.

Cronograma Estudos Pra Quem Trabalha Mockup

Download do
Cronorgrama

Aplicativos e extensões para organizar seus estudos e gerenciar tempo

Produtividade

Evernote

Para quem está acostumado a usar o bloco de notas do Windows ou então é viciado em post-it, o Evernote é o aplicativo certo. Ele é uma espécie de banco de anotações para tudo e te ajuda a focar no que importa mais, a ter acesso às suas informações quando você precisa e a organizar notas da maneira que você quiser.

O programa é uma espécie de banco de anotações para tudo o que você deseja, que sincroniza entre todos os seus dispositivos para que suas informações sempre estejam com você, onde quer que você vá. Para quem precisa de um app para organizar os estudos, ele serve como uma ferramenta para coletar, classificar, encontrar e compartilhar informações.

Você pode salvar uma pesquisa na internet, tirar fotos das anotações dos professores ou dos colegas e armazenar no aplicativo. Depois é só classificar da maneira que você quiser: por matéria, por data, por assunto. Fica fácil procurar e até compartilhar tudo o que foi salvo.

Veja seis maneiras que os estudantes podem usar o Evernote:

  1. Organizar as notas de aula em cadernos;
  2. Digitalizar e pesquisar notas escritas à mão;
  3. Gravar palestras e conversas;
  4. Desenhar e escrever em PDFs;
  5. Gerenciar obrigações com listas de tarefas e lembretes;
  6. Manter informações da vida de estudante e do campus em um único lugar.

Botao Googleplay Botao Appstore Botao Microsoft

Organização de ideias

MindMeister

É uma ferramenta de mapeamento mental que permite que você capture, desenvolva e compartilhe suas ideias visualmente. O MindMeister fica inteiramente na nuvem, o que significa que você não precisa baixar nenhum arquivo ou atualizar nada!

Botao Googleplay Botao Appstore

Google Keep

Com o Google Keep suas ideias estarão guardadas, não importa onde você esteja. Adicione notas, listas, fotos e áudio ao Keep e mantenha seus estudos sempre organizados. Ele pode ser associado aos lembretes do Google Agenda e com o Google Docs, sendo possível compartilhar com outras pessoas essas listas, facilitando a organização em grupo.

Botao Googleplay Botao Appstore

Gestão de tempo

Be Focused

Se você costuma fazer trabalhos da escola ou faculdade em casa, faz home office ou algo do tipo, o Be Focused se torna ainda mais útil, pois gerencia o seu tempo de uma forma que você provavelmente ainda não está acostumado a fazer. É um app do gênero “Pomodoro”, cada vez mais popular atualmente. O termo dá nome a um método simples de gerenciamento de tempo – já citado por aqui.

Para resumir um pouco a técnica: ela propõe um aumento de foco que, consequentemente, faz aumentar a produtividade: você escolhe uma tarefa a ser desenvolvida e configura o temporizador para 25 minutos, que é o tempo de um “Pomodoro” (aquele timer em formato de tomate, sabe?). Então, durante estes 25 minutos, você irá trabalhar sem parar, com foco total. Depois deste tempo, você tira um intervalo de mais ou menos 5 min e então começa tudo de novo.

Botao Appstore

Pomello App

Download
do App

Tomato Timer

Download
do App

Calendário e lista de tarefas

Remember the Milk

Remember the Milk é um aplicativo para fazer suas anotações pessoais, compromissos e gerenciar sua rotina (de estudos ou de qualquer outro tema). Disponível on-line, a ferramenta é ideal para quem realiza diversas tarefas ao mesmo tempo e não pode esquecer de nada.

Botao Googleplay Botao Appstore

Todoist

O aplicativo é gratuito para gerenciamento e organização de tarefas e projetos. Com a finalidade de aumentar a produtividade e diminuir o esquecimento de tarefas, você pode definir sub-tarefas, etiquetas e até mesmo arquivos relacionados. Outra possibilidade interessante é adicionar prioridades as tarefas, o que irá te ajudar bastante na organização do tempo de estudo para cada matéria.

Botao Googleplay Botao Appstore

Microsoft To-Do

O app de listas da Microsoft, que como o nome sugere, permite ao usuário criar listas de tarefas para organizar o seu dia ou semana de forma simples e rápida. Com ele, é possível adicionar tarefas, criar lembretes para elas, data para serem concluídas e adicionar anotações.

Além disso, o app permite sincronizar informações com o Outlook e as tarefas podem ser personalizadas com cores e compartilhadas com qualquer pessoa.

Botao Googleplay Botao Appstore Botao Microsoft

Bloqueio de distração

ClearLock

É um simples aplicativo que permite que você bloqueie seu computador (como quando você define a senha do protetor de tela), enquanto você ainda pode ver o que está nele. Assim sendo, você poderá deixar seu computador de lado quando enquanto estuda ou está desempenhando qualquer outra tarefa que requeira imenso tempo, enquanto seu computador está bloqueado.

Download
do App

StayFocusd

Se você se distrai on-line durante os estudos, experimente baixar StayFocusd, uma extensão do Google Chrome que irá limitar o tempo de navegar em sites que não o ajudam neste momento. O aplicativo permite que você defina um limite para o tempo que você gasta em determinados sites ou subdomínios. Você pode fazer isso rapidamente clicando no ícone do StayFocusd que é instalado no browser ou entrar na área Opções para especificar as limitações mais avançadas.

Download
do App

AntiSocial

O app AntiSocial foi criado não somente para te ajudar a entender e identificar um ‘padrão normal’ de uso, mas também para te dar as ferramentas necessárias para gerenciar, bloquear e controlar o uso de seus dispositivos móveis para que você possa se desconectar, minimizar distrações e focar nas coisas que realmente você precisa.

Botao Googleplay

Gerenciamento de estudos

EstudAqui

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O EstudAqui ainda permite, automaticamente:

  • Controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • Acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • Ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • Rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • Tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.

Botao Googleplay Botao Appstore

Partiu Revisar

O Partiu Revisar é um aplicativo gratuito e fácil de usar, que gerencia, de maneira rápida e fácil, o agendamento de revisões em uma frequência que reforça seus estudos para concursos públicos, vestibulares / ENEM e provas em geral.

Com esse aplicativo, que app foi desenvolvido por um concurseiro, você pode organizar melhor suas revisões, de maneira mais eficiente. Suas principais funções são: cadastramento do conteúdo e quando ele deve ser revisto e calendário de controle das revisões. Esse calendário é pensado justamente em alternar o ciclo das revisões a melhorar a curva de aprendizagem.

Botao Googleplay

Easy Study

O Easy Study é um aplicativo muito objetivo: o usuário deve informar para que prova ou projeto deseja estudar, podendo escolher entre ensino médio, Enem ou concursos públicos específicos dentro de opções pré-estabelecidas, para que o app monte uma carga de estudos automaticamente, com todas as disciplinas necessárias para seu objetivo.

A partir de então, o usuário deve escolher um plano de estudos que se adeque melhor ao seu estilo: com matérias explicadas em sequência a cada dia ou cada disciplina em um dia diferente da semana. Em todas as opções, o estudante pode adicionar ou remover as matérias como desejar.

Durante os estudos, é possível marcar o tempo com um cronômetro próprio dentro do app, que registra o período de estudos de cada matéria. Também é possível anotar revisões e atividades realizadas, para manter um controle do conteúdo que já foi visto. Uma agenda semanal também ajuda na organização dos estudos.

Botao Googleplay Botao Appstore

My Study Life

É um aplicativo gratuito de planejamento de estudos para quem utiliza o Windows Phone. Fácil de usar, ele permite que o usuário crie uma agenda muito bem organizada e completa da sua vida escolar. Horários, calendários, tarefas, tudo vai poder ser monitorado por meio do aplicativo.

Botao Googleplay Botao Appstore

Aprovado

O Aprovado é um aplicativo para organizar os estudos. Ele permite que estudantes adicionem matérias e registrem o tempo que gastam lendo e fazendo exercícios sobre cada uma delas. Assim, é possível acompanhar quanto tempo está sendo gasto e até realizar algumas mudanças que permitirão administrar melhor a rotina.

Botao Googleplay Botao Appstore

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.