Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Vestibular Integrado Medicina: saiba como ingressar no curso Vestibular Integrado Medicina: saiba como ingressar no curso

Vestibular Integrado Medicina: saiba como ingressar no curso

Candidatos podem contar com diversas opções de ingresso disponíveis para o curso de Medicina.

Os cursos da área da saúde seguem na lista dos cursos mais procurados pelos estudantes, especialmente o curso de medicina que é o sonho de muitas pessoas. E se você é uma dessas pessoas, saiba que o Vestibular Integrado Medicina é uma ótima oportunidade de iniciar esse sonho.

O Centro Universitário Integrado é conhecido por sua excelência quando o assunto é ensino superior. Desde a infraestrutura dos campi, até o corpo docente e as grades curriculares, tudo é pensado para oferecer a melhor experiência acadêmica para os estudantes. A instituição, inclusive, recebeu nota máxima do MEC, um reconhecimento muito importante do quanto o Integrado tem se dedicado ao mercado da educação e aos seus estudantes.

Como ingressar no curso de Medicina no Integrado?

Os estudantes que têm vontade de ingressar no curso de medicina do Integrado podem contar com várias formas de ingresso, isso garante flexibilidade e aumenta as possibilidades de entrada no tão sonhado curso de Medicina. Além do vestibular tradicional, é possível estudar Medicina no Integrado através da transferência externa, transferência interna, portador de diploma, além do processo seletivo seriado e de poder utilizar a nota do Enem.

Confira abaixa como é o processo para cada uma dessas formas de ingresso.

Vestibular Integrado Medicina

O processo seletivo mais comum para ingresso no curso de Medicina é por meio do vestibular que considera a complexidade e a alta demanda por essa graduação. O vestibular para Medicina no Integrado é tradicionalmente composto por uma prova objetiva que abrangem disciplinas como Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira: Inglês, Biologia, Química, Física, Matemática, História, Geografia e Filosofia, além de uma redação.

O Centro Universitário Integrado busca selecionar estudantes com base também em suas competências interpessoais, éticas e de resolução de problemas, características cruciais para profissionais da área médica. O compromisso com um processo seletivo rigoroso reflete a busca pela formação de médicos capacitados, éticos e preparados para os desafios da prática médica, contribuindo assim para a excelência do curso de Medicina no Centro Universitário Integrado.

Transferência Externa

O Integrado possui duas opções de ingresso na modalidade transferência externa. A transferência externa comum e a transferência externa internato. Nessa primeira opção, o aluno pode solicitar ingresso por meio da transferência, porém é necessário atender aos requisitos estabelecidos pela instituição, tais como a compatibilidade curricular e o desempenho acadêmico satisfatório no curso de origem.

Veja também: Como funciona a transferência de faculdade?

O estudante pode se inscrever nesse processo desde que esteja matriculado em um curso de medicina em uma instituição de ensino superior nacional que esteja regularmente credenciada pelo Ministério da Educação.

Transferência Externa Internato

Os estudantes de medicina também podem contar com a transferência externa internato, essa modalidade é disponibilizada apenas para ingresso no estágio curricular obrigatório, ou seja, é uma opção para alunos que querem trocar de instituição para realizar o estágio no Centro Universitário Integrado.

Nessa modalidade, como o objetivo principal é o ingresso no estágio obrigatório, os estudantes devem estar matriculados no 9º módulo (semestre letivo) em uma instituição de ensino devidamente credenciada pelo MEC. A seleção é feita com base na análise curricular e na realização de uma prova objetiva.

Prv_cta_medicina_3

Transferência Interna

No Centro Universitário Integrado também é possível fazer transferência interna para o curso de Medicina, os estudantes que cursam Biomedicina, Enfermagem e Farmácia no Integrado podem fazer a transferência e o aproveitamento de matérias para o curso de Medicina.

Assim como acontece na transferência externa, o processo seletivo da transferência interna também consiste em uma primeira fase, onde é feita a análise de documentos e uma prova objetiva que é a segunda fase do processo. Ambas as fases são critérios de eliminação e no caso da prova objetiva de classificação também.

Segunda Graduação

Estudantes que já se formaram em uma outra faculdade podem utilizar a forma de ingresso conhecida como portador de diploma ou segunda graduação, desde que os diplomas sejam dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Farmácia. Nessa opção o estudante também poderá aproveitar matérias do curso anterior, o diploma dele só precisa ter sido emitido por uma instituição de ensino devidamente credenciada pelo Ministério da Educação.

Nessa modalidade, o processo seletivo também acontece em duas fases, na primeira é feita a análise do histórico escolar para aproveitamento de disciplinas e na segunda o estudante precisa realizar uma prova objetiva.

Profuturo: Processo Seletivo Seriado

Outro método de entrada disponibilizado pelo Centro Universitário Integrado é o PROFUTURO, onde o processo de ingresso no curso de Medicina acontece de forma gradual e em três etapas. Na primeira etapa, os candidatos realizam uma prova objetiva e uma redação onde serão avaliados conhecimentos relativos ao primeiro ano do ensino médio. Na segunda etapa será utilizado o mesmo modelo de prova, porém avaliando conhecimentos do segundo ano do ensino médio e na terceira etapa serão avaliados conhecimentos do terceiro ano do ensino médio.

Para participar desse processo seletivo, o candidato precisa estar matriculado no ensino médio e na série correspondente a etapa que realizará. Para simplificar: estudantes que fazem a prova da primeira etapa devem estar matriculados no primeiro ano do ensino médio e o mesmo deve acontecer nas outras etapas. Ao final da terceira etapa será analisado o desempenho nas três provas para classificar os candidatos.

Esse processo é exclusivo para estudantes matriculados no ensino médio, portanto alunos que já concluíram o ensino médio não podem utilizar essa forma de ingresso.

Nota do Enem

Também é possível ingressar no curso de Medicina no Centro Universitário Integrado utilizando a nota do Enem. Essa é uma boa opção para alunos que tiveram um ótimo desempenho na prova do Enem e querem aproveitá-lo para ingressar no curso de medicina de uma das maiores universidades do estado do Paraná.

Para ingresso nessa modalidade, o estudante não precisa realizar nenhuma prova, já que a seleção será feita utilizando apenas o resultado obtido em provas do Enem. A instituição pode considerar os resultados das últimas cinco edições do Enem, para isso será feita uma consulta no site do INEP e o cálculo da média aritmética de todas as notas obtidas nessas 5 edições do Enem para validar a pontuação do candidato. Em caso de empate, a nota da redação será usada como critério desempate.

Agora que você conhece todas as formas de ingresso do Centro Universitário Integrado, que tal começar a investir no seu futuro contratando o financiamento estudantil do Pravaler? O Integrado é uma das mais de 500 instituições de ensino parceiras do maior financiamento estudantil privado do Brasil. Não perca tempo e faça já uma simulação!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Fonte: Pravaler
x

Estude Medicina no Centro Universitário Integrado pagando menos por mês!

Aproveite as vantagens do financiamento estudantil do Pravaler e faça o curso que você sempre sonhou.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter