Modelo de currículo: 12 opções para você baixar e preencher


Modelo de currículo: 12 opções para você baixar e preencher

Cada etapa de sua vida profissional exigirá um modelo de currículo diferente. Conheça as opções e escolha o template ideal para o atual momento de sua carreira

 

Existe um modelo de currículo adequado para cada fase da vida e objetivo profissional. O estudante que busca uma vaga de estágio, por exemplo, preencherá seu CV de uma forma. Já o profissional experiente, que almeja o cargo de executivo em uma grande empresa, terá um currículo completamente diferente.

Mas as distinções entre um modelo de currículo e outro não se limitam à quantidade de experiências profissionais ou certificações. Para cada situação, há uma forma mais adequada de apresentar as informações, sempre valorizando as características mais pertinentes à vaga.

É importante ter em mente que o currículo é o primeiro contato entre o candidato e o recrutador. Portanto, passar uma boa impressão nessa hora é fundamental para ser chamado para uma entrevista. Aliás, muitos candidatos são rejeitados simplesmente por não saber apresentar suas qualidades no CV.

 

Como escolher o modelo de currículo ideal?

O melhor modelo de currículo é aquele que valoriza suas qualidades e demonstra como você poderá contribuir com a empresa. No entanto, não adianta montar um CV de gerente se você busca um cargo de estágio, e vice-versa.

Em primeiro lugar, portanto, você deve fazer a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Que tipo de profissional eu sou? – Exemplos: Iniciante; experiente; muito experiente etc.
  • Qual o meu objetivo de carreira? – Exemplos: Estagiário; analista; gerente; diretor etc.

Depois de encontrar as respostas para essas perguntas, é hora de escolher um modelo de currículo adequado. Para isso, apresentamos aqui 12 templates divididos em seis diferentes categorias. Todos os modelos podem ser baixados e editados com suas informações. Confira a seguir!

1. Primeiro emprego

O primeiro emprego é normalmente o mais difícil de encontrar, principalmente porque faltam experiências para apresentar. Sendo assim, este modelo de currículo deve ser simples, valorizando outras informações, como formação escolar, cursos e trabalhos voluntários.

  • Modelo 1 – CV simples e moderno, com informações objetivas;
  • Modelo 2 – CV simples, com aparência profissional e objetivo.

Esses dois templates são ideais para estudantes que acabaram de se formar ou ainda estão cursando o ensino médio. Também é recomendado para quem está no primeiro ano de faculdade e não tem muitas experiências.

2. Estágio profissional

Do segundo ano de faculdade em diante, é normal que muitos estudantes comecem a procurar por estágio. Essa é uma ótima forma de ganhar experiência na área de formação e ainda conhecer outros profissionais do ramo.

Neste modelo de currículo, você pode citar algum trabalho relevante, cursos e até o link para o seu portfólio online. Além disso, é recomendável incluir uma carta de apresentação, indicado seus objetivos com o estágio.

  • Modelo 3 – currículo básico, com informações objetivas;
  • Modelo 4 – currículo cronológico, com carta de apresentação.

Se houver alguma experiência profissional, mesmo que não seja relacionada à área, procure inclui-la no currículo. A partir dessa informação, você pode destacar qualidades como organização, proatividade, pontualidade, entre outras.

3. Trainee

Diferentemente de um estágio, o cargo de trainee é para estudantes ou recém-formados que querem exercer posições de liderança. Por isso, é importante valorizar experiências que demonstrem que o candidato tem perfil para o cargo.

  • Modelo 5 – currículo enxuto, focado no domínio de idiomas e formação acadêmica;
  • Modelo 6 – currículo cronológico, com detalhamento das atividades.

Neste modelo de currículo, é fundamental destacar conquistas profissionais que provem sua competência. Trabalhos voluntários, experiências internacionais, projetos independentes, organização de eventos, e atuação em empresa júnior também devem ser incluídos.

4. Recém-formado

Depois de terminar a faculdade, é importante encontrar um modelo de currículo que demonstre seu interesse pela área de atuação. Para isso, procure valorizar sua trajetória profissional e acadêmica, incluindo eventos, prêmios, congressos, cursos extracurriculares e idiomas que domina.

  • Modelo 7 – currículo com destaque para idiomas e detalhamento das experiências;
  • Modelo 8 – currículo cronológico, com foco nas experiências e design moderno.

Na parte das experiências, liste seus empregos anteriores, estágios, atuação em empresa júnior e até organização de eventos. Em cada tópico, procure elencar as principais atividades e habilidades desenvolvidas.

5. Experiente e especialista

Após algum tempo no mercado de trabalho, é comum procurar por cargos mais elevados. Melhor ainda se o profissional tiver uma pós-graduação, o que lhe confere mais credibilidade. Portanto, profissionais desse nível devem valorizar suas qualificações, resultados e conquistas nas experiências anteriores.

  • Modelo 9 – currículo elegante para enumerar experiências e listar habilidades;
  • Modelo 10 – currículo com resumo das qualificações e detalhamento das experiências.

Neste caso, já não é preciso mais listar todas as experiências profissionais. O primeiro emprego ou seus estágios, por exemplo, já podem ficar de fora. O ideal é focar nos últimos 10 anos de carreira, elencando suas passagens mais relevantes e recentes, inclusive mudanças de cargo dentro da mesma empresa.

6. Gestor ou executivo

Quem procura por um cargo elevado, como o de gestor ou executivo, normalmente acumula uma extensa experiência profissional. Além disso, profissionais desse nível dispensam muitas explicações. Portanto, o mais importante é focar em suas realizações nas empresas pelas quais passou.

  • Modelo 11 – modelo de currículo detalhado, com destaque para as realizações;
  • Modelo 12 – modelo de currículo enxuto, com foco nos projetos e resultados.

Nesta fase da carreira, o mais indicado é que o currículo seja simples e direto. Afinal, profissionais que estão neste patamar geralmente são conhecidos no mercado e o CV, em muitos casos, é mera formalidade.

Agora que você já sabe qual modelo de currículo escolher, basta baixar e preencher com seus dados. Mas, antes, clique aqui e veja como elaborar um currículo infalível.

Compartilhar
Categoria: Carreira
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.