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Mercado de trabalho em Design Gráfico: onde o Designer pode trabalhar?

A carreira de designer gráfico, além de se beneficiar em um mercado bastante receptivo para esses profissionais, conta com algumas particularidades em relação ao formato de trabalho. Afinal, além de permitir a atuação em qualquer modalidade de empresa que esteja disposta a realizar o posicionamento de sua marca por meio de recursos visuais, ainda é uma das profissões mais abertas ao trabalho freelancer e remoto, no sistema de home office – o que tende ser uma forte tendência para os próximos anos

Na prática, o designer gráfico é um profissional da comunicação visual que tem na adaptabilidade uma de suas maiores características. Entenda abaixo como é o mercado de trabalho em design gráfico e quais são as oportunidades de atuação para esse profissional.

A comunicação visual é essencial nos mais diferentes processos da nossa sociedade. Em meio online ou offline, quanto maior é a qualidade das peças, maior é a facilidade com que as pessoas assimilam a mensagem. Isso é importante para que empresas consigam apresentar com clareza as suas soluções, e os órgãos públicos tenham como atingir a população de modo a prestar esclarecimentos a respeito dos mais diversos temas.

Nesse processo, o designer gráfico ganha protagonismo. É ele o responsável por dar vida a soluções visuais capazes de fazer com que aquilo que o contratante quer ou precisa seja exatamente o que seu público-alvo entenda. Para conseguir isso, ele precisa dominar uma série de ferramentas, uma vez que a comunicação pode ser feita de diferentes formas. É possível criar peças que vão desde posts para redes sociais até outdoors para serem vistos em via pública, passando por diferentes canais e veículos de comunicação.

Como a comunicação é viva, ou seja, ela está sempre mudando no sentido de trazer soluções até então tidas como inviáveis, cabe ao designer gráfico a constante atualização, de maneira que seja capaz de resolver os problemas de seus clientes usando as ferramentas que têm à disposição, sejam elas tradicionais ou inovadoras.

Como está o mercado de trabalho em design gráfico?

É por conta da característica do meio de atuação do designer gráfico que ele tem espaço tanto no setor público quanto no privado. Na maioria dos casos, esses profissionais atuam no mercado publicitário, geralmente dentro de agências onde faz parcerias com redatores. São essas duplas as responsáveis pela parte criativa da agência, gerando as peças que chegarão ao público de acordo com a estratégia desejada.

Com o marketing digital, surgiram novas demandas para esse especialista. Hoje, muitos atuam no sistema home office, criando soluções para diferentes clientes na condição de freelancers, sem o vínculo com agências.

Mesmo no setor público, o designer gráfico também tem seu espaço. Basta conferir as peças publicitárias que cidades, estados e o governo federal publicam para entender como, por trás delas, existe uma lógica, seja no uso das cores, na proporção entre os elementos e na parte estética como um todo. Tudo isso foi pensado e desenvolvido por um designer gráfico.

Também em relação ao mercado, a atuação desse profissional pode ser diversificada em função daquilo que ele se especializa em fazer. O profissional com grande capacidade para criar vetores, por exemplo, terá como se concentrar nessa demanda e assim receber mais por serviços específicos dentro ou fora de agências.

Áreas de atuação em Design Gráfico

A área de atuação para os designers gráficos é bastante ampla e crescente no mercado de trabalho. O profissional pode atuar em editoras, empresas de comunicação, escritórios e estúdios de design, gráficas, emissoras de TV, produtoras, empresas cinematográficas ou em qualquer outra empresa que seja necessária a criação de peças de divulgação e identidade visual.

O designer gráfico também pode atuar de maneira autônoma, prestando os seus serviços para o mercado, ou, ainda, ingressar na carreira acadêmica como docente. Entenda como será a atuação em cada um desses segmentos.

Agências de publicidade

O profissional de Design Gráfico é peça fundamental em agências de publicidade, já que idealiza toda a comunicação de uma marca e das campanhas institucionais por meio de criação de conceitos criativos. Talvez esse seja um dos mercados mais amplos para a atuação nessa profissão.

Editoras

O designer gráfico que atuar em editoras será responsável pelo fechamento de arquivos digitais para impressão na gráfica. Também atuará na diagramação de livros e no projeto gráfico de capa e outros materiais de divulgação sobre as obras.

Departamentos de arte em empresas de comunicação

Nessa área, o profissional pode trabalhar na criação de peças de divulgação e identidade visual de diversas marcas, podendo, inclusive, diversificar o seu portfólio na criação dos kv’s (key visual) de empresas de diferentes segmentos, tanto em mídias online (design digital) como em peças impressas.

Emissoras de TV

Em emissoras de TV, o designer gráfico é peça-chave no desenvolvimento de peças de publicidade para veiculação na televisão, vinhetas e outros conceitos desenvolvidos especialmente para os programas da emissora.

Empresas de embalagens

O design de embalagens é peça fundamental para que um produto tenha bom desempenho em vendas e avaliação dos consumidores. Nesse sentido, o designer gráfico atua para tornar a peça visualmente atrativa e funcional, sempre respeitando as particularidades e a identidade da marca.

Gráficas

Nesse segmento, o designer gráfico é o profissional responsável pela criação e preparação de peças gráficas impressas, harmonizando identidade visual, tipografia, ilustrações e imagens em materiais como panfletos, cartazes, banners, entre outros.

Produtoras de vídeos

Em produções audiovisuais, o designer gráfico com especialidade em motion design é o responsável por criar e desenvolver ilustrações, ícones e formas e dar movimento a esses elementos gráficos por meio de animações. Atualmente, é uma área em franca ascensão e essa habilidade certamente traz diferenciais importantes ao currículo do profissional.

Empresas cinematográficas

Nesse setor, o designer gráfico atua na elaboração de animações 3D, ilustrações em stop motion, criação de storyboard, criação de elementos gráficos em efeitos especiais, entre outras atribuições.

É fácil arrumar emprego como designer gráfico?

O profissional pode atuar na construção da identidade visual das marcas, pesquisando e trazendo soluções em termos de logotipos, fontes e cores exclusivas para aquele cliente, pois cabe ao designer gráfico criar as peças para publicações em jornais, revistas, outdoores, entre outros. Assim, ele pode dar vida a objetos que podem ser impressos, diferenciando seus clientes dos demais concorrentes presentes no mercado e dando à sua marca uma personalidade.

Além disso, ele pode ilustrar e editar imagens. Para tanto, precisa dominar ferramentas como o Photoshop, o Illustrator e o InDesign para gerar soluções capazes de comunicar conceitos e atrair interesse em ambiente online.

Na diagramação de livros é possível atuar no gerenciamento das publicações e em sua edição, levando ao mercado soluções como livros, revistas, entre outros. Também é possível trabalhar com o desenvolvimento de websites. A direção de arte é a responsável pela criação do conceito visual do endereço, o que diz respeito à definição de como será a interface, como será a estrutura do conteúdo.

Enfim, existe bom espaço para atuação tanto no online quanto no offline, logo é possível encontrar emprego com uma certa facilidade. Mas é essencial que o profissional encontre um caminho para se especializar.

Qual é o salário de um designer gráfico?

O salário de um designer gráfico pode variar bastante de acordo com o estado de atuação, o tipo de empresa e a categoria do trabalho a ser executado, além da etapa da carreira em que se encontra o profissional. O Guia de Profissões e Salários da Catho, por exemplo, indicam média nacional de R$1.650, enquanto o Site Nacional de Empregos categoriza as faixas salariais de acordo com o tempo de experiência:

  • Trainee (até 2 anos): R$1.700 a R$2.500
  • Júnior (2 a 4 anos): R$1.900 a R$2.800
  • Pleno (4 a 6 anos): R$2.300 a R$3.300
  • Sênior (6 a 8 anos): R$2.500 a R$3.700
  • Master (mais de 8 anos): R$3.000 a R$4.300

É importante ressaltar, novamente, que esses valores englobam uma média da profissão e que designers gráficos com carreiras mais longas podem receber um valor bem acima dos que foram apresentados. Além disso, no mercado freelancer, tão comum nesse segmento, os valores praticados podem divergir um pouco em relação às vagas em contratação via CLT.

O designer gráfico pode ganhar bem caso não se contente apenas com a graduação. Assim, um profissional que esteja no auge da carreira e invista em uma pós-graduação, pode ganhar acima de R$ 10.000 em grandes agências.

É bom lembrar que existem concursos públicos para o designer gráfico em órgãos como as prefeituras e secretarias, o que pode conferir à profissão uma estabilidade que o freelancer, por exemplo, não costuma ter.

Entretanto, mesmo o freelancer pode conseguir bons ganhos, desde que consiga bons clientes para atender. Com o mercado se abrindo cada vez mais para os profissionais autônomos, a tendência é que nos próximos anos fique muito mais fácil fechar negócios nessa modalidade.

Como se especializar na área de designer gráfico?

Como vimos, o curso de Design Gráfico está entre os mais promissores da atualidade. Isso porque, além de dotar o estudante de recursos técnicos para proceder no dia a dia, ele permite também que o aluno desenvolva o bom senso estético fundamental para o seu sucesso profissional.

No fim, o que faz com que o designer gráfico se diferencie no mercado é a sua capacidade de entender as necessidades de cada cliente e em função disso trazer soluções qualificadas. Para tanto, a experiência que só vem com o passar dos anos e a especialização são fundamentais.

A dica é pensar na graduação como um primeiro passo. Importante, é verdade, pois é ela que garantirá a você o acesso ao mercado de trabalho, mas ela deve ser somente a porta de entrada para que você tenha condições de ocupar as melhores vagas e conquistar os maiores salários do mercado. Tenha em mente que esse deve ser um processo de longo prazo e que para chegar no ápice da carreira você inevitavelmente terá que passar por vários estágios.

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Texto escrito por: PRAVALER
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