Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Resultado do Encceja: saiba como utilizar a nota! Resultado do Encceja: saiba como utilizar a nota!

Resultado do Encceja: saiba como utilizar a nota!

Você fez o Encceja e está ansioso(a) pelos resultados? Vai fazer a prova esse ano e não sabe qual pontuação deve atingir? O Encceja permite que jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos formais finalizem o Ensino Fundamental ou Médio.

A prova é aplicada anualmente e é o passaporte de muitas pessoas para uma universidade ou para uma carreira com melhores salários. O conteúdo programático varia de acordo com a modalidade da prova, mas é possível estudar realizando simulados e com as apostilas do Inep ou de Cursos EJA.

Quer descobrir o que pode fazer com os resultados e como conferir o seu?

Continue lendo este artigo e descubra!

Como consultar o resultado do Encceja?

Os gabaritos da prova do Encceja serão disponibilizados no Portal do Inep até 10 dias úteis após a aplicação da prova. De acordo com o gabarito, já é possível ter alguma noção do seu desempenho na prova.

O resultado do oficial Encceja 2024 será disponibilizado no site da prova a partir do dia 23 de dezembro de 2024. Para conferir, é preciso acessar a área do participante com seus dados de login, número de CPF e senha. Os resultados não são divulgados de maneira pública, mas serão divulgados para as instituições de ensino cadastradas nas inscrições, já que a responsabilidade de emissão dos certificados é delas e não do Inep.

Encceja PPL

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) é a oportunidade para que pessoas que estão cumprindo pena em penitenciárias ou medidas socioeducativas façam a prova e consigam também finalizar os estudos.

Os critérios de aprovação e de resultados são os mesmos: o gabarito é divulgado no site do Inep e os resultados também. Outras informações, porém, precisam ser consultadas no edital oficial da prova de 2024 voltada para o público PPL, já que o edital não é o mesmo amplo utilizado para a prova destinada à ampla concorrência. Fique de olho nas comunicações do governo para consultar o edital assim que disponível!

Qual é a nota mínima para passar no Encceja?

Se você quer utilizar sua nota no Encceja para finalizar os estudos formais, precisa ser aprovado(a) na prova.

Para aprovação, é preciso ter alcançado a nota mínima de 100 em cada uma das 4 provas das áreas de conhecimento. A nota vai de 60 a 180. Além disso, também é preciso ter alcançado nota igual ou superior a 5 na redação. Quem rasura ou não cumpre o mínimo de linhas solicitado zera a redação, impedindo a aprovação.

Já se você quer apenas uma declaração parcial de aprovação, é possível consegui-la alcançando a nota mínima de 100 em uma ou mais provas das áreas de conhecimento, mas não em todas. Assim como para a aprovação, é necessário ter alcançado nota igual ou superior a 5 na redação.

Se você cumpriu esses critérios, parabéns! Você já pode pegar seu certificado do Encceja e utilizar seus resultados para conquistar um futuro melhor.

O que fazer com o resultado do Encceja?

Foi aprovado(a) no Encceja mas não sabe o que fazer com os resultados? A prova oferece múltiplas possibilidades para o aluno, além de valorizar o currículo frente ao mercado de trabalho.

Concurso público

Os concursos públicos são, constantemente, vistos como uma boa oportunidade para a conquista de uma vaga sólida e com remuneração salarial atraente. Apesar de muitos concursos exigirem formação universitária, também existem muitos que exigem apenas o diploma do Ensino Médio.

Se você acaba de conquistar o certificado do Encceja para o Ensino Médio, boas notícias! Você pode utilizar o documento para se inscrever em vagas de editais públicos que exijam apenas a formação completa.

Veja também: Teste seus conhecimentos com o Simulado para o Concurso Público Unificado!

As vagas são muitas e em diversas áreas. Para 2024, estão previstas vagas no concurso da Caixa, Banco do Brasil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e muitas outras!

Ingressar na faculdade

Ingressar na faculdade sempre foi o seu sonho? O certificado de aprovação do Encceja funciona como um diploma formal de finalização dos estudos. Isso significa que é possível pleitear uma vaga na educação superior e começar uma graduação!

Quais faculdades aceitam o resultado do Encceja?

Muitas faculdades utilizam o resultado do Encceja sem nenhuma limitação, já que o documento é válido em todo o território nacional. Além disso, algumas oferecem ainda bolsas para quem finalizou os estudos pela prova. Confira algumas opções:

Anhanguera

A Faculdade Anhanguera foi fundada em 1994 e oferece cursos de graduação, pós e MBA. Entre as opções de cursos disponíveis, estão Direito, Administração, Farmácia, Engenharia Civil, Jornalismo e outras.

Unip

A Unip, Universidade Paulista, foi fundada em 1988 e possui mais de 20 campi no Estado de São Paulo, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e mestrados e doutorados. São mais de 364 mil alunos e 645 unidades!

Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi tem mais de 50 anos de história e possui nota 5 no conceito MEC, comprovando a excelência de suas atividades, métodos e infraestrutura. São mais de 150 cursos de graduação e pós em modalidade presencial e à distância.

Universidade Cruzeiro do Sul

A UNICSUL, ou Universidade Cruzeiro do Sul, iniciou suas atividades em 1965, com a fundação do Colégio Cruzeiro do Sul, em São Paulo. A universidade oferece mais de 60 cursos de graduação, além de pós e MBA, cursos técnicos e livres e em modalidade à distância e presencial.

Estácio

A Faculdade Estácio foi fundada em 1970, no Rio de Janeiro, e oferece cursos de graduação, pós e cursos livres em diversas áreas do conhecimento. Desde sua fundação, já foram mais de 500 mil alunos formados, 90 unidades em todo o país e mais de 1000 polos EaD.

Não tem condições de arcar com a mensalidade da universidade escolhida? Não se preocupe! Além das universidades oferecerem bolsas comumente, com o Pravaler você consegue financiar seu curso em mensalidades suaves e sem burocracias. O processo é feito todo de maneira digital! Clique aqui, escolha seu curso e forme-se com tranquilidade no curso que realmente quer.

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Texto escrito por: Prasaber
Categoria: SupletivoPra saber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter