Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Como fazer o curso de Enfermagem a distância? Como fazer o curso de Enfermagem a distância?

Como fazer o curso de Enfermagem a distância?

Embora muitas pessoas não saibam, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) emitiu uma nota recentemente em que expressa sua rejeição a ofertas de cursos de enfermagem na modalidade EADAntes, e até o período da pandemia, era possível realizar a graduação em enfermagem a distância.

Era válido e confiável, pois desde 2017 o Ministério da Educação (MEC) autorizou que este curso fosse ministrado de forma online, mas era obrigatório que algumas disciplinas e atividades acontecessem presencialmente. Agora não mais.

Criamos um post para sanar todas as suas dúvidas sobre a atual decisão do COFEN. Acompanhe e boa leitura!

Enfermagem a distância é reconhecida pelo MEC? 

A graduação em enfermagem a distância não é mais reconhecida pelo MEC. Devido a recente decisão do COFEN, as universidades que antes ofertavam o curso na modalidade EAD, não podem mais oferecer.

O Conselho publicou em seu portal oficial uma carta aberta onde explica os motivos sobre não apoiar o ensino 100% a distância para o curso de enfermagem e técnico, e defende que o profissional de enfermagem demanda competências que envolvam habilidades de cuidado humano, trabalho em equipe e outras atividades, que exigem a prática profissional para cada vez mais qualificar enfermeiros para cuidar das pessoas.

Cursos de Enfermagem a distância 

Como não é mais possível realizar o curso de enfermagem EAD, é importante que o estudante que deseja ingressar nesta área tenha em mente que as mesmas condições que eram apresentadas na modalidade online, também são de forma presencial. A duração do curso, por exemplo, segue sendo de cinco anos. Além disso, a grade curricular também permanece a mesma, separamos algumas das principais disciplinas aplicadas, acompanhe:

  • Anatomia
  • Biofísica
  • Biologia
  • Fisiologia
  • Microbiologia
  • Genética
  • Histologia
  • Psicologia
  • Sociologia
  • História da Enfermagem

A parte teórica costuma ser aplicada logo no primeiro ano de curso, já a partir do terceiro semestre, o aluno começará as aulas práticas, e ao final da graduação, deverá realizar o estágio, que é obrigatório. 

Ao decorrer da graduação em enfermagem, não se assuste caso você se depare com matérias no formato online. Algumas instituições de ensino superior, por exigência do MEC, compõe a grade de disciplinas com matérias de conhecimento gerais e sociais, algumas como: Libras, Língua Portuguesa, Psicologia, Sociologia, entre outras que variam de acordo com as universidades.

Mas não se preocupe, as disciplinas que são voltadas inteiramente a área da saúde, neste caso, a enfermagem, são realizadas 100% presencialmente.

Caso antes, o curso superior de enfermagem a distância se tornara uma opção para você pela praticidade e flexibilidade, quanto a horário e locomoção, não fique triste. O Pravaler também pode te ajudar a encontrar a melhor solução. Uma das alternativas que pode ser levada em consideração é: escolher a universidade mais próxima da sua casa ou trabalho, e que o orçamento faça sentido para você.

Saiba que hoje há diversas possibilidades de ingressar no ensino superior, como através do Financiamento do Fundo Estudantil (FIES), o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o próprio Pravaler, que abre portas para as universidades privadas através do financiamento estudantil. 

600x158 Enfermagem

Técnico de Enfermagem a distância  

O curso técnico de enfermagem é uma ótima opção para quem busca uma formação mais curta e ingressar no mercado de trabalho mais rápido, mas não na modalidade EAD. Assim como para a graduação em enfermagem, o curso de técnico de enfermagem também não é mais possível ser realizado no formato a distância.

A profissão exige que algumas atividades tenham sua experiência de forma prática, como, visitas em laboratórios, apresentação de trabalhos, provas e estágios, e outras atribuições que são levantadas pelo COFEN, e que recentemente, rejeitou as ofertas para que estes cursos sejam oferecidos em EAD.

O curso técnico de enfermagem presencial possui a mesma duração que antes o curso na modalidade EAD, que são de quatro semestres, totalizando dois anos. Além disso, o curso exige 600 horas de estágio supervisionado, que podem ser realizados em hospitais ou em unidades básicas de saúde (UBS), encaminhados direto pela instituição de ensino.

O estudante que concluir os estudos, poderá atuar em hospitais, clínicas, saúde pública, resgate, enfermagem do trabalho e home care. Basta ter ativado seu registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

Pós-graduação em Enfermagem a distância 

Nos últimos tempos, a procura por cursos na modalidade EAD tem aumentado de forma significativa em todos os ramos, seja em comunicação, saúde, engenharia, etc. Entretanto, atualmente, por decisão do Conselho Federal de Enfermagem, não é mais possível que a graduação e o curso de enfermagem sejam concluídos a distância.

Mas mesmo assim, alguns cursos de pós-graduação lato sensu na área da enfermagem/saúde, ainda são possíveis. Algumas instituições e também a depender do curso de pós, exigem que sejam semipresenciais. Vale a pena verificar com a universidade antes, tudo bem?

Pensando nisso, criamos uma lista com alguns cursos online de pós-graduação em enfermagem para os profissionais que desejam se especializar, confira:

  • Enfermagem do Trabalho
  • Enfermagem Home Care
  • Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva
  • Enfermagem Geriátrica e Saúde do Idoso

Mas, fique atento. Não confunda ensino a distância com o ensino remoto que foi prestado durante a pandemia da COVID-19, explicaremos sobre isso em breve.

Enfermagem EAD x Enfermagem no ensino remoto

Como mencionamos acima, é importante que fique claro a diferença entre o ensino remoto e o ensino EAD para o curso de enfermagem, que aliás, não existe mais por decisão do COFEN, mas calma que vamos te explicar!

Devido a pandemia de COVID-19, todos os cursos na modalidade presencial sofreram alteração no seu formato, isso porque o isolamento social se tornou obrigatório em praticamente todo o país, e era indispensável o ensino presencial diante da crise sanitária que estávamos vivendo.

O chamado ensino remoto foi adaptado de forma inesperada, mas que atendesse a todos os alunos, ou seja, foi uma medida emergencial, de caráter provisório e temporário.

Na modalidade remota adotada durante a pandemia, os princípios pedagógicos de ensino presencial foram transferidos para o ambiente virtual, ou seja, diferente do formato EAD, o aluno de ensino remoto precisou conectar em tempo real com os professores e colegas de classe. Vale a pena lembrar que o ensino remoto em enfermagem foi adotado de forma necessária, e não por escolha do estudante.

Melhores instituições que oferecem o curso de Enfermagem 

Para você que tem interesse em cursar enfermagem, mas não sabe em qual instituição, listamos a melhores universidades que oferecem o curso de enfermagem e além disso, possibilita o financiamento estudantil para ingressar no ensino superior, confira abaixo:

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nossos artigos e fique por dentro do universo da educação. Até a próxima!

Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter