Saiba mais sobre o curso de Biomedicina

Por useradmin

Saiba mais sobre o curso de Biomedicina

O curso de Biomedicina é uma boa opção para quem possui perfil investigativo, tem interesse pela área da saúde e sonha em descobrir a cura de doenças. O biomédico não trabalha diretamente com os pacientes, mas em laboratórios, fazendo pesquisas e desenvolvendo vacinas e remédios. É uma carreira entre a Biologia e a Medicina.

Para trabalhar na área, é preciso ter diploma em curso de Biomedicina ou Ciências Biológicas e registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM). Saiba mais sobre esta interessante profissão e sobre o curso superior necessário para obter o diploma de biomédico:

Como funciona o curso de Biomedicina
Biomédicos são profissionais que podem trabalhar em locais como institutos de pesquisa, laboratórios de análises clínicas e universidades. Eles atuam no estudo de doenças, buscando entendê-las e controlá-las. Entre suas responsabilidades estão o estudo de microrganismos causadores de doenças, a descoberta de novos tratamentos e o desenvolvimento de vacinas e remédios.

Para obter o diploma, é necessário concluir o curso de Biomedicina. São quatro anos em que os alunos têm acesso a matérias básicas em cursos da área da saúde, como Fisiologia e Anatomia, e matérias específicas, como Biologia Molecular e Microbiologia.

Para que o profissional tenha melhores chances no mercado de trabalho, as especializações são altamente recomendadas. São 37 as especializações reconhecidas na área pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). A pesquisa genética é um exemplo de área em que o biomédico pode se especializar.

Áreas de atuação da Biomedicina
Depois que termina o curso de Biomedicina, o profissional formado pode optar por seguir carreira em diferentes campos: na área da saúde, do meio ambiente e no setor acadêmico, por exemplo. Biomédicos podem atuar no setor de qualidade de institutos de pesquisa, em bancos de sangue, em hospitais e em faculdades como professor. Veja mais exemplos:

Genética forense
O biomédico que se segue carreira em genética forense auxilia policiais civis e federais na resolução de crimes.

Análises clínicas
Este é um dos setores que mais emprega biomédicos. O profissional é responsável por realizar exames clínicos, em hospitais ou laboratórios, que ajudem a diagnosticar e controlar enfermidades.

Análise ambiental
Pesquisa as características microbiológicas para saneamento do meio ambiente.

Microbiologia
Nessa área, o profissional é responsável pelo estudo de microrganismos, como fungos e bactérias.

Toxicologia
Biomédicos que se especializam em toxicologia pesquisam os efeitos prejudiciais das substâncias tóxicas à saúde.

Diagnóstico por imagem
Responsável por realizar exames que possibilitem o diagnóstico por imagem (tomografia computadorizada, por exemplo).

Biomedicina: profissão com variadas possibilidades de atuação
Quem opta pelo curso de Biomedicina encontra boas oportunidades no mercado de trabalho. Pode optar por seguir carreira no setor de pesquisas, em análises clínicas ou como docente em faculdades. Esta é uma profissão que exige muito estudo e leitura de artigos acadêmicos. Também é um trabalho indicado para quem não se importa em trabalhar em finais de semana ou feriados. Se este é o seu perfil, vale a pena considerar o curso de Biomedicina!

E você, o que acha desta profissão? Já pensou em seguir carreira na área? Deixe a sua opinião sobre o curso de Biomedicina nos comentários.

Compartilhar
Categoria: Cursos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.