Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
UDF: saiba tudo sobre a Universidade do Distrito Federal UDF: saiba tudo sobre a Universidade do Distrito Federal

UDF: saiba tudo sobre a Universidade do Distrito Federal

Com sede em Brasília, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), é uma instituição de ensino superior particular, cujo objetivo é oferecer educação com qualidade e excelência.

O UDF é reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). O centro universitário conta com uma ótima infraestrutura, corpo docente qualificado e uma ampla cartela de cursos, que ultrapassa 180 opções nas modalidades presencial, semipresencial e EAD (ensino à distância).

Se você quer conhecer mais sobre essa renomada instituição do Distrito Federal, continue acompanhando esse conteúdo!

Sobre o UDF

Fundada em 1967 pelo senador Eurico Rezende, o centro universitário foi um importante fato que aconteceu na cidade naquela época, pois foi a primeira instituição particular de ensino superior que chegou em Brasília, oferecendo somente cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis.

Hoje, o UDF faz parte da Cruzeiro do Sul Educacional, um dos maiores grupos privados de educação superior do Brasil, e oferece mais de 180 opções de cursos para graduação, pós-graduação, cursos livres e técnicos EAD. O grupo tem entre seus princípios a busca por uma oferta de ensino superior de excelência para a comunidade, disseminando o conhecimento científico e tecnológico por ela desenvolvidos de maneira a tornar suas atividades úteis para o conjunto da população. Para tanto, a instituição trabalha na formação crítica do aluno, reflexiva e contextualizada, focada na cidadania.

UDF Brasília

O Centro Universitário do Distrito Federal funciona em dois edifícios – Campus Sede e Campus 4R, ambos na Asa Sul, em DF. Eles dão divididos pelos diferentes cursos que a instituição oferece, além de contar com toda uma infraestrutura de qualidade para atender as necessidades de ensino.

São mais de 28 mil m2 construídos, incluindo laboratórios, clínicas, núcleos, biblioteca e muito mais. Além disso, existe o chamado espaço Webclass disponível nas unidades, e trata-se de uma rede com salas climatizadas, com projeção multimídia e diversos computadores para simplificar o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Fato é que o UDF está preocupada com a qualidade na educação em todas as esferas de ensino, por isso, busca sempre estar envolvida com metodologias inovadoras.

CTA estude nas maiores universidades do país pagando menos

Qual a nota do UDF no MEC?

Uma das formas de descobrir se um centro universitário é realmente bom, é por meio da avaliação do MEC, que, sobretudo, conta com dois critérios diferentes e, para cada um deles, há uma pontuação que varia de 1 a 5. No caso do UDF, o centro universitário é nota máxima (5) na avaliação do MEC e recentemente atendeu com excelência a todos os critérios exigidos na avaliação de recredenciamento.

Nesse contexto, o UDF segue entre as melhores instituições de ensino do Distrito Federal e do Brasil, isso porque, a instituição apresenta excelência nos critérios de avaliação do Ministério da Educação. Além disso, nos resultados mais recentes divulgados pelo MEC, o centro universitário se destacou no Conceito Preliminar de Curso (CPC), com 6 cursos com nota 4, são eles: Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Odontologia e Radiologia.

Ademais, podemos concluir que, além de oferecer um ensino de qualidade, o UDF se encaixa nos parâmetros positivos para possuir o reconhecimento do MEC e continuar atuando no mercado.

Como é estudar no UDF?

Estudar no UDF é estar inserido em uma das melhores instituições de ensino superior do DF, segundo o MEC. Além disso, é optar por uma faculdade que está preocupada com a sua formação e futuro profissional, e, por isso, faz parte de um dos maiores grupos educacionais do país.

O UDF tem como missão oferecer um ensino superior de excelência e levar ao público o conhecimento científico e tecnológico por meio da educação a fim de proporcionar formação crítica.

Infraestrutura do UDF

Com aproximadamente 28.000 m² de área construída, o UDF funciona em dois edifícios. Neles, são organizadas as unidades que correspondem aos diferentes cursos que a instituição oferece. Os cursos de Exatas e de Tecnologia, por exemplo, contam com ambientes e aparelhos altamente sofisticados, tidos como os mais indicados para as práticas acadêmicas. Nesse contexto estão o Laboratório de Computação Gráfica Aplicada à Engenharia Civil, o Laboratório de Desenho Técnico e o Laboratório de Resistência dos Materiais.

Já para a área de Ciências Biológicas e saúde, o UDF disponibiliza uma série de laboratórios devidamente organizados para facilitar a prática de alunos e professores e servirem para o atendimento à população. É o caso da Clínica Escola de Odontologia, do Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular e do Laboratório de Metodologias Ativas e Tecnologia Aplicada ao Ensino.

Existe também o chamado espaço webclass, que corresponde a uma rede com salas climatizadas, projeção multimídia e 140 computadores que tornam possível o acesso simplificado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Blackboard, além de diversas outras fontes de pesquisa voltadas para a comunidade acadêmica. Tudo isso sem deixar de lado a questão da acessibilidade. Rampas estrategicamente posicionadas, elevadores de acesso e espaços planejados para gerar conforto para quem precisa, são marca registrada do UDF em suas unidades.

Como funciona o vestibular do UDF?

Além das diversas formas de ingresso, o UDF também oferece dois tipos de vestibular: o tradicional e o agendado. A única diferença entre os dois exames, é que no tradicional a prova é realizada no dia definido pelo centro universitário, e o estudante concorre a bolsas de até 100%, e no agendado, o aluno pode escolher o dia e horário da sua prova e concorrer a bolsas de estudos de até 50%.

Vale lembrar que o UDF realiza inúmeros processos seletivos durante o ano inteiro, para entradas no primeiro e segundo semestre, nesse sentido, vale a pena acompanhar o site e estar por dentro do calendário.

É muito importante ter em mente que para participar do vestibular do UDF, você precisa já ter terminado os estudos e, além disso, possuir o certificado de conclusão do ensino médio.

Tanto para ingresso presencial ou EAD, os estudantes podem participar dos seguintes processos seletivos:

  • Prova online: exame realizado de forma remota, e o estudante tem o resultado 24 horas após a realização do exame e concorre a bolsas de até 50% de desconto.
  • Enem: com uma boa pontuação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), você consegue concorrer a bolsas de estudos de até 100%.
  • Prova tradicional: exame presencial, com dia, horário e unidade pré-definidos pelo UDF.
  • Prova agendada: você realiza a prova na unidade, dia e horário de sua escolha e concorre a bolsas de até 50%.
  • Encceja: utilizando a nota do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) você concorre a bolsas de até 50% válidas até o final do curso.
  • Segunda graduação: ingresso destinado para estudantes que já possuem diploma no ensino superior e querem conquistar uma segunda formação.
  • Transferência: modalidade voltada para alunos que desejam trocar de instituição de ensino superior ou de curso.

Vale se atentar que para o ensino a distância, o processo é feito por meio da Cruzeiro do Sul Virtual, que inclusive, mantém suas inscrições para o vestibular abertas durante todo o ano.

Cursos oferecidos pelo UDF

O Centro Universitário do Distrito Federal oferece mais de 180 opções de cursos nas áreas de Ciências Humanas, Biológicas e Exatas para formações de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnólogo), pós-graduação, além dos cursos livres e técnicos EAD.

Entre os cursos do UDF mais procurados, destacamos:

O bacana é que em boa parte dos cursos oferecidos pelo UDF, o estudante tem a opção de escolher estudar presencialmente ou 100% online, com exceção das formações na área da Saúde, onde é necessário que os alunos estejam em aulas semipresenciais. Para mais informações sobre os cursos e formas de ingresso, vale a pena conferir o site oficial do UDF e ficar por dentro das novidades!

Agora que você já conhece essa renomada instituição do Distrito Federal e, além disso, alguns cursos que ela oferece, que tal planejar o seu ingresso o quanto antes?

Você sabia que o Pravaler é parceiro do UDF e, por isso, você consegue encontrar vantagens de contratação para o financiamento estudantil? Não perca tempo e faça já a simulação para o seu curso dos sonhos!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude na UDF pagando menos na mensalidade.

Simule seu financiamento estudantil e veja como pagar menos na UDF.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter