Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Qual faculdade fazer aos 40 anos? Veja quais os cursos mais escolhidos! Qual faculdade fazer aos 40 anos? Veja quais os cursos mais escolhidos!

Qual faculdade fazer aos 40 anos? Veja quais os cursos mais escolhidos!

Veja quais são os cursos de graduação mais escolhidos pelos estudantes com mais de 40 anos, de acordo com dados internos do Pravaler.

Entrar em uma faculdade, fazer cursos técnicos ou se especializar em alguma área do conhecimento já não é mais algo exclusivo para aqueles que acabaram de concluir o ensino médio.

Nunca houve tantas pessoas mais velhas interessadas em se dedicar aos estudos, seja por prazer, necessidade, pela busca de uma realização pessoal ou porque agora existe mais estabilidade financeira do que na juventude, o que abre mais portas para o ingresso na faculdade. E a boa notícia é que a idade definitivamente não precisa ser um obstáculo na vida de quem deseja fazer parte desse grupo de pessoas no ensino superior.

E foi pensando nisso que nós reunimos uma série de informações importantes para você, que busca voltar a estudar e se capacitar. Acompanhe!

Qual o primeiro passo para voltar a estudar aos 40 anos?

Se manter atualizado para o mercado é um dos maiores pontos para ingressar na faculdade depois dos 40 anos. Entretanto, pensar na estabilidade financeira que a idade pode trazer, sobretudo quando o assunto é família, é outro fator que faz valer fazer uma nova graduação ou realizar o sonho de concluir essa formação.

Entrar na faculdade não é exclusividade de quem acabou de concluir o ensino médio.

Segundo o Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira), nos últimos anos há um crescimento no número de estudantes em cursos de graduação com mais de 40 anos. Em 2018, por exemplo, o crescimento de matrículas foi de 20% na faixa etária de 40 a 44 anos.

O primeiro passo para voltar ou começar a estudar aos 40 anos, é entender qual o seu momento de vida, qual curso deseja fazer e em qual universidade. E se você deseja voltar a estudar, mas não pode largar o trabalho para se dedicar a isso e o tempo é algo que realmente está faltando, considere fazer um curso a distância.

Neste formato, você estuda sem precisar sair de casa, bastando apenas ter um computador e disposição para aprender. A solução é ótima porque você pode assistir às aulas no horário em que puder, sem precisar se preocupar em estar em um determinado lugar todos os dias no mesmo horário.

Com as novas possibilidades de graduação à distância, aulas online e horários flexíveis, a faculdade presencial não é a única opção. Se você não possui disponibilidade para frequentar um curso presencialmente, é possível optar pela modalidade semipresencial ou de educação à distância e estudar de casa.

Qual faculdade fazer depois dos 40 anos?

O importante é você ter em mente que deve estudar aquilo que gosta e se identifica. Para isso, um teste vocacional pode te ajudar nessa decisão.

Segundo dados coletados pelo Pravaler, os cursos mais procurados por estudantes dessa faixa etária são os da área da saúde, em especial, o curso de Psicologia. Confira a lista completa dos cursos mais escolhidos por estudantes 40+:

1. Psicologia
2. Direito
3. Enfermagem
4. Medicina Veterinária
5. Odontologia
6. Medicina
7. Farmácia
8. Fisioterapia
9. Biomedicina
10. Nutrição

Qual a melhor profissão para quem tem mais de 40 anos?

A pesquisa da plataforma Gupy listou 10 setores que mais empregaram profissionais entre 40 e 50 anos. Dentro de cada área, é possível você buscar por graduações EAD que possam dar oportunidades de atuação nos setores. Confira alguns:

  • Saúde: Como os cursos de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, entre outros.
  • Educação: Entre as opções estão os cursos de licenciatura, como Pedagogia, Letras, Química, Matemática e História, que permitem o trabalho dentro de escolas e instituições de ensino.
  • Siderúrgica: Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Segurança do Trabalho, etc.
  • Indústria em geral: Alguns exemplos são os cursos de Engenharia, Administração e Gestão Empresarial.
  • Logística: Tem seu próprio curso de graduação na modalidade tecnológica.
  • Tecnologia da Informação: Aqui há vários cursos superiores como Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Gestão da Tecnologia da Informação e Engenharia da Computação.
  • Varejo: Gestão Comercial, Administração e Marketing são opções de graduação. No entanto, existem opções de técnicos também, como Técnico em Comércio e Técnico em Vendas.

Agora que você sabe qual faculdade fazer aos 40 anos, veja como se preparar pro primeiro e último semestre do seu curso:

Mas afinal, por que investir em uma faculdade depois dos 40?

É importante ter em mente que o mercado de trabalho está em constante mudança. O avanço das startups, a introdução de novas tecnologias, a criação de novos cargos e a automação de diversos processos são apenas algumas das evidências de um novo mercado.

O mundo é cada dia mais digital, e estar por dentro dessa transformação é fundamental para garantir um papel de destaque nas corporações nos próximos anos.

De um lado, temos dezenas de profissões tradicionais que deixarão de existir em um futuro próximo devido às mudanças da sociedade — do outro, encontramos uma expansão nos setores de inteligência de mercado, tecnologia, segurança da informação, marketing e tantas outras áreas que são protagonistas nos ambientes virtuais e no mundo dos negócios.

Veja também: Veja as 8 tendências em ascensão para o futuro do trabalho no Brasil!

Além disso, a faculdade é um passo importante para quem busca uma promoção, uma mudança de carreira ou até mesmo encontrar novas oportunidades dentro do mercado de trabalho. Estudos apontam que pessoas que possuem uma graduação ganham cerca de 2,5 vezes mais do que quem concluiu apenas o ensino médio.

Se você tem mais de 40 anos, é bem provável que saiba valorizar muito mais as oportunidades que surgem na sua vida agora do que quando tinha 20 anos. A maturidade proporciona um comprometimento maior com a graduação, tanto ao respeitar prazos quanto ao adquirir conhecimentos.

E aí, o que te impede de voltar a estudar depois dos 40 anos? Afinal de contas, nunca é tarde para aprender algo novo, trabalhando o cérebro, a mente e o intelecto.

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Fonte: Pravaler
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter