Tudo o que você precisa saber sobre o FIES

Por PRAVALER

Tudo o que você precisa saber sobre o FIES

FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil. Trata-se de um programa do Ministério da Educação cuja finalidade é prestar auxílio a estudantes brasileiros no pagamento de um curso em faculdade particular.

Basicamente, o programa tem uma proposta atrativa para quem não tem condições de pagar a mensalidade sem auxílio, com juros em torno dos 6,5% ao ano, sendo que o estudante só começa a pagar as parcelas depois de já estar formado.

Neste momento, o FIES está suspenso. Mas como o programa pode retornar a qualquer momento, fique de olho em alguns itens que facilitam o processo de aprovação do pedido.

Enem: precisa ter feito
Ter feito o Enem é um requisito quem terminou o ensino médio a partir de 2010 e deseja solicitar o FIES. O candidato precisa ter alcançado ao menos 450 nas provas, sem ter zerado na redação.

Renda familiar para pedir o FIES
A renda familiar bruta não pode exceder 2,5 salários mínimos por pessoa.

Em qual faculdade solicitar?
A instituição deve participar do programa. Para isso, precisa estar reconhecida pelo MEC, com avaliação positiva no SINAES, que é o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.

Período de inscrição
São duas vezes por ano que as inscrições acontecem, no primeiro e segundo semestres. Esteja atento a estas datas no site do MEC.

Local de inscrição
O FIES é solicitado apenas via internet, em portal específico e oficial do MEC, disponibilizado no período em que as inscrições estão abertas.

Fui selecionado. E agora?
Você precisará validar documentos na faculdade e de uma declaração, o Documento de Regularidade de Inscrição, DRI. Esta documentação permite assinar o contrato de financiamento no banco.

Não perca tempo
Se for selecionado, você terá dez dias para providenciar estes documentos e anexar estes documentos no site. Na sequência, você tem três dias para comparecer ao banco. Se você perder estes prazo, precisa começar todo o processo de novo.

A quais bancos devo ir?
Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, em agências da cidade onde o aluno reside. Se não houver uma agência, o estudante pode solicitar via outro banco.

Precisa fiador?
Sim.

Tenho ProUni. Consigo passar ao FIES?
Se você tem uma bolsa parcial do ProUni, pode solicitar a outra metade pelo FIES. Precisa ser para o mesmo curso onde tem a bolsa do ProUni, na mesma faculdade. Deve-se observar que a soma dos dois benefícios não pode ultrapassar o valor dos encargos educacionais com o desconto.

Sou professor. Posso solicitar o FIES?
Sim. Se você é efetivo na rede pública de Educação Básica, faz parte do quadro permanente da instituição ou está matriculado em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisa ter feito o Enem. Também não há a necessidade de apresentar fiador. Uma forma de quitação da dívida é trabalhar na rede pública.

Atenção: a inscrição é gratuita. Não existem atravessadores no processo, nem garantia de vaga!

Compartilhar
Categoria: Fies

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.