Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Vestibular Pitágoras: veja como ingressar na faculdade Vestibular Pitágoras: veja como ingressar na faculdade

Vestibular Pitágoras: veja como ingressar na faculdade

Para você que busca fazer o ensino superior na Faculdade Pitágoras, temos uma boa notícia! A universidade mineira apresenta inúmeras possibilidades de conseguir uma vaga nos cursos de graduação.

O vestibular Pitágoras, por exemplo, é a forma mais tradicional de ingressar em uma instituição de ensino superior privada. Mas, para além da prova, você também consegue utilizar a sua nota do Enem para concorrer a bolsas de estudos de até 100% de desconto. Já imaginou? Continue lendo esse conteúdo para saber mais!

Quais são os cursos oferecidos pela Pitágoras?     

A Faculdade Pitágoras oferece um grande leque de opções de cursos em todas as áreas do conhecimento – ciências humanas, ciências exatas e biológicas-, de graduação, dos tipo bacharelado, licenciatura e tecnólogo, além dos de pós-graduação, mestrado, doutorado, livres e profissionalizantes, nas três modalidades de ensino: presencial, semipresencial e EAD (ensino à distância).

Todos os cursos da Pitágoras possuem sua grade curricular reconhecida pelo MEC (Ministério de Educação), e são ministrados por excelentes e qualificados professores, em uma estrutura completa, com salas de aulas bem equipadas. A seguir, você confere algumas das opções disponíveis:

CTA Ja Escolheu O Curso Agora Escolha Pravaler

Como ingressar na Pitágoras?     

O vestibular de faculdade particular sempre será a primeira alternativa de ingresso em instituições de ensino superior privado. Fato é que, a prova costuma ser bastante concorrida, uma vez que é a forma tradicional de conseguir entrar. No entanto, a Pitágoras oferece outras possibilidades de conquistar uma vaga para os cursos de graduação.

Vestibular online e geral

O vestibular online da Pitágoras foi lançado em 2018 para ingressos nos cursos 100% EAD. A partir de 2020, ele também passou a funcionar para ingressos em cursos presenciais e semipresenciais.

Esse modelo de prova possibilita que os candidatos realizem o exame pela internet, ou, se preferirem, também podem fazê-lo presencial em uma das unidades da Pitágoras.

A inscrição é realizada pela internet, e no Portal Vestibulares, o aluno escolhe o curso, unidade de ensino e apoio e modalidade (presencial, semipresencial ou à distância). Feito isso, é disponibilizado em seguida, o login na área do candidato, e será a partir dali, que o estudante terá acesso ao sistema do vestibular online.

Importante lembrar que os candidatos que preferem fazer a prova pela internet, verifiquem a sua conexão com no mínimo uma hora antes do exame. O tempo para a realização do vestibular é de 60 minutos.

O resultado sai com 4 dias úteis após a realização da prova, e pode ser conferido na área do candidato.

Com o objetivo de facilitar o ingresso de jovens ao ensino superior e ampliar o leque de possibilidades, a Pitágoras também conta com o vestibular geral, que ocorre em um único dia e horário, para todos os candidatos. Caso o estudante não compareça no dia para a realização da prova, deverá aguardar o próximo processo seletivo para poder participar.

Nesse modelo, as provas são aplicadas presencialmente em uma das unidades da Pitágoras. O vestibular geral consiste na produção de uma redação – tema definido pela universidade. A duração é de duas horas.

Vestibular agendado

Outra forma de conseguir estudar na Pitágoras, é por meio do vestibular agendado, que, basicamente, funciona da mesma forma que os anteriores. A única diferença é que, nesse formato, o candidato fica livre para escolher o dia e o horário que deseja realizar a sua prova.

Nota do Enem     

Você também pode utilizar a sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), para entrar na Faculdade Pitágoras. Esse é, inclusive, um dos processos mais adotados pelos estudantes, uma vez que a participação no exame também serve para concorrer a bolsas de estudos em programas do governo federal.

No caso da Pitágoras, o aluno que deseja usar a sua pontuação, deve ter em mente que quanto maior e melhor for o seu desempenho, maiores são as chances de conquistar uma vaga. Lembrando que o Exame deve ter sido efetuado a partir de 2010, e ter uma nota mínima de 200 pontos.

Além disso, os jovens que querem conquistar o seu diploma de ensino superior nesta renomada instituição, podem se candidatar no Bolsa Enem, iniciativa da Pitágoras, que concede descontos de até 100% nas mensalidades, a partir da nota na prova.

Transferência de faculdade

A transferência de faculdade é outra possibilidade de ingresso na Pitágoras, e é destinada aos estudantes que desejam trocar de instituição de ensino superior. Lembrando que a universidade em questão aceita transferências de alunos que trancaram a faculdade há, no máximo, 6 meses.

Para solicitar, basta acessar o site da Pitágoras, buscar o curso e unidade que deseja estudar, preencher a solicitação de transferência, e enviar os seguintes documentos:

  • Histórico escolar
  • Atestado de vínculo com a IES de origem
  • Conteúdo programático de todas as disciplinas que obteve aprovação
  • Documento original com foto

O próximo passo é aguardar a análise curricular da Pitágoras, que leva no mínimo 6 dias úteis após a solicitação. Você pode acompanhar através do Portal Digital do Aluno, no site da faculdade.

Segunda graduação

Já tem uma graduação e deseja conquistar um segundo diploma? Na Faculdade Pitágoras isso é possível. Esse processo seletivo, inclusive, inibe você de realizar um novo vestibular.

Essa modalidade de ingresso funciona da seguinte forma: havendo vagas remanescentes dos outros processos seletivos, a faculdade passa a aceitar novas solicitações de portadores de diploma de nível superior. Neste caso, é necessário apresentar à universidade:

  • Diploma de curso superior (cópia e original)
  • Histórico escolar (ensino médio e superior)
  • Conteúdo programático das disciplinas cursadas
  • Documento original com foto (cópia e original)
  • Comprovante de residência (cópia simples)

Após o envio da documentação – que pode ser feita pela internet -, o candidato deve aguardar a análise da Faculdade Pitágoras, para em seguida, fazer a matrícula em sua segunda graduação.

Sabendo de todas essas possibilidades de ingresso, o que você está esperando para começar a estudar na Pitágoras? Não perca mais tempo!

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter